segunda-feira, 30 de agosto de 2010

REPORTAGEM! KARAOKE ~PARTE 01~

Inventado no Japão quase que por acaso, o karaoke foi  inventado por Daisuke Inoue, nascido em maio de 1940 em Osaka, que em 1971 montou e alugou os primeiros 11 aparelhos para bares em KOBE (e recebeu em 2004 o prêmio igNOBEL da Paz). Infelizmente ele não patenteou a sua invenção e os aparelhos, fitas de reprodução e cds foram logo copiados pela indústria de intretenimento. Daisuke praticamente não ganhou nada pela sua invenção que é agora mundialmente famosa.

Mais que uma forma de lazer, o karaoke é quase um item obrigatório na vida da sociedade japonesa. Os bares de karaoke são aklguns dos locais preferidos dos nipônicos para festejar um aniversário, encontrar os amigos ou fazer um happy hour.

A popularidade do karaoke é tão grande que ele é a quarta diversão preferida dos nipônicos, de acordo com uma pesquisa realizada em 2002 pelo Centro de Desenvolvimento do Lazer, órgfão vinculado ao governo japonês. Em 2001, um levantamento indicou que o número de adeptos de karaokê no Japão está estimado em 48 milhões d epsssoas, ou seja, mais de um terço da população do país, 127,3 milhões de habitantes, adora cantar.

No Brasil, o karaoke é um velho conhecido da comunidade nipo-brasileira, que organiza concursos conheciodos como Taikais. Como torneio de música é coisa séria entre os descendendtes, não foi dificil o surgimento de talentos que extrapolam os campeonatos no Brasil e no Japão e agora afzem sucesso em shows e programas de TV. Participantes de campeonatos de karaoke, os irmãos Melissa e Marcus Manako ganharam notoriedade nacional no programa Raul Gil, da rede Record, e hoje fazem shows pelo Brasil. Na mesma trilha, segue o cantorJoe Hirata, vencedor do NHK Grand Champion Tai Kai, o mais importante concurso japonês. Outro grande nome que representou o Brasil no Japão foi Karen Ito, que está completando 20 anos de carreira artística em 2010. Em breve, outro grande representante do Braisil irá para o Japão, o nome dele é Nobuhiro Hirata, o grande campeão do Concurso brasileiro de Karaoke no ano de 2010.


Mas a mania que conquistou os japoneses não se restringe somente aos nikkeis. Com a popularização do videokê, cantar se tornou uma opção divertida para que os brasileiros soltem a voz e, pelo menos por alguns minutos, se sintam estrelas, exatamente como acontece no Japão.

Nas próximas postagens exploraremos um pouco mais este facinante mundo dos karaokes aqui no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário