sábado, 21 de abril de 2012

Cultura Japonesa! Você conhece o Tanuki?


O Tanuki aparece em muitas expressões da língua japonesa, como Tanuki Oyaji (velho astuto), Tanuki Neiri (sono fingido), por conta do costume desses animais de fingir-se de morto ou adormecido quando surpreendido.

No Japão é comum encontrarmos na entrada de algumas lojas .
Sua presença indica que naquele estabelecimento é vendido o saquê e outros tipos de bebidas alcoólicas.

No folclore japonês o Tanuki tem grande força física e poder de transformação , é um mestre do disfarce que utiliza para iludir ou irritar as pessoas.


Diz a tradição que sem a presença deste pequeno animal, é impossível fabricar um saquê delicioso. Desde então, o Tanuki passou a ser visto também como um amuleto de sorte.

Conheça o simbolismo de cada um dos elementos existentes na imagem folclórica do Tanuki:

1- O chapéu de bambu protege contra os desastres inesperados.
2- Seus olhos, vivos e grandes, significam a tomada de decisão correta.
3- A expressão, ao mesmo tempo, marota e carinhosa lembra que devemos sempre manter o sorriso no rosto.
4- A garrafinha de saquê garante que o esforço cotidiano trará resultados satisfatórios e o aprimoramento das virtudes.
5- O livro simboliza a confiança e o sucesso financeiro.
6- A barriguinha preponderante simboliza a serenidade e o equilíbrio nas decisões que serão tomadas.
7- O saco de dinheiro simboliza o sucesso financeiro e a sabedoria para usar sem desperdiçar.
8- A cauda grossa com ponta fina expressa a necessidade de concluir com firmeza todas as tarefas iniciadas. 

No folclore japonês, o Tanuki possui grande força física, e poderes sobrenaturais. Assim como o kitsune (raposa vermelha), ele é mestre em mudar sua forma física e nos disfarces, e é uma criatura travessa, utilizando todas as formas de disfarces para iludir ou perturbar os viajantes. Posicionando-se em pé na calçada com suas patas traseiras, ele distende sua barriga (ou melhor, região pélvica), e bate nela com suas patas dianteiras. O tanuki também é simbolizado numa forma semelhante a uma raposa, fazendo brincadeiras loucas, perigosas e de mau gosto com sua enorme barriga, que mede oito tapetes de tatami!

Devido à sua pança, o Tanuki é associado com duas outras figuras que possuem grandes estômagos, o peixe Fugu (Baiacú), e Hotei, o gordo, Deus da Sorte. Também é dito que ele tem alguma ligação com a chaleira, por causa de sua aparência. O Shogun, Ieyasu Tokugawa, era irreverentemente referido como Furu Tanuki, velho Tanuki. A expressão 'Tanuki-gao' é às vezes utilizada para descrever mulheres de rosto redondo. No Japão dos dias de hoje, você freqüentemente vê a estátua de um Tanuki do lado de fora de uma loja ou restaurante, sinalizando aos clientes que venham visitar o estabelecimento.

No passado, ele era caçado no Japão pela sua carne, sua pele marrom e preta (utilizada para fazer pincéis), e seus ossos, aos quais eram atribuídas qualidades medicinais. Eles foram introduzidos nas partes ocidentais da antiga U.S.S.R. para o cultivo de peles. Alguns escaparam (ou foram soltos), e desde os anos 50 espalharam-se pela Escandinávia e sul, chegando até na França.

Eles vivem em áreas altamente arborizadas, geralmente próximo à água, alimentando-se de invertebrados, pequenos animais (sapos, lagartos, roedores e pássaros que vivem ou constroem seus ninhos no chão) e (particularmente no outono), sementes e frutas silvestres. Quando vivem próximos ao mar, os tanukis também procuram comida ao longo da linha da maré, buscando caranguejos e outros animais marinhos que ficam expostos. Eles são mais ativos após o pôr do sol, e ao longo do anoitecer, depois novamente nas primeiras horas da manhã, período no qual eles podem chegar a vagar por 10 a 20 km, em busca de comida.
Faça o seu próprio Tanuki de Origami!


Um comentário: