Para quem, em 2010, não assistiu ou ficou com vontade de ver mais uma vez o documentário Misora Hibari Film Concert, anote: dia 14 de agosto, domingo, às 14h, em São Paulo.
O filme que retrata a trajetória musical de uma das mais importantes cantoras do Japão foi apresentado no ano passado em 10 localidades brasileiras. Neste ano, a exemplo do anterior, a cantora Mariko Nakahira estará auxiliando na organização e fará a abertura de cada apresentação, em todas as cidades.
Esta turnê sulamericana é uma realização da Hibari Production e uma homenagem aos 23 anos do falecimento de Hibari.
Desta feita, no dia 9 de julho, o documentário será apresentado no auditório Dante Barone, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em comemoração aos 55 anos da imigração japonesa pós-guerra na região. Conta com o apoio da Beneficência Nipo-Brasileira de Porto Alegre, Associação Cultural de Porto Alegre, Nikkei Clube e Consulado Geral do Japão.
Em São Paulo, o Misora Hibari Film Concert será apresentando no dia 14 de agosto, a partir das 14h, no Grande Auditório do Bunkyo.
Depois, segue para a Argentina, na Associação Japonesa de Garape, em Corrientes, no início do mês de setembro – em dia ainda a ser definido.
A turnê encerra no dia 10 de setembro no Paraguai, com a exibição na Colônia Iguazu, na sede da associação japonesa local, em comemoração aos 200 anos da independência do Paraguai, aos 75 anos da imigração japonesa no país e aos 50 anos da fundação da Colônia Iguazu.
A apresentação em São Paulo
Na entrevista coletiva com os jornalistas nipo-brasileiros, no último dia 14 de junho, a cantora japonesa Mariko Nakahira, que é uma das coordenadoras desta nova turnê do Misora Hibari Film Concert, disse que as apresentações têm como objetivo relembrar os 23 anos da morte de Hibari – ocorrida em 24 de junho de 1989, aos 52 anos de idade.
Além disso, em São Paulo, o evento tem como finalidade colaborar com a Campanha para Arrecadação às Vítimas do Terremoto do Japão, que tem o Bunkyo como um dos coordenadores.
Sobre essa tragédia no Japão, Mariko Nakahira conta que recentemente foi exibido um documentário musical de Misora Hibari na cidade de Iwaki, em Fukushima, uma das províncias duramente atingidas pelo terremoto e tsunamino último dia 11 de março.
“O tsunami arrasou a cidade, mas, misteriosamente, não atingiu o monumento “Hibari no Sono”, erguido em homenagem à cantora que esteve hospitalizada nessa cidade em abril de 1987 e, após sua recuperação, no mês de outubro, gravou a canção “Midaregami”, que foi imortalizada no grandioso show no estádio Tokyo Dome”.
Esse tributo a Hibari é feito de pedras, está instalado na base do farol Shioyazaki de Iwaki, e transformou-se num local turístico. Mariko conta que o documentário foi exibido no final de maio nessa cidade para encorajar e prestar solidariedade às vítimas dessa tragédia. “E, nesse sentido, é justo que os recursos obtidos com essa exibição em São Paulo sejam também revertidos para essas vítimas”, ressaltou.
A sessão do Misora Hibari Film Concert, no dia 14 de agosto, terá também outras duas atrações: apresentação da música “Hibari Ondo” com a coreografia especial da escola Hanayagui Kinryu Kai e participação especial da cantora Mariko Nakahira.
Exibição do Misora Hibari Film Concert
Data e horário: dia 14 de agosto de 2011, domingo, às 14h
Local: Grande Auditório do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP
(próx. da Estação São Joaquim do Metrô)
Realização: Hibari Production – Japão
Cooperação: São Paulo Shimbum e Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
Colaboração: R$ 20,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário