domingo, 30 de dezembro de 2018

69º Kouhaku Utagasen! Sakamoto Fuyumi - Kumanoji he


Confiram o mais recente lançamento da cantora Sakamoto Fuyumi, a canção "Kumanoji he", lançado em setembro de 2018, de composição do grande cantor e compositor Yoshi Ikuzo. Nascida em março de 1967 na provincia de Wakayama, a cantora comemora 31 anos de carreira em 2018 com 47 singles lançados e 29 participações no show de final de ano Kouhaku Utagasen da NHK. 

Em 2018 a cantora fará a sua 30ª participação no Kouhaku Utagasen e trará um de seus grandes sucessos, a canção "Yozakura wo Shichi". A cantora Sakamoto Fuyumi é uma das maiores representantes da música enka/kayo da atualidade. Ela, além de cantora, também atuou em diversos doramas e filmes. 





Evento! Motitsuki do Bunkyo de Registro(SP)


O Bunkyo realizará o tradicional motitsuki no dia 30 de dezembro. Adquira as Fichas antecipadas na secretaria do Bunkyo e/ou com algum representante da associação.😃🎍

Curiosidades:
Na culinária japonesa, moti é um bolinho feito de arroz glutinoso moído em pasta e depois moldado. No Japão, embora seja consumido o ano todo, é comido tradicionalmente no Shogatsu (Ano Novo) e em ocasiões especiais como nos nascimentos e casamentos.
O arroz utilizado na feitura do moti é diferente do arroz comumente usado na culinária japonesa.
・Osonae moti – bolos maiores e sem recheio, de dois tamanhos diferentes (colocando-se o menor sobre o maior), feitos especialmente para oferecer nos altares budistas em comemoração ao Ano Novo.
・An-moti – moti recheado com anko (doce de feijão azuki).

O osonae moti pode ser consumido de várias maneiras:
• Puro; só polvilhado com açúcar, ou com açúcar e um pouco de molho shoyu;
• Grelhado (em chapa ou frigideira sem óleo) – assim que estufar, é colocado num prato (ou tigela) com um pouco de molho shoyu e açúcar. Se não tiver habilidade no uso do ohashi (palitos próprios para pegar e comer os alimentos), use garfo e faca para picar o moti – prefira pedaços bem pequenos para poder engoli-los, visto que a mastigação é difícil.
• Ozoni – um prato típico de inverno, presente principalmente no Ano Novo, mas que pode ser degustado em qualquer época do ano para os apreciadores. São pedaços de moti colocados em missoshiru. O ponto é quando os pedaços menores se desintegram na sopa e os pedaços maiores ficam flutuando.

Evento! 48º Moti Tsuki Matsuri encerra comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil(SP)


Como acontece há 48 anos, a Acal (Associação Cultural e Assistencial da Liberdade) realiza no dia 31 de dezembro, a partir das 8 horas, na Praça da Liberdade-Japão, o Moti Tsuki Matsuri – Festival do Bolinho da Prosperidade. Em sua 48ª edição, o evento tem como objetivo agradecer aos Deuses todas as dádivas e benefícios recebidos durante 2018, desejando muita saúde, paz e harmonia. “Queremos agradecer também a todos que visitaram o bairro, movimentando o comércio da região”, explica o presidente da Acal, Hirofumi Ikesaki, lembrando que o 48º Moti Tsuki Matsuri encerra as comemorações dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Realizado pela primeira vez com a nova denominação da praça, que passou a se chamar Praça da Liberdade-Japão graças ao decreto assinado no dia 18 de julho pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), o festival deve atrair um público estimado em cerca de 50 mil visitantes. “As pessoas começam a formar uma longa fila para receber os saquinhos de motis logo nas primeiras horas do dia”, explica Ikesaki, lembrando que desde o dia 24 de julho, por decreto assinado pelo então governador Márcio França (PSB), a estação Liberdade da Linha 1 – Azul da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) passou a se chamar Estação Japão-Liberdade.

“Trata-se de dois patrimônios da comunidade nipo-brasileira pois os nomes ficarão eternizados”, comemora o empresário, destacando que, na segunda-feira, dia 31, as atividades começam a partir das 8 horas com a distribuição de aproximadamente 20 mil saquinhos contendo dois motis (bolinho da prosperidade), sendo um branco e um vermelho, simbolizando paz e felicidade.Neste ano, programação contará com apresentação do Jya Odori (Jiro Mochizuki)

Jya Odori – De acordo com a tradição, o bolinho afasta os males e traz prosperidade para dentro, transformando-os em melhores acontecimentos para o Novo Ano.

O arroz “motigome” na sua origem é simples grão de arroz. Mas cozidos, socados, amassados e unidos, formam uma massa consistente que por mais que alguém queira separá-los, não o conseguirá. Ou seja, “como a nossa vida: unidos formamos uma consistência e com certeza venceremos, o que é consumido no primeiro dia do ano traz vida longa”.

Às 9h30 acontece a abertura oficial com a presença de autoridades e a realização de uma Cerimônia Xintoísta pelo reverendo Kazuo Osaka do Templo Nambei Jingu. Este ano, além da apresentação do grupo de taiko Tenryu Wadaiko, o público que comparecer poderá assistir também a apresentação do Jya Odori, tradicional dança do dragão da província de Nagasaki e realizada nos eventos da comunidade nikkei pela Associação Nagasaki Kenjin do Brasil.

Kadomatsu – Outra novidade será a venda de kadomatsu (portão de pínheiros). Trata-se de um enfeite que consiste em um arranjo com hastes de bambu, ramos de pinheiro e ramos de ameixeira e que normalmente são colocados em frente às casas ou lojas comerciais para trazer sorte.

Considerada uma das decorações mais apreciadas pelos japoneses, o Kadomatsu é colocado alguns dias após o Natal (por volta do dia 28 de dezembro) e retirados no dia 7 de janeiro, quando são levados para um templo xintoísta para serem queimados em uma cerimônia.

No Moti Tsuki Matsuri, cada enfeite – estarão à venda cerca de 40 medindo 40 centímetros de altura – custará R$ 50,00.

Haverá também uma festa de confraternização aberta a todos nas tendas instaladas na praça, com oferecimento de cerca de 3 mil ozoonis (sopa de moti), um prato imprescindível na celebração do Oshogatsu (Ano Novo japonês).

Da praça, as autoridades e convidados seguirão a pé até a sede da Acal (na Avenida Liberdade, 365), onde participarão de outra cerimônia, com direito ao tradicional ritual do Kagami Wari e Kanpai.

48º Moti Tsuki Matsuri
Quando: dia 31 de dezembro (segunda-feira), a partir das 8 horas
Onde: Praça da Liberdade-Japão
Quando: Grátis

PROGRAMAÇÃO DO 48º MOTI TSUKI MATSURI – FESTIVAL DO BOLINHO DA PROSPERIDADE
Praça da Liberdade – Japão

8H: Inicio da distribuição de 20 mil saquinhos do bolinho da prosperidade (moti) ao público
9H: Recepção de Autoridades e Convidados
9H30: Abertura Oficial – Apresentação de Taikô (Acal – Taikô/Tenryu Wadaiko) / Jya Odori – Associação Nagasaki Kenjin do Brasil / Cerimônia Religiosa Xintoísta / Discursos
10H: Moti Tsuki – Autoridades – Demonstração de motigome de confecção de bolinhos de arroz
10H30 A 13H: Oferecimento de 3 mil ozoonis (tigelas de sopa com bolinhos da prosperidade ao público em geral)
11H30: Recepção na sede da Acal (Somente autoridades e convidados). Sede da Acal (Av. Da Liberdade, 365)
12H: Execução dos hinos nacionais do Brasil e do Japão / Discursos / agami Wari / Kampai


ALDO SHIGUTI
Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br

https://www.nippak.jp/2018/48o-moti-tsuki-matsuri-encerra-comemoracoes-dos-110-anos-da-imigracao-japonesa-no-brasil/?fbclid=IwAR18cBj761qMbG2jYIc3gX3gw0xFXa_4L7uCTth85cVGbSMw_x7arPGX4zw

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

69º Kohaku Utagasen - Itsuki Hiroshi - Viva La Vida! ~Ikiterutte Ii ne~


Confiram o mais recente lançamento do cantor Itsuki Hiroshi, a canção "Viva La Vida ~ikiterutte ii ne~" lançado em agosto de 2018.

Nascido em março de 1948 na provincia de Fukui, o cantor Itsuki Hiroshi é considerado um dos maiores expoentes da midia japonesa da atualidade. Em 2018 ele completa 54 anos de carreira com um extenso curriculo. São 19 novelas, 47 participações no show de final de ano Kohaku Utagasen da TV NHK e 148 singles lançados. Além de cantor, ele também é compositor, ator e produtor. 

Neste ano, o cantor Itsuki Hiroshi trará este grande sucesso no 69º Kohaku Utagasen. Há várias edições que ele não traz uma canção inédita no Kohaku Utagasen. 

Ideograma Simbolo de 2018 foi "Sai"(desastre)


Anualmente, desde 1995, a Sociedade de Exame de Proficiência em Kanji (財団法人日本漢字能力検定協会 Zaidan hojin Nihon Kanji Noryoku kentei kyokai) elege o kanji do ano (今年の漢字, kotoshi no kanji) numa cerimônia formal no templo Kiyomizudera na cidade de Kyoto.

A cerimônia ocorre anualmente no dia 12 de dezembro (Dia do Kanji) e o anúncio do kanji vencedor é feito pelo sacerdote principal do templo, através do Shodo (書道), a arte tradicional da escrita japonesa. O objetivo do Kanji do Ano é escolher um ideograma que melhor defina o ano que está por terminar. A votação é popular e abrange todo o território japonês.

Os japoneses elegeram o ideograma (“kanji”) que se lê como “sai” e significa “desastre” para simbolizar 2018, um período marcado por várias catástrofes naturais – anunciou nesta quarta-feira (12/12/18) a associação de promoção dos kanji, que organiza a votação todos os anos.

O mencionado kanji foi um dos mais usados este ano na imprensa, depois das fortes chuvas, ondas de calor, tufões, terremotos e deslizamentos de terra que castigaram o país e deixaram vários povos.

Durante esta votação, da qual participaram 193.214 pessoas, 20.858 (algo em torno de 11%) optaram por este kanji.

O segundo lugar, com 8,3% dos votos, foi para o caractere “hei”, que significa “paz, igualdade” e com o qual começa o nome da era imperial vigente, “heisei”, ou “ápice da paz” (em tradução livre).

A era heisei, que dura desde 1989, termina no final de abril de 2019, com a abdicação do imperador Akihito. Ainda não se sabe o nome da próxima era, a de seu primogênito e sucessor Naruhito.

Em 2017, os japoneses elegeram o ideograma “norte”, pelos avanços dos programas nuclear e balístico da Coreia do Norte. Dois mísseis de teste norte-coreanos chegaram a sobrevoar o território japonês.

A escolha deste ano referiu-se à grande quantidade de desastres naturais que afligiram o arquipélago em 2018 – terremotos graves nas províncias de Osaka, Hokkaido e Shimane, uma série de tufões que atingiram as costas do país, chuvas torrenciais que causaram deslizamentos e inundações, e o calor recorde observada no verão deste ano.

Com essa escolha, espera-se que aumente a conscientização pública sobre a importância de medidas de prevenção de desastres. “No próximo ano, com o novo reinado imperial, esperamos que o país lide com um menor número de desastres naturais”, ressaltou a JKAF.

Além dos eventos ocorridos no Japão, foram levados em conta eventos ocorridos em outras partes do mundo como a erupção em junho do Vulcão do Fogo em Guatemala que deixou quase 200 mortos e os incêndios devastadores que varreram a Grécia e o oeste dos EUA.

Vários desastres provocados pelo homem também ganharam as manchetes neste ano, com escândalos envolvendo assédio no mundo dos esportes, moedas virtuais (criptomoedas) roubadas e documentos alterados relacionados à venda de terras pelo Ministério da Fazenda.

Com dois kanjis negativos consecutivos selecionados nos últimos dois anos, alguns comentaristas expressaram desapontamento pelo fato de um kanji mais positivo não ter sido selecionado para ajudar a terminar o ano com uma nota mais esperançosa.

No ano passado, o ideograma “norte” foi selecionado como kotoshi no kanji 2017, refletindo o aumento das tensões entre as provocações nucleares e de mísseis da Coréia do Norte. Dois mísseis de teste norte-coreanos chegaram a sobrevoar o território japonês.

Confira os outros Kanjis escolhidos nos anos anteriores:



Evento! Exposições com temática japonesa entram em cartaz no Palácio da Justiça, em Manaus(AM)


As exposições “Kyo-Ningyo: Bonecas do Japão” e “Dioramas de Patrimônios Mundiais Japoneses” serão inauguradas nesta quinta-feira (20), a partir das 9h, no Palácio da Justiça (Av. Eduardo Ribeiro, 901 – Centro). As mostras apresentam o acervo do Consulado Geral do Japão em Manaus e marcam o início das atividades comemorativas que acontecerão em 2019, em alusão aos 110 anos da imigração Japonesa no Brasil.

No Japão, existem bonecas chamadas “Nihon-Ningyo”, que possuem roupas e cabelos comuns à cultura japonesa. As “Nihon-Ningyo” fabricadas na cidade de Kyoto são chamadas de “Kyo-Ningyo”, que dão nome a exposição. Na primeira exposição, o público poderá conferir oito dessas bonecas.

Já “Dioramas de Patrimônios Mundiais Japoneses” registra reproduções em apresentação artística tridimensional, de forma realista, de 15 edificações reconhecidas como patrimônios mundiais pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Entre os dioramas a serem expostos, estão o do grande templo budista Todaiji, que é atração principal da cidade de Nara; do Templo da Água Pura – Kiyomizudera, que fica ao leste da cidade de Kyoto; do domo de Genbaku ou domo da Bomba Atômica, representando o Memorial da Paz de Hiroshima e conservado nas mesmas condições de quando foi detonada a bomba atômica, em 6 de agosto de 1945; além de outros.

A visitação será gratuita e poderá ser feita até março de 2019, no horário de funcionamento do Palácio da Justiça: segunda a sexta, das 9h às 16h, aos sábados, das 13h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h.

69º Kohaku Utagasen! Lista de Músicas


Olá amigos do Enka Mania! Saiu a tão aguardada lista das canções que serão interpretadas no 69º Kohaku Utagasen da NHK! Pelo Akagumi, a surpresa fica por conta da canção escolhida para a cantora Shimazu Aya. Ela interpretará um dos grandes sucessos da cantora e compositora Nakajima Miyuki, a canção "Jidai". A cantora Shimazu Aya vem numa sequência de canções em estilos diversos nas ultimas edições do Kohaku Utagasen. Pelo Shirogumi, o destaque fica com o cantor Itsuki Hiroshi, que trará os eu mais recente lançamento, a canção "Viva La Vida". Há várias edições que o cantor não traz música inédita. Agora vamos aguardar pelas apresentações que prometem algumas surpresas durante o show deste ano. 

Akagumi
Aiko - "Kabutomushi"
Aimyong - "Marigold"
Ikimonogakari - "Joyful"
Ishikawa Sayuri - "Amagigoe"
AKB48 - "Koisuru Fortune Cookie"
Oka Midori - "Nio no Umi"
Keyakizaka46 - "Glass wo Ware!"
Sakamoto Fuyumi - "Yozakura Oshichi"
Shimazu Aya - "Jidai"
Superfly - "Gifts"
DAOKO - "Uchiage Hanabi"
Tendo Yoshimi - "Soran Matsuri Bushi 2018 ~Dosanko ver.~"
TWICE - "Kohaku Medley 2018"
Nishino Kana - "Torisetsu"
Nogizaka46 - "Kaerimichi wa Toomawari Shitaku naru"
Perfume - "Future Pop Kohaku SP"
Matsuda Seiko - "SEIKO DREAM MEDLEY 2018"
Matsutoya Yumi - "Watashi ga Suki na Yuming no Uta ~Kohaku Special~"
MISIA - "Ai no Katachi 2018"
Mizumori Kaori - "Mizu ni Saku Hana・Shikotsuko e~Illusion Special~"
Little Glee Monster - "Sekai wa Anata ni Waraikaketeiru"

Shirogumi
Arashi - "Arashi×Kohaku Special Medley"
Itsuki Hiroshi - "VIVA・LA・VIDA! ~ Ikiterutte Iine!~"
EXILE - "EXILE Kohaku Special 2018"
Kanjani8 - "Koko ni"
King & Prince - "Cinderella Girl"
Go Hiromi - "GOLDFINGER'99~GO!GO!2018~"
Suchmos - "VOLT-AGE"
Sandaime J Soul Brothers from EXILE TRIBE - "R.Y.U.S.E.I." 
Junretsu - "Propose"
SEKAI NO OWARI - "Sazanka"
Sexy Zone - "Karakuri Darake no Tenderness~2018 Kohaku ver.~"
DA PUMP - "U.S.A."
Hikawa Kiyoshi - "Shoubu no Hanamichi~Sekai ni Hibiku Wadaiko SP~"
Fukuyama Masaharu - "2018 Special Medley"
Hey! Say! JUMP - "Ultra Music Power ~ Hey! Say! Kohaku Special Ver.~"
Hoshino Gen - "Idea"
Miura Daichi - "Be Myself ~Kohaku Special~"
Miyama Hiroshi - "Igosso Tamashii ~Kendama Sekai Kiroku e no Michi, Futatabi~"
Yamauchi Keisuke - "Sarase Fuyu no Arashi ~Touken Danshi Collaboration Special~"
Yuzu - "Uta Yell"
YOSHIKI feat. HYDE - "Red Swan"

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

69º Kohaku Utagasen! Shimazu Aya - Michi


Confiram o mais recente lançamento da cantora Shimazu Aya, a canção "Michi", lançada originalmente em março de 2018.Nascida em março de 1971 na provincia de Kumamoto, a cantora completa 32 anos de carreira em 2018. Com 57 singles lançados e 04 participações no Kohaku Utagasen da TV NHK, a cantora Shimazu Aya é conhecida pela sua voz forte e marcante, interpretando diversos estilos musicais. Em uma de suas aparições na midia, ela interpretou uma canção da cantora Whitney Houston perfeitamente deixando o publico perplexo com seus agudos perfeitos. Das 04 participações da cantora no Kohaku, 02 foram com músicas de outras cantoras. Uma foi o grande sucesso da cantora Misora Hibari, a canção "Kawa no Nagare no Youni" em 2016 e a canção "The Rose" da cantora internacional Bette Midler em 2017. Vamos conferir qual será a surpresa na 69º edição do Kohaku Utagasen! 


terça-feira, 18 de dezembro de 2018

69º Kohaku Utagasen! Ishikawa Sayuri - Hana ga Saiteiru


Confiram o mais recente lançamento da cantora Ishikawa Sayuri, a canção "Hana ga Saiteiru", lançado em agosto de 2018. Nascida em janeiro de 1958 na provincia de Kumamoto, ela completa 45 anos de carreira em 2018. Com 124 singles lançados e 40 participações no show de final de ano Kohaku Utagasen da TV NHK, ela é considerada um dos maiores nomes da música enka/kayo do Japão. Um de seus ultimos lançamentos foi a gravação do tema dos jogos Olimpicos de Tokyo 2020.

Uma curiosidade sobre a sua participação no Kouhaku Utagasen é o numero de vezes em que ela apresentou as canções "Amagigoe" e "Tsugaru Kaikyo Fuyugeshiki", ambas com 10 apresentações no Kohaku. Os fãs estão ansiosos para saber se haverá uma apresentação de música inedita neste ano.  






Evento! Migrações Internacionais: Conferências e Mesa Redonda na USP(SP)


Evento! 04º Festival de Cultura Japonesa de Nova Petropolis(RJ)


IV Festival de Cultura Japonesa de Nova Petrópolis-RS
Data: 22 de dezembro, sábado, das 10h às 18h
Local: Rua Coberta (junto à Praça da Flores, no centro da cidade)
R. Rui Barbosa, 321 - 407, Nova Petrópolis - RS
Entrada franca

Entre as cidades da região da Serra Gaúcha, marcada pela colonização de imigrantes alemães, está Nova Petrópolis - que encanta por seus jardins e sua cultura ricamente preservada. No próximo dia 22 de dezembro, o município vai destacar outro grupo de imigrantes ao abrigar a 4ª edição do Festival de Cultura Japonesa!

Com entrada franca, o evento acontece num dos pontos centrais da cidade - a Rua Coberta - e abre ao público às 10h com exposições de cultura japonesa, além de feira de artesanato e gastronomia. A partir das 14h serão realizadas as demonstrações de artes marciais e apresentações de música e dança japonesa.

O festival é uma oportunidade para turistas e gaúchos conhecerem um pouco mais sobre a cultura dos imigrantes japoneses, que comemoraram em 2018 seus 110 anos de presença no Brasil.

(divulgação)

sábado, 15 de dezembro de 2018

69º Kohaku Utagasen! Miyama Hiroshi - Igosso Damashi





Confiram o mais recente lançamento do cantor Miyama Hiroshi, a canção "Igosso Damashi", lançado originalmente em janeiro de 2018. Seguindo na mesma linhagem de lançamentos de outros cantores de grande sucesso da atualidade, o cantor lançou originalmente este single em janeiro de 2018 em duas versões, a primeira entitulada TYPE A com a canção secundária "Tateyama Renpo", e a segunda versão entitulada TYPE B com a canção secundária "Kagerou no Koi". Devido ao grande sucesso, em junho relançou este single em mais uma versão entitulada TYPE C com a canção secundária "Ujo no Yado". E em setembro, lançou mais uma versão entitulada Maxi Single contendo duas canções secundárias ineditas: "Otoko no Roujiura" e "Anata wa Todai", 

Nascido na provincia de Kochi em setembro de 1980, o cantor completa 09 anos de carreira em 2018 com 10 singles lançados e 03 participações no Kohaku Utagasen. Grande nome da nova geração da música enka, ele tem ganhado cada vez mais fãs e sua presença na midia é constante. Confiram o video deste grande lançamento, música que provavelmente ele irá interpretar na edição deste ano do Kohaku Utagasen.  


Evento! Tooro Nagashi Cidade de Florianopolis(SC)



sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Evento! 22º Gran KOUHAKU Grupo The Friends - 2018(SP)



22º Gran KOUHAKU Grupo The Friends - 2018
(Cobertura da NHK - TV do Japão)
Data: 16/ Dezembro.
Local: Grande auditorio do Bunkyo.
Rua São Joaquim, 381.
Horario: 10:00 às 17:00 h.
Entrada: Produto de higiene pessoal
(ex. sabonete liquido, lamina de barbear, desodorante, lenço umedecido e hidratante).
Evento BENEFICENTE em prol a KODOMONO SONO.

Esse evento tem data certa, ocorre sempre no 3º domingo no mes de dezembro a maior festa de confraternização e encerramento do ano um dos eventos mais esperado pela colonia Japonesa.

Chegam pessoas de varios cantos do Brasil para participar ou somente assistir e torcer para sua equipe.

Esse ano terá um diferencial , pela primeira vez teremos a participação especial de 10 duplas mirim entre 4 a 12 anos totalizando 20 crianças que se apresentarão individualmente defendendo as suas cores (vermelha e branca).

Para as pessoas que não sabem o significado do KOUHAKU, é uma disputa amigável entre duas equipes feminina (vermelha) e a masculina (branca) julgados por um grupo de juri popular, no final do evento as notas serão somadas, definido a equipe campeã de 2018.
Nessa batalha os cantores capricham em suas performance com suas vestes, cores e luzes a coreografia é um Show de espetáculo a parte.

Haverá também outras atrações como: Sun-gueki, Wadaiko, Kendo, Taiko , dança japonesa, Shishi mai, Magico Kevi, Luciano Mago dos Balões e muito mais.

Olá amigos! Eu, Ricardo Nakase, irei me apresentar pelo Shirogumi ás 14:40h. Neste ano, com a participação especial do Grupo de Dança Midori Sato de Mogi das Cruzes, também irei lançar um dos figurinos que irá me acompanhar nos eventos em 2019. Te espero lá!

Traga sua familia e amigos e venha conferir.
Um evento para todas as idades.

Evento! 34º Kinka Concert Grupo Sansey de Londrina(PR)


Tá chegando galera!! O evento mais esperado ANO!! O "34º KINKA CONCERT" Venha prestigiar o espetáculo dos alunos de Canto, Taiko e Yosakoi do grupo Sansey!

Local:
Teatro Marista
Domingo (16/12/2018) às 19 horas

Convite:
1 Kilo de alimento não perecível.
Retirar o convite com os alunos do grupo Sansey ou ligar no telefone: 3348-5145.

Esperamos vocês lá!

Evento! Espetaculo Hibiki Wadaiko no SESI Marilia(SP)


Enfim nosso espetáculo chegou à Marília, neste SÁBADO 15/12 às 20h no Teatro do Sesi.
Taiko no Hibiki: A vibração dos tambores japoneses e a história dos 110 anos da Imigração japonesa no Brasil. 
Ingressos limitados! Não percam.

Evento! Kiendaiko na Cidade da Criança(SP)


Venham para Cidade da Criança se divertir e curtir o final de semana conosco!

Apresentaremos as 14h00!

Ficaremos felizes com sua presença 😉

sábado, 8 de dezembro de 2018

69º Kohaku Utagasen! Special Guest - Kitajima Saburo with Kitajima Brothers


Com o tema "Yume no Uta wo", o 69º Kohaku Utagasen da TV NHK convidou o cantor e produtor Kitajima Saburo para uma participação especial entitulada "Heisei Saigo no Kohaku". Em 2013, no 64º Kohaku Utagasen, o cantor anunciou uma pausa nas suas participações neste grande evento. Com 50 participações, o cantor interpretou a canção "Matsuri" por 06 vezes entre a era Showa e Heisei no Kohaku. 

Junto do cantor, foram convidados o Kitajima Kyodai, formado pelo dueto entre os cantores Kitayama Takeshi e Ooe Yutaka, grandes nomes da música enka da atualidade e membros do Kitajima Family. Inclusive o cantor Kitayama Takeshi é genro do Kitajima Saburo. Kitayama Takeshi comemora 15 anos de carreira em 2018 e o cantor Ooe Yutaka, 10 anos de carreira. A canção "Brother" lançado pela dupla ganhou em 2018 o primeiro lugar do "Enka Chat" no Japão. Esta canção foi composta em homenagem ao segundo filho do cantor Kitajima Saburo, falecido em meados de 2018. 

O convite enviado aos 03 cantores tradicionais do estilo enka foi uma grata surpresa para os amantes deste estilo. Confiram o video da canção "Matsuri"!

 



quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Evento! Show Izadora Kataoka & Amigos(SP)


Evento! Bate Papo sobre Sanshin na Fundação Japão (SP)


Evento! 13º Kitakata Lamen Matsuri no Fukushima Kenjinkai(SP)


O Fukushima Kenjinkai promove mais uma edição do tradicional Kitakata Lamen Matsuri.
13º Kitakata Lamen Matsuri - 09/Dezembro das 11h às 16h
Ingresso: R$22 a R$30
Local: Fukushima Kenjinkai do Brasil - Rua da Glória, 721 - Liberdade - São Paulo-SP

Evento! Niseta Fest 2018 (SP)


Os participantes de várias edições do Niseta Tour (intercâmbio cultural okinawanos) estão de volta realizando a terceira edição do Niseta Fest, festival que contará com muita dança, música, arte, workshops, comidas típicas, integração e muita animação!

Niseta Fest 2018 
09/Dezembro das 11h às 18h
Ingresso: Grátis.
Local: Associação Okinawa Kenjin do Brasil-AOKB – Rua Dr. Tomás de Lima, 72 – Liberdade - São Paulo-SP

Evento! Aniversário de 01 Ano Associação Infinitas Estrelas Yuriko Yamamoto(SP)



Convido Todos à Participarem do Evento de Comemoração do Aniversário de 1 Ano da Associação Yuriko Yamamoto Infinitas Estrelas.

Neste Evento Teremos palestras voltados para o tema "Sucesso, Prosperidade e Sorte para 2019", Almoço e café da tarde de confraternização e shows artísticos.

Os Convites poderão ser adquiridos na Sede da Associação ou no Local do Evento. O Valor do convite é R$45,00 individual e crianças até 6 anos não pagam.

Olá amigos! Eu, Ricardo Nakase, terei a grande alegria de me apresentar neste belissimo evento promovido pela Associação Infinitas Estrelas da Dona Yuriko Yamamoto, no proximo dia 09/12 às 15:30h. Te espero lá!

• A Associação Yuriko Yamamoto Infinitas Estrelas promove no dia 9 de Dezembro, domingo um evento de comemoração de 1 ano da Associção, com direito a shows, palestras e apresentações .
Venha comemorar este incrível dia conosco, e a ainda ajuda na arrecadação de fundos para a associação.

-Será feito a venda do convite antecipadamente, com retirada na sede da associação das 13:00 as 17:30 -Rua Ângelo Del Vechio, 166 – 1º Andar Sala dos Fundos – Jardim Pinhal – CEP:07120-210 – Guarulhos – SP 

TERÁ A OPÇÃO DE COMPRA POR DEPÓSITO
-A compra do ingresso por meio de depósito deverá ser efetuada da seguinte maneira:
• Efetue o depósito na conta da associação no valor de R$45,00
• Mande o print ou a foto do comprovante de deposito para o messenger da pagina ou para o numero de whatzap juntamente com nome completo, CPF, telefone e email
• Aguarde a confirmação de pagamento, e a sua compra estará concluída
• Os ingressos serão entregues na porta do evento

INFORMAÇÕES DE CONTA
Associação Infinitas Estrelas
CNPJ: 27.674.052/0001-08
Banco ITAÚ, Agencia 5081, Conta 26105-8

• POR CARTÃO DE CRÉDITO PAGAMENTO E RETIRADA PRESENCIALMENTE (antecipado)

Atenção !!! temos novo numero para contato whatsapp: 976870750

O convite dará direito à:

Palestras, Shows e Apresentações
• Almoço de Confraternização (churrasco, saladas, refrigerantes, sobremesa e oniguiri)
• Café da Tarde + ***Surpresa***

End. da Associação: Rua Ângelo Del Vequio, 166 - 1ºAndar sala fundos - Jd. Paraventi - Guarulhos - SP
Atendimento: 13h ~ 18h
Telefone: (11)2475-1300
falar com Claudia 

Local do Evento: Espaço de Evento da Igreja Nossa Senhora do Carmo
Rua Brás Cubas, 163 - Aclimação - São Paulo - SP
Dia 09 de Dezembro de 2018
Início 10:30h às 17h
Convite: R$ 45,00 

CONTO COM A PRESENÇA DE TODOS!

UM FORTE ABRAÇO

YURIKO YAMAMOTO

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

69º Kouhaku Utagasen! Oka Midori - Nio no Umi




Confiram o mais recente lançamento da cantora Oka Midori, a canção "Nio no Umi", lançado originalmente em março de 2018. Nascida em julho de 19684 na provincia de Hyogo, a cantora completa 16 anos de carreira em 2018. Com 09 singles lançados, a cantora é considerada uma das grandes revelações no enka da atualidade. Em 2018 ela irá se apresentar pela segunda vez no show de final de ano Kohaku Utagasen da TV NHK. 

O single "Nio no Umi", foi lançado originalmente em março de 2018, e em julho a cantora relançou o single devido ao seu grande sucesso em outras duas versões. A primeira entitulada "Kansha Ban" contendo 03 faixas além da canção principal: "Ina no Furusato", "Kiri no Kawa" e "Hanachan Maru" A segunda versão contém o cdc + o dvd com o video clipe.   

Confiram o video das duas canções do single lançado em março de 2018!





Evento! Workshop Chichibu Yatai Bayashi(SP)


Boa tarde, pessoal!

Venho aqui divulgar um workshop que estarei realizando em São Paulo, Chichibu Yatai Bayashi.

Tive a oportunidade de aprender no dojo Takano Ukichi e Chichibu Shachuu com o Takano-sensei da Nippon Taiko Foundation e seu filho Takano Ukichi terceiro.

Ao final do treinamento recebi a graduação de 1º Dan do dojo, licença para ensinar o estilo e um pedido de ajudar a propagar o Chichibu Yatai Bayashi original no Brasil.

Será um workshop de um dia inteiro cujo objetivo é ensinar a música no padrão executado pelo Chichibu Shachuu, desde o Kodaiko até o Shinobue, além de contar um pouco da história que envolve o Chichibu Yatai Bayashi, o Chichibu Yomatsuri e o legado que o mestre Takano Ukichi deixou.

Para mais detalhes, enviem um e-mail para: ikkon_wadaiko@outlook.com
Ou mandem mensagem no inbox

Yoroshiku onegaishimasu

Evento! Festival do Japão de Taubaté ~Viva Japão!~(SP)


Chegou a segunda edição do Festival do Japão de Taubaté: VIVA JAPÃO!

📆 Dia: Domingo 09/12 
⏰ Horário: das 12h às 19h 
⬇️ Local: #TangaroaGarden (Av. Dom Pedro I, 7727 - Jardim Baroneza - Taubaté)
🚘 Estacionamento gratuito

Tambores japoneses, música tradicional ao vivo, danças participativas, atividades interativas, stand de venda de produtos geeks, comida japonesa e food trucks! ⛩️🎶🍜🍣🌯🏮

Venha a desfrutar de um almoço e tarde num maravilhoso ambiente em família.

🎫 Ingressos em venda na Kaito Instrumentos Musicais e Escola de Música Taubaté e Pindamonhangaba- Rua Jorge Winther, 423 Centro
💻 Vendas por internet ValeOfertas Falecom no site www.valeofertas.com

Através do site Vale Ofertas você pode adquirir seu ingresso sem sair de casa, pagando com cartão ou boleto bancário!! Na compra de 2 ingressos, têm mais de 30% de desconto!! É por tempo e quantidades limitadas!! Corre lá!! 🏃‍♂️🏃‍♂️🏃‍♂️

Compre seu ingresso antecipado pelo link:

Evento! 08ª Semana Estadual da Amizade Brasil e Japão em Chapecó (SC)


Evento! TAIKO NO HIBIKI - HIBIKI WADAIKO: A Vibração dos Tambores Japoneses em São Jose do Rio Preto (SP)


As atmosferas e os sentimentos criados através dos Taikos.

Formado em 2003, o Hibiki Wadaiko, departamento pertencente à Associação Nikkey de Marília-SP, atua na difusão da cultura japonesa, prezando valores como união, dedicação, disciplina e amizade. O grupo tem contribuído constantemente na promoção de eventos ligados à cultura japonesa, como Japan Fest (Marília/SP), Festa da Cerejeira (Garça/SP), Festa do Ovo (Bastos/SP) e Nippon Fest (Tupã/SP), sendo uma das principais atrações, levando multidões aos palcos.

O repertório do espetáculo foi elaborado com a diretriz artística de demonstrar diversas atmosferas e sentimentos através dos Taikos, utilizados historicamente no Japão em festividades (matsuri), teatros (shibai), em guerras (ikusa) e, nos tempos atuais, até mesmo em torcidas esportivas (ouen). Serão apresentadas músicas premiadas em Campeonatos como Toukon, Uminari, Miryou e Hibiki-ren, cada uma com sua atmosfera própria, que representam as diversas fases dos 15 anos do Hibiki Wadaiko. 

Além das músicas autorais, o grupo apresenta adaptações de músicas tradicionais japonesas, como MiyakeDaiko e YataiBayashi, e executa releituras das músicas do renomado grupo japonês de Taiko, Kodo, que serve de inspiração para a sustentação do inabalável espírito de aperfeiçoamento do grupo.

Ficha Técnica:
Taiko (Shimedaiko, Okedoudaiko, Nagadou, Hiradaiko): Alex Ishii, Caio Pereira, Diego Pereira, Sumika Marutani, Jéssica Hashimoto, Juliana Dorigan, Tiemi Kimura Pereira,
Miyuki Kimura Avelino, Lucas Felipe, Pedro Ramos, Rafael Garcia e Thiago de Lima.

Shinobue: Caio Pereira, Jéssica Hashimoto e Diego Pereira.

Chappa: Alex Ishii e Caio Pereira.

Sonorização e Iluminação: Rafael Garcia

07/12/2018
Sesi São José do Rio Preto
Av. Duque de Caxias, 4656 - Vila Elvira - São José do Rio Preto - São José do Rio Preto – SP

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

69º Kouhaku Utagasen! Hikawa Kiyoshi - Shobu no Hanamichi










Confiram o mais recente lançamento do cantor Hikawa Kiyoshi, a canção "Shobu no Hanamichi", lançado originalmente em janeiro de 2018. Nascdio em setembro de 1977 na provincia de Fukuoka, o cantor completa 18 anos de carreira em 2018. Com 18 participações no Kouhaku Utagasen, e 33 singles lançados, o cantor se consagra como uma das maiores personalidades artisticas do Japão na atualidade. Nomeado "O Principe do Enka", o cantor Hikawa Kiyoshi é amado por fãs de todos os estilos musicais. Dentro dos seus ultimos sucessos, estão o tema do anime 'Dragon Ball Super' e a regravação do tema comemorativo do anime "Ge Ge Ge no Ge Anitarou".  

O sigle "Shobu no Hanamichi" foi lançado originalmente em janeiro de 2018, primeiramente em 03 versões: Type A com a faixa secundária entitulada "Yawaramichi", Type B com a faixa secundária entitulada "Koijiro Tabisagata" e Type C com a faixa secundária entitulada "Oira Edokko Asatarou". Em agosto, devido ao seu grande sucesso, o single "Shobu no Hanamchi" foi relançado em mais 03 versões: Type D com a faixa secundária entitulada "Otoko no Toge", Type E com a faixa secundária entitulada "Maboroshi" e Type F com a faixa secundária entitulada "Eiko no Goal". Com a ocnfirmação da participação do cantor no 69º Kohaku Utagasen, o cantor lançou no ultimo dia 27 de novembro, mais 03versões do single "Shobu no Hanamichi" com temas natalinos como faixas secundárias. As 03 versões trazem além da canção principal, mais 02 faixas ineditas: Type G com as faixas secundárisa entituladas "Kimi ni Aitai Xmas" e "Seiya no Kiseki", Type H com as faixas secundárias entituladas "Holy Night" e "Seiya no Kiseki ~Jazz Version~" e Type I com as faixas secundárias entituladas "Omoide no Kakera" e "Seiya no Kiseki ~Christal version~". A quantidade de singles lançados em um mesmo ano é recorde entre os cantores do estilo enka/kayo, feito realizado apenas pelo cantor Kitajima Saburo que chegou a lançar 10 singles diferentes em um único ano. 

Aguardamos ansiosamente pela divulgação da canção escolhida para o 69º Kohaku Utagasen!



Evento! 29º Concerto de Koto no Bunkyo(SP)


A Fundação Japão apoia o 29º Concerto de Koto da Associação Cultural de KOTO Miyagui do Brasil. 

Data: 01/12/2018 (sábado) às 14h
Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa - BUNKYO (Salão Nobre)
Rua São Joaquim, 381 - Liberdade
Entrada franca

Veja o programa completo: goo.gl/qjF6ga

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Evento! 50º Toyo Matsuri na Praça da Liberdade(SP)




A origem do Toyo Matsuri se confunde com a história do próprio bairro da Liberdade. Os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil em 1908 e foram para as fazendas de café, mas em 1910 já começam a surgir firmas fundadas por japoneses na Rua Conde de Sarzedas, Liberdade.

Em abril de 1969, o vereador de São Paulo, Mário Osassa, propõe que a cidade de São Paulo firme acordo de cidades-irmãs com a cidade de Osaka, no Japão. Em junho do mesmo ano, a Secretaria Municipal de Turismo adota a idéia de transformar Liberdade numa espécie de “Little Tokyo”, e em outubro de 1969, é assinado o acordo de cidades-irmãs entre São Paulo e Osaka.

No dia 27 de novembro de 1969, o bairro recebeu sua primeira festa organizada pela comunidade nipo-brasileira, com a apresentação de dança típica “bon odori”. No ano seguinte, em novembro, o viaduto da Rua Galvão Bueno foi batizado de Viaduto Osaka, em homenagem ao convênio firmado um ano antes. No início de dezembro desse ano (1970), a Praça da Liberdade e parte da Galvão Bueno recebem mil galhos de salgueiro trazidos do Japão pelo vice-presidente da Associação de Confraternização da Liberdade (antigo nome da Associação Cultural e Assistencial da Liberdade ACAL), Tsuyoshi Mizumoto. Os galhos enfeitaram o bairro, que participou do concurso de decoração de ruas, que a prefeitura promovia anualmente.

A festa com o bon-odori é realizada todos os anos, agora no início de dezembro. Surge no início da década de 70, a idéia de transformar o bairro da Liberdade num bairro oriental, mais abrangente do que um bairro japonês, e a prefeitura adotou o nome de “Bairro Oriental da Liberdade”. Os enfeites do Toyo Matsuri são mantidos o mês de dezembro inteiro, até o dia 31, quando se realiza o Festival Motitsuki Matsuri na mesma praça.


O Toyo Matsuri (que significa Festival Oriental), diferente da maioria dos eventos, não foi exatamente trazido do Japão, mas sim criado aqui no Brasil para reunir anualmente todos visitantes e moradores para desfrutar da cultura japonesa de uma forma mais festiva e informal, criando laços e oportunidades para expandir a cultura.

Entre as atrações do festival estão diversos shows artísticos de taikô e danças típicas, além de apresentações folclóricas com direito a todo aparato instrumental e de figurino. Comidas e artesanatos são também um forte atrativo durante os festivais da Liberdade, que mesmo em datas não festivas atrai milhares de visitantes todo final de semana.

Com uma expectativa de aproximadamente 100 mil visitantes, o 50º Toyo Matsuri mostra a força e a influência que a cultura japonesa tem na cidade de São Paulo. Além das atrações tradicionais de danças tipicas, artes marciais e a culinária, o evento apresentará o Universo Criança e o Universo Anime no domingo, com atrações mais voltadas para este publico. 

Com a chegada do final do ano, nossos corações começam a se preparar para o início do próximo, sempre com a esperança de que as coisas melhorem... ou, para os afortunados, é o momento do agradecimento!

E isso tem tudo a ver com o Toyo Matsuri, que é um festival realizado como agradecimento a todos que frequentam e fazem o bairro da Liberdade continuar vivo e funcionando!

Coloque aí na sua agenda: dias 1 e 2 de dezembro de 2018, você tem um encontro com a gente!

Eu, Ricardo Nakase, estarei me apresentando no dia 01/12 às 11:00h com a participação especial das cantoras Mayumi Takahashi, Midori Sato e Beatriz Hikaru, com o Profdessor Roger Imamura do Kodaiko e com o Rizumu Taisso da ACAL, e junto da Banda Uchiná às 18:30h Encerrando as atrações do sábado. Te espero lá!

50º Toyo Matsuri (Festival Oriental da Praça da Liberdade)
Data: 01 e 02 de dezembro de 2018
Local: Praça da Liberdadee, s/n, São Paulo, SP
Horario: à partir das 10:00h
Entrada Franca