sábado, 7 de maio de 2011

Reportagem! Música Enka - O que é o estilo Enka?


Música Enka

Enka (em japonês: 演歌) é uma mistura de sons tradicionais japoneses com melodias ocidentais, principalmente de influência americana, que se tornou  um estilo de música no Japão. Porém, criada entre a Era Meiji e Era Taisho,  foi muito utilizada como uma forma de música de protesto. 
O termo enka (演 = "actuar" / 歌= "canção") se formou originalmente na era Meiji, e começou como uma forma de expressão de desacordo político-discursos em forma de música para fazê-los mais atraentes, porém, sua forma mudou rapidamente. Foi o primeiro estilo à sintetizar as melodias japonesas com as harmonias ocidentais para criar um novo estilo musical.
Em 1874, o primeiro partido político do Japão foi formado, mas para os líderes deste partido não era permitido falar em público, então eles começaram a escrever canções e mandavam cantores sairem pelas ruas espalhando suas mensagens.
O gênero musical conhecido como enka, apareceu como o conhecemos no início do século XX, na era considerada por muitos o auge da música japonesa contemporânea (visto que suas raízes provavelmente podem ser remontadas atrás da Coréia e outras partes asiáticos, onde gêneros similares todavía existem até os dias de hoje por conta própria).
Sem confundir-se com a música folclórica tradicional japonesa, que remonta desde muito antes, o enka é basicamente canção de balada, que combina a música moderna ocidental com um sabor claramente japonês.  
enka já não é mais usado como instrumento para o ativismo político, mas esta etapa se crê que foi o começo da sua forma lírica. Os caracteres que formam a palavra "enka" (演歌) literalmente significam "canção interpretada". O estilo lírico do gênero crê-se que desarrola desde o Waka, uma forma tradicional de poesía japonesa e canção tradicional. O enka tem os mesmos traços poéticos que este outro gênero.
No Japão, o enka se tornou realmente um estilo musical de sucesso, nos anos de 1950 com o cantor Hachiro Kasuga. O enka pode ser considerado como a música popular japonesa, que  está presente em músicas de séries de TV, de filmes, de novelas japonesas, etc.
Até a década de 1990, tinha grande participação no programa anual de final de ano, Kouhaku Utagassen, em que os times branco (masculino) e vermelho (feminino) disputam para saber qual será o time vencedor do ano. Na última década, observamos a diminuição significativa deste gênero na mídia. Infelizmente, a mídia tem se voltado aos grupos de boybands e girlsbands no estilo Pop.
Na canções do estilo Enka, as letras contém palavras de melancolia, tendo como palavras principais: lágrimas, saquê(aguardente de arroz), lembranças, separação,etc...
Os intrumentos mais comuns usados dentro do enka são uma combinação entre instrumentos ocidentais com os tradicionais japoneses. O Violão e instrumentos orquestrais em geral são o acompanhamento principal, e os instrumentos tradicionais japoneses como o shamisen, koto, e taiko são usados, mas de forma mais moderada, aparecendo em momentos chaves para proporcionar um toque típico.
Podemos citar diversos nomes que representam o estilo Enka. A cantora Misora Hibari é considerada até hoje a rainha do estilo Enka. Ela conseguiu representar em sua carreira a essência e o espírito das diversas formas de representar a música. Atualmente, o maior expoente da música Enka é o cantor Hikawa Kiyoshi. Este jovem cantor trouxe o estilo Enka às paradas de sucesso do Japão. Regravando várias canções da Era Showa, ele mostrou ao público jovem a beleza das letras e melodias desse estilo.

Nas próximas postagens tentaremos mostrar um pouco mais desse universo tão rico que é a canção japonesa.

Um comentário:

  1. Radio Enka
    Conheça Radio Enka tocando as melhores musicas enka de todos os tempos, 24 horas no ar. www.musicasenka.xpg.com.br

    ResponderExcluir