terça-feira, 7 de setembro de 2010

ENKA! Shimazu Aya - Umegawa e Kaeranchyayoka


Shimazu Aya. Nascida em março de 1972 na província de Kumamoto, fez seu debut na carreira musical aos 15 anos de idade em 1987 com a música "Hakama o Haita Wataridori", composição dos professores Hoshino Tetsurou e Ichikawa Shousuke. 

Em 1988 fez seu primeiro show fora do arquipélogo japonês em Honolulu no Havaí. 

Em 1991 muda de gravadora, e após dois anos sem gravar, lança no mês de maio, o single "Aizen Katsurao Mou Ichido", que alcançou a marca de 300 mil cópias vendidas.

Em julho de 1995, lança em comemoração as 10 anos de carreira, o single "Uminari no Uta", cuja letra é do professor Hoshino Tetsurou, o mesmo que compôs a sua primeira música na carreira musical. 

Em agosto de 1999, a cantora se apresenta no Brasil em uma curta série de shows. Com o seu carisma e simplicidade, encantou o público brasileiro deixando muitos fãs que adoram suas músicas e as interpretam nos diversos concursos de música aqui no Brasil.

Em março de 2001 lança o single "Kita Kaikyo" em comemoração aos seus 15 anos de carreira e também o primeiro pelo selo Kitajima Family. Neste mesmo ano ela se apresentou pela primeira vez no concorrido show da TV NHK Kohaku Utagassen com a música "Kanshyajyo~haha he no message~.

Em 2002 lança o single "Yozakura Banka", produzido pela cantora Koyanagui Rumiko, famosa pelas suas atuações como cantora, dançarina e produtora.

Em 2003, a cantora realiza a sua primeira turnê nacional, percorrendo o Japão inteiro.
Em 2004, lança o single "Kaeranchyayoka", composição do professor Hideki Sekijima, que se apresentará aqui no Brasil em Outubro de 2010 no Museu da Imigração Japonesa em São Paulo. Essa é uma das músicas mais conhecidas e cantadas nos karaokes da cantora. Neste mesmo single, ela regravou um dos grandes sucessos do cantor Yoshi Ikuzo, a música "Musumeni", que também é um marco na carreira da cantora.

A cantora Shimazu Aya, possui diversas facetas artísticas. Em seus shows, além de interpretar diversas músicas da era Showa, ela também canta músicas de cantores como Kitajima Saburo, Toba Ichiro e de seu falecido professor, Minami Haruo. Outra faceta da cantora são as apresentações de "Shibais" em seus shows. São pequenos teatros que contam histórias trágico-românticos da cultura japonesa.

Confiram dois vídeos da cantora. Um dos vídeos é uma apresentação no programa semanal da TV NHK, Kayo Concert, da música Kaeranchyayoka do compositor Hideki Sekijima, e o outro video é o clip da música "Ume Gawa", uma canção que faz parte dos "Shibais", e que conta a história de um amor que termina com a separação dos apaixonados. Espero que gostem!









Nenhum comentário:

Postar um comentário