sábado, 2 de outubro de 2010

Enka! Teresa Teng Memorial


Teresa Teng. janeiro de 1953 ~ maio de 1995. Nascida em um vilarejo no condado de Yunlin, ela foi educada na escola de educação secundária para garotas de Ginling. Desde criança teve seu dom reconhecido, recebendo diversos prêmios, ajudando assim a sustentar a sua família durante o desenvovimento econômico de Formosa(Taiwan) na década de 60. 


Educada  numa região de forte influência japonesa, Teresa começou a cantar aos seis anos de idade músicas da cantora Misora Hibari e, incentivada pela mãe, aos dez anos venceu seu primeiro concurso de calouros. Aos treze, essa cantora precoce já tinha assinado contrato com a TV Taiwan, enveredando para a carreira profissional apesar da oposição do pai. Em 1968, participou de um conhecido programa musical na China, que a levou a fazer contato com diversas gravadoras. Em 1974, lançou a single "Kuuko" que se tornou uma de suas canções mais conhecidas e cantadas até hoje. Aos 20 anos, tinha contrato assinado com a gravadora Polydor, no Japão, onde venceu aos 21 anos, o concurso para cantores iniciantes Record Taishyo, com a música "Kuuko". A partir daí ganhou diversos prêmios em reconhecimento ao seu talento.




Em fevereiro de 1979, o governo japonês não concedeu mais visto de permanência para Teresa devido às divergências dioplomáticas entre o Japão e a China, forçando-a a interromper a carreira no país. Ela então se mudou para os EUA, tendo estudado nas universidades de USC e UCLA, na Califórnia. Nesse mesmo período ela expandiu sua fama por outros países da Ásia e também fazia shows pelos EUA e Canadá. Em 1980, aos 27 anos, lançou em Hong Kong o seu primeiro álbum, que foi censurado pelo governo chinês. Isso não a impediu de fazer enorme sucesso em Taiwan, de onde suas fitas eram contrabandeadas para o continente chinês, pois simbolizavam uma voz pela liberdade.


Três anos depois, mais uma vez sua voz era abafada pelo governo comunista, que não permitiu que o álbum lançado pela gravadora japonesa Taurus Record com a música "Hitori Jyozu", da compositora Nakajima Miyuki, fosse tocada em território chinês. A alegação foi que a música era muito "sexy".

Em fevereiro de 1994 o governo japonês pediu desculpas em uma cerimônia formal no Hotel New Otani, em Akasaka(Tokyo), pelo incidente com o visto, permitindo que ela voltasse para o Japão. Foi a abertura que a cantora esperava para poder se apresentar novamente na mídia do Japão, e a cada dois ou três meses ela retornava ao Japão para apresentações em programas de TVs e rádios, colocando-a entre as mais tocadas e de maior vendagem em todo o território japonês.


O que poucos fãs sabem é que ela também foi revolucionária e defensora dos direitos humanos. Ela era capaz de colocar uma faixa na cabeça e microfone na mão, para sair nas ruas e chamar a atenção do povo. Mesmo quando era considerada "persona non grata" na China, ela não se entimidou e foi participar do movimento pela democracia em Pequim, em 1989, quando centenas de chineses foram massacrados nas ruas. Sem maquiagem, óculos escuros e microfone na mão, ela se juntou às centenas de pessoas presentes na Praça da Paz Celestial, onde conclamou o povo chinês a lutar pelos seus direitos, cantando uma música folclórica proibida pelo governo comunista.



Em 1995, aos 42 anos de idade, Teresa Teng veio a falecer de complicações de bronquite e asma enquanto passava férias em Chiang Mai, na Tailândia. Ela recebeu um funeral de Estado em Formosa, com a bandeira de seu país em cima de seu caixão. Seu corpo foi enterrado no cemitério de Chin Pao San, perto de Jinshan, onde até hoje recebe muitas visitas de seus eternos fãs.

Depois de sua morte, Teresa recebu uma homenagem póstuma da China na forma de um prêmio conferido somente às pessoas mais ilustres, num reconhecimento tardio do seu talento.


Considerada a cantora mais famosa da Ásia e a sétima mais lembrada da década de 80, ela recebeu diversos prêmios. Em 2002, uma figura de cera foi exposta no museu Madame Tussauds em Hong Kong. Em memória dos seus 12 anos de falecimento, em 2007, foi criado um J-DORAMA em forma de filme sobre a sua trajetória de vida, entitulado "Teresa Teng Monogatari"(História de Teresa Teng). Ela foi interpretada pela atriz "Yoshino Kimura", e mostrou detalhes da sua vida profissional e amorosa, como a relação fracassada com o seu noivo rico e também sobre o seu namorado francês, retratado como um aproveitador. Foi o seu irmão que ajudou a recriar seus passos para o filme.


Teresa Teng pode ser considerada um dos ícones mais importantes da música, não só do Japão, mas como de toda a Ásia. Além de possuir uma voz suave e repleta de sentimento, ela possui uma característica única cheia de garra e perseverança. Com certeza ela sempre será lembrada como a rainha da música na Ásia.

Prêmios recebidos no Japão:

  • The New Singer Award for「空港」(Kūkō) in 1974.
  • The Gold Award in 1986 for「時の流れに身をまかせ」(Toki no Nagare ni Mi o Makase).
  • The Grand Prix for「つぐない」(Tsugunai) in 1984:「愛人」(Aijin) in 1985; and「時の流れに身をまかせ」(Toki no Nagare ni Mi o Makase) in 1986.
  • The Outstanding Star Award for「別れの予感」(Wakare no Yokan) in 1987.
  • The Cable Radio Music Award for「別れの予感」(Wakare no Yokan) in 1987 and 1988.
  • The Cable Radio Special Merit Award (有線功労賞) in 1995 for three consecutive Grand Prix wins.


Confiram 04 vídeos onde a cantora interpreta algumas das suas mais famosas músicas japonesas.







8 comentários:

  1. MEU NOME É VERA LUCIA YAMASHITA, MOREI NO JAPÃO POR 4 ANOS, NA REGIÃO DE GUNMA-KEN,,,FOI A ONDE ESCUTEI PELA PRIMEIRA VEZ AS MUSICAS DESTA MARAVILHOSA CANTORA,,,E TAMBEM FOI LÁ QUE CONHECI A HISTORIA DELE. EU NÃO TENHO PALAVRAS PARA DESIFRAR ESTA MULHER, ESTA CHENESA, APENAS QUE GOSTO ATÉ HOJE DE ESCUTA-LA SEMPRE QUE POSSO!

    ResponderExcluir
  2. TERESA TENG É ESPETACULAR. NASCEU PARA BRILHAR.ELA INVADE NOSSA ALMA E NOS CONQUISTA. É AMOR À PRIMEIRA VISTA O QUE SENTIMOS POR ELA. É VERDADEIRO SUCESSO. FAZ PARTE DOS IMORTAIS. GERALDO DE CASTRO,DE BRASÍLIA-DF, BRASIL

    ResponderExcluir
  3. SAUDADES DESSA LINDA CANTORA,MESMO NÃO SABENDO CHINES ,ELA FASCINOU COM ESSA LINDA VOZ ,FOI UMA GUERREIRA E SERÁ ESTARÁ EM MEU CORAÇÃO COM SUAS CANÇÕES ...DEUS TE GUARDE ,LINDA FLOR DE SAKURA,me chamo miller ,sou da bahia e adoro enka music,mas ela foi uma lenda ....

    ResponderExcluir
  4. MATO A SAUDADE ESCUTANDO TODOS OS DIAS AS MÚSICAS CANTADAS POR ESSA PESSOA TÃO FANTÁSTICA QUE FOI E QUE AGORA ESTÁ SENDO PARA TODOS OS DEUSES LÁ NO CÉU.
    SÃO PAULO- 02.05.2014-AS. HÉLIO KITAMURA.

    ResponderExcluir
  5. AGORA MESMO ESTOU OUVINDO NOSSA RAINHA....

    ResponderExcluir
  6. Conheci somente em 2009, quando estava em Atsugi-Shi, e fiquei sabendo de sua história triste, porém corajosa e estimulante, além de possuir uma doce e suave voz. Linda também. Já ouvi um sem número de vezes suas músicas, inclusive em mandarim, também muito tocantes.

    ResponderExcluir
  7. Não tenho descendência oriental, mas adoro Teresa Teng.

    ResponderExcluir
  8. Conheci teresa teng em 1984 cantando kuuko no walk man de um amigo na empresa que trabalhava desde então nunca mais parei de ouvir suas musicas hoje sou fa de musica enka e estudo nihongo mesmo não tendo decendencia decendo de europeus mas adora nihongo

    ResponderExcluir