VII Festival da Cerejeira do Horto Florestal
Acontece neste mês de julho, o VII Festival da Cerejeira do Horto Florestal de São Paulo. As cerejeiras, que já estão recebendo a visitação pública, estão plantadas no Arboreto 500 Anos,onde é possível percorrer a Trilha do Descobrimento e conhecer 50 espécies nativas da Mata Atlântica.
O encantamento produzido pela florada das cerejeiras protagoniza um ritual milenar conhecido no Japão como hanami, que marca o final do rigoroso inverno, o início da primavera, o novo ano letivo, o ingresso nas universidades, as promoções para novos cargos, entre outros, sendo comemorado com muita alegria pelo povo japonês.
As cerejeiras são da espécie Prunus cerasoides, originárias do Nepal e conhecidas como variedade Himalaia. Suas flores pendentes formam uma vastidão cor-de-rosa, onde o público pode integrar-se à natureza. São altamente melíferas e atraem abelhas e beija flores. Seus frutos não são comestíveis, mas atraem e estimulam o desenvolvimento de populações de aves como bem-te-vis e sabiás.
A sétima edição do Festival é resultado de uma parceria do Instituto Florestal com a Associação dos Bolsistas da Japan International Cooperation Agency JICA – São Paulo (ABJICA-SP).
A abertura oficial do evento acontece às 10 horas do dia 10 de julho, domingo, com a tradicional missa em homenagem a São João Gualberto, Santo protetor das florestas.
A abertura oficial do evento acontece às 10 horas do dia 10 de julho, domingo, com a tradicional missa em homenagem a São João Gualberto, Santo protetor das florestas.
O VII Festival da Cerejeira do Horto Florestal de São Paulo acontece de 2 a 31 de julho de 2011, e as visitas monitoradas à trilha ecológica podem ser feitas das 9h às 16h. A entrada é gratuita. O Parque Estadual Alberto Löfgren fica localizado à Rua do Horto, 931, São Paulo.