quarta-feira, 7 de julho de 2010

Evento: Show Harada Yuri em São Paulo

yuki_harada

Os fãs da música enka têm encontro marcado no próximo dia 18 de julho, domingo, a partir da 15h, no Grande Auditório do Bunkyo. Nessa ocasião, estará se apresentando a cantora japonesa Yuri Harada, que estreia em palcos brasileiros.
Natural de Kumamoto, de Watari-shi (atual Amakusa-shi), Yuri Harada graduou-se pela Universidade de Kagoshima e, durante dois anos, lecionou música na Escola Fundamental Pública em Yokohama, até ser convidada para abraçar a carreira artística pelo Escritório de Música Kitajima. Contratada pela gravadora King Record, estreou em junho de 1982 com a música “Oreni ni saita hana”.
Conquistou espaço definitivo no cenário da música enka com a música “Kisoji no onna”, lançada em 1985, que chegou a vender mais de um milhão de cópias. Depois, em 1999, a música “Tsugaru no hana” levou-a a participar do 50º NHK Kohaku Utagasen e a conquistar no 41º Nippon Record Taisho o Prêmio de Melhor Obra.
No ano seguinte, em 2000, com a música “Yume hitosuji”, apresentou-se no 51º NHK Kohaku Utagasen e levou do 42º Nippon Record Taisho novamente o Prêmio de Melhor Obra. Em 2001, com a música “San-nen burino hito dakara”, também conquistou as mesmas honrarias.
Em 2002, a canção “Onna saka” lhe proporcionou, no 44º Nippon Record Taisho a Medalha de Ouro, premiação que conquistou por mais dois anos consecutivos, em 2004 com a música “Himi no yuki” e em 2005 com “Suna no kawa”.
Seu mais recente lançamento, em setembro de 2009, chama-se “Koto Ryojô” (Sentimento dos Viajantes da Antiga Capital), com letra de Kei Ogura, música de Kazuyuki Ozaki e arranjo de Yasuori Tsuchida. Foi composto especialmente para celebrar os 1.300 anos de fundação de Nara, a primeira capital do Japão.
Para a estreia no Brasil, a mensagem de seu mestre Kitajima Saburo, considerado um dos melhores cantores de enka e que já se apresentou no Brasil na década de 70: “Lembro, como se fosse ontem, quando os visitei e me emocionei com a história de batalha das pessoas que deixaram sua terra natal distante para se esforçar do outro lado do mundo. Nesta ocasião, irá vos visitar a minha pupila, Yuri Harada. Vamos nos esforçar ao máximo para levar o verdadeiro coração japonês a todos vocês”. E, ressaltou, “Estarei torcendo direto aqui do Japão para o sucesso desse show”.
E, Yuri Harada, completa as palavras de Kitajima Saburo: “Esperei muito tempo por esta ocasião”.

Serviço
Apresentação de Yuri Harada - “o verdadeiro coração japonês”
Data e horário: 18 de julho, domingo, a partir da 15h
Local: Grande Auditório do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo (próx. Metrô São Joaquim)
Vendas de ingressos na Secretaria do Bunkyo (térreo): R$ 50,00

Um comentário:

  1. Quem estiver em SP, presença OBRIGATÓRIA.
    Aquele auditório tem que estar lotado. Se hoje vem a Harada Yuri, amanhã poderá vir a Nagayama Yoko ou a Ishikawa Sayuri.

    ResponderExcluir