Fonte: https://ipc.digital/tufao-a-caminho-do-japao-pode-ser-o-mais-forte-em-25-anos/
TÓQUIO – Um tufão poderoso se aproximava da costa do Pacífico no sul do Japão na segunda-feira e deve atravessar o oeste do Japão na terça-feira, com a agência meteorológica alertando que pode se tornar o maior tufão a atingir o país em 25 anos.
A Agência Meteorológica do Japão disse que uma ampla área do país deve estar em alerta máximo para rajadas fortes, ondas altas e fortes chuvas.
Ao meio-dia de segunda-feira, o tufão Jebi viajava para noroeste no Oceano Pacífico ao sul da principal ilha de Honshu, no Japão, a uma velocidade de 20 quilômetros por hora com uma pressão atmosférica de 940 hectopascals no centro e com rajadas de até 234 km/h, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão.
Categorizado como “muito forte” pela agência com base na força das rajadas de vento, o Jebi se tornaria o mais forte tufão a atingir o Japão desde 1993, se mantiver sua força, disse uma autoridade da agência em uma entrevista coletiva de emergência.
“É provável que as tempestades se intensifiquem repentinamente à medida que o tufão se aproxima, enquanto aumenta sua velocidade”, disse o funcionário, pedindo às pessoas que não saiam a menos que sejam necessárias e se preparem para a evacuação.
O Japão foi atingido por uma série de tufões recentemente, com partes ocidentais do país atingidas por enormes inundações e deslizamentos de terra que deixaram mais de 220 mortos.
A agência climática também pediu vigilância contra inundações e deslizamentos de terra, bem como marés altas.
Com receio de danos potencialmente massivos e interrupção do tráfego, companhias aéreas e operadores ferroviários devem cancelar seus serviços na terça-feira.
A West Japan Railway Co. informou que está planejando cancelar os serviços de trem na região metropolitana, com foco em Osaka, desde a madrugada de terça até cerca das 10h da manhã.
O primeiro-ministro Shinzo Abe disse em uma reunião do governo e dos partidos do governo: “Vimos tufões e chuvas torrenciais. O governo fará o máximo para evitar o desastre”.
Depois de pousar em algum ponto da ilha principal de Shikoku ou Península Kii na terça-feira, o tufão deverá passar sobre o Mar do Japão, disse a agência, acrescentando que provavelmente enfraquecerá para um ciclone extratropical lá.
A agência disse que fortes rajadas de até 216 quilômetros por hora podem atingir as regiões de Shikoku e Kinki, e rajadas de até 162 quilômetros por hora podem afetar uma área ampla, incluindo as regiões de Tohoku, Tokai e Hokuriku.
A área metropolitana de Tóquio pode ver ventos fortes, embora seja improvável que o tufão passe perto da capital.
Até 150 milímetros de chuva podem cair em algumas regiões do oeste e do centro do Japão até a manhã de terça-feira, informou a agência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário