domingo, 27 de novembro de 2011

Evento! 57º Concerto Bunkyo aos Domingos

O Pequeno Auditório do Bunkyo recebe, no dia 27 de novembro, o recital do trio Yamakawa (piano), Saito (koto) e Inoguti (violino) e, como convidado especial, Daniel Abe (órgão). Entre as composições apresentadas, destaque para Haru no Umi e Aki no Shirabe, do mestre Miyagi Michio.
Um recital constituído de programa bastante diversificado, com a primeira parte dedicada ao concerto de piano por Junko Yamakawa, seguido pelo concerto de koto e violino com Sumie Saito e Clara Akiko Inoguti e, para o encerramento, o especial natalino de canto com a participação de todos os músicos.
O evento tem entrada franca e solicita-se a doação de 1Kg de alimento não perecível. O concerto é uma realização da Comissão de Música do Bunkyo com o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, Panasonic, Yakult, Toyota e Sansuy.
57º Concerto Bunkyo aos Domingos
Data: 27 de novembro de 2011, domingo, às 11h
Local: Pequeno Auditório do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – Prédio Anexo – 3º andar – Liberdade – São Paulo – SP
(Estacionamento terceirizado: Rua Galvão Bueno, 540)
Informações: (11)3208-1755 / contato@bunkyo.org.br
Entrada Franca (colabore doando 1 kg de alimento não perecível)

PROGRAMA
1ª Parte: Junko Yamakawa ao piano
  • Primavera – E. Grieg
  • Estudo op.10 nº 3 Tristesse – F. Chopin
  • Valsa op. 64 nº 2 do maior – F. Chopin
  • Valsa da Esquina mi menor – F. Mignone
  • A Ruína do Castelo ao Luar – Taki Rentarou
  • Variation of “Happy Brithday” – D. Agay
  • Various Styles
2ª Parte: Concerto de Koto e Violino com Sumie Saito e Clara Akiko Inoguti
  • Aki no Shirabe - Michio Miyagui (Soprano – Junko Yamakawa)
Composição de Miyagi Michio, datada de 1918. Trata-se de uma serenata em que o poeta, apaixonado, recorda da jovem mulher amada em meio à paisagem do lugar onde ela vive em um dia de outono, onde as sombras se refletem no gramado, as folhas secas caem e rio flui sem cessar...
  • Haru no Umi - Michio Miyagui
Composição de 1929 de Miyagi Michio, quando este transpôs para a música suas sensações sobre a paisagem litorânea das ilhas do mar de Seto num dia de primavera. Esta alegre música reproduz o som das ondas em movimento, do vôo das gaivotas e dos barcos a remar.
  • Música Contemporânea para Koto e Violino - Kenichi Yamakawa
3ª Parte: Especial Natalino com Yamakawa (soprano), Saito (koto), Inoguti (violino) e Abe (órgão)
  • Ave Maria – C. Gounod
  • White Christmas – I. Berlin
  • Jingle Bells – J. Pierpont
  • Noite Feliz – J. Mohr

Clara Akiko Inoguti, natural de Santo André, iniciou seus estudos de violino com o Prof. Yoshitame Fukuda. Foumou-se pela Academia Paulista de Música, sob a orientação do Prof. Alexandro Schaffman. Iniciou sua vida profissional integrando a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, bem como a Sinfônica Estadual e a Filarmônica de São Paulo. Participou paralelamente das atividades da Camerata Ateneum, que apresenta os mais variados repertórios, inclusive músicas contemporâneas de autores japoneses em quarteto, trio e duo de cordas.
Daniel Abe, estudou piano no Conservatório Musical Debussy, na classe da Profª. Aurora Hiray, e mais tarde seguiu o seus estudos com o Prof. Roberto Dante da Escola Municipal de Música, sendo organista da Igreja São Gabriel. Atualmente segue seus estudos com a Profª. Sonia R. Junko Yamakawa.
Sumie Saito, líder do grupo Miwakai, é a sucessora familiar da fundadora de um dos primeiros grupos de música clássica japonesa do Brasil que inclui o repertório para koto. A professora foi assistente de sua mãe, a percussora Miwa Miyoshi, a partir de 1984, e tem assumido a liderança do ensino da sua herança musical desde 1990. 

Iniciou cedo seus estudos em dança, shamisen (aos seis), em koto (aos oito) e nagauta; e teve a oportunidade de estudar shinkyoku com uma professora vinda do Japão. 
Em 2003 submeteu-se aos testes da OMB – Ordem dos Músicos do Brasil e conseguiu o registro; a primeira carteirinha de koto expedida pelo órgão.

Já no ano 2008, Miriam Saito filiou o grupo Miwakai à Companhia japonesa Seigensha de Música para Koto, fundada pelo grande mestre Nomura Seihō. Em 2009 recebeu dessa mesma Companhia, título e diplomação de professora associada.


Sonia R. Junko Yamakawa, natural de Iguape, diplomada pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo na classe dos professores Alberto Salles e Dulce de Freitas. Bacharel em órgão pela Faculdade MARTUP com a professora Annita Salles. Foi aluna e Assistente Repetidora do compositor e pianista Souza Lima. Em 1971, ingressou no curso de pedagogia musical da Universidade de Música Kunitachi, no Japão, onde mais tarde se aperfeiçoou com os professores Kunio e Sachiko Kodama.

Na década de 1960, apresentou-se acompanhada pela Sinfônica de Santo André (SP), sob regência do maestro Leonid Urbenim, e realizou concertos com a Orquestra da Sociedade Filarmônica de São Paulo, regida pelo maestro Kenichi Yamakawa. Em 1974, no Japão, realizou “Joint-Recital” no Tokyo Bunka Kaikan interpretando músicas brasileiras e, em 1981, foi convidada para “Apresentação de obras de Hatori e músicas contemporâneas brasileiras e peruanas” no ABC Kaikanhall – Tokyo. Em 1976, participou do recital de comemoração do 68º Aniversário da Imigração Japonesa no Brasil e, de 1991 a 1993, da “Semana de Música Japonesa Contemporânea”.

Em 1995 formou duo pianístico com Silvia Regina Orfão, apresentando-se com a Orquestra de Câmara Filarmônica de São Paulo, sob regência do maestro Kenichi Yamakawa.

Iniciou seus estudos de canto com a professora Mariinha Lacerda e, atualmente, com a professora Maria Therezinha AP. de Souza. Entre suas atividades, também ministra aulas de piano e teve alguns de seus alunos premiados em concursos. Em 1994, se apresentou com a aluna Luciana T. Brasil nas cidades de Tokyo, Nagasaki, Yamagata e Toyama (Japão).

Entre seus prêmios destacam-se: o da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como recitalista (1994), o da Ordem dos Músicos do Brasil – Seção São Paulo como “Melhor professora de piano e dedicada musicista” (1983 e 86); a medalha de Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes (2011), da Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino.


Próximo Concerto

58º Concerto Bunkyo aos Domingos

Dia 18 de março de 2012, às 11h
Contato: (11) 3208-1755 / contato@bunkyo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário