quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Enka! Tanimura Shinji - Subaru/ Gunjyo


Tanimura Shinji. Nascido em dezembro de 1948 em Osaka, ele é considerado um dos maiores cantores da música Folk e new enka do Japão. Em 1971, iniciou sua carreira profissional com a formação do grupo "Alice", onde tinha como parceiro o cantor "Horiuchi Takao". Com a canção "Hashitte Oide Koibitoyo", iniciou sua carreira nos estilo Folk, sucedendo outros grandes sucessos como "Imawa mou Daremo", "Fuyu no Inazuma" e "Champion".

Em 1979 iniciou sua carreira solo com o hit "Hi wa Mata Noboru". Em 1980 lançou o single de maior sucesso da sua carreira, a música "Subaru".

Além da carreira como cantor, Tanimura Shinji é considerado também um dos maiores compositores da canção japonesa. Ele compôs o hit "Ii Hi Tabidachi", que estourou nas paradas na voz da cantora "Yamaguchi Momoe", entre outros grandes sucessos interpretados nas vozes de grandes cantores da canção japonesa.

Ele já se apresentou 16 vezes no concorrido show de fim de ano "Kohaku Utagassen" da TV NHK.

O cantor já compôs aproximadamente 370 canções e já vendeu cerca de 30 milhões de cópias ao longo de sua carreira.


Entre os sucessos da sua carreira solo, podemos citar "Subaru", Gunjyo", "Tenrou", "Wasurete Ii no", "Far Way", "Sarai"(dueto com o cantor Kayama Yuzo), e recentemente a canção "Makarie" em comemoração aos 30 anos da canção "Subaru".


Desde a década de 80, o cantor criou estreitos laços com países como China e Koreia, realizando vários concertos nestes países. Em setembro de 2007, participou de um grande concerto em Shangai em comemoração dos 35 anos da normalização das relações entre Japão e China. Em abril de 2010, interpretou a canção "Subaru" na abertura do "World Expo" em Shangai, na China.

Confiram a belissima apresentação do cantor na abertura da Expo World em Shangai e na sequência, confiram o video da canção "Gunjyo", que homenageia os Kamikazes da Segunda Guerra Mundial.



Um comentário:

  1. ha muito tempo eu procurava um site que me informasse sobre musica enka, agora encontrei esse blog obrigado pelo lindo blog

    ResponderExcluir