quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Especial Hallowen!


O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma festa típica que sempre é comemorada nos Estados Unidos e em alguns poucos países da Europa. As lendas que marcam esse dia, porém, chegaram à América Latina e infestaram o mundo. No Brasil, não se comemora o Halloween da mesma forma que na América do Norte, mas muita coisa está mudando: hoje temos festas temáticas de terror, decorações, chocolates, tudo no clima da festa das bruxas.

Procurando unir culturas, o OhaYO! explica um dos mais tradicionais feriados americanos e o une à cultura japonesa, com grandes dicas de filme de terror oriental para se aterrorizar no final de semana.

Como surgiu

A palavra Halloween se originou na igreja Católica, para comemorar o "Dia de todos os Santos". Ao longo dos anos, muita coisa foi mudada e no século V d.c (depois de Cristo), os irlandeses passaram a utilizar o nome para designar o fim do verão, como também da última colheita de nabos do ano. 

Historicamente, foram criadas várias lendas para designar o feriado e daí ele ganhou esse tom obscuro, com intuito de divulgar aquilo que não é desse mundo, ou seja, os mortos. Uma dessas histórias conta que no dia 31 de outubro de cada ano, as almas penadas saíam à procura dos vivos para possuir os corpos deles e usar pelo resto da temporada. Com medo de serem dominados por esses fantasmas, os habitantes dos povoados se vestiam de monstros e outras criaturas do além, abandonavam suas casas e iam para as ruas fazer travessuras, para não serem confundidos com os humanos. Essa lenda foi levada aos Estados Unidos em 1840, que adotou a tradição e até hoje as crianças se vestem de monstros para pedir doces pelas casas dos bairros, usando o bordão: "Travessuras ou gostosuras". O dono da residência que não der o doce terá seu lar virado de "cabeça para baixo", pelos pequenos "monstrinhos". 

A Abóbora Iluminada

O Halloween americano traz várias simbologias e a maior delas, talvez seja a da abóbora iluminada, que os brasileiros pouco entendem, mas que representam a data. Uma das origens dessa lenda veio do folclore irlandês, onde um alcoólatra chamado Jack é abordado pelo Diabo em 31 de outubro. 

Depois de beber demais, ele acaba enganando o coisa-ruim e ganha uma vida por mais um ano. Até que o Diabo sempre retorna, e Jack renova um trato com ele, não sendo atormentado por um bom tempo. Certa vez, Jack morre e ao chegar no paraíso, é expulso do céu pelos anjos de Deus.

Sem alternativa, ele vai até o inferno, onde reencontra o Diabo que ao invés de aceitá-lo, lhe roga uma maldição: a alma do alcoólatra perambulará por todo o sempre até encontrar um lar que o aceite. Para iluminar seu caminho, Jack usa uma abóbora com uma vela em seu interior. O folclore cita até, que na noite do dia 31 de outubro, se prestar bastante atenção na sua janela verá um homem carregando uma lanterna bem fraca vagando pelo seu bairro: é Jack, que só pode aparecer para os vivos nessa data.

Outras superstições

Com a celebração do Halloween e suas lendas assustadoras, é natural que as pessoas usassem a data para se divertir. E aí surgiram várias superstições e ditos populares legais. Por exemplo, acredita-se que se você anotar um pedido em um papel e cremá-lo no dia das bruxas, terá seus desejos realizados.

Nos Estados Unidos, enquanto as crianças costumam visitar as casas fantasiadas e terminar a noite assistindo filmes de terror, os adolescentes gostam de ir a grandes festas com o tema. O OhaYO!, que fala sobre cultura oriental, resolveu associá-lo aos grandes filmes de horror que o Japão já produziu, para que você passe seu final de semana no maior medo. Confira a nossa seleção:

Escola Mal-Assombrada (Gakko no Kaidan)
Direção: Hirayama Hideyuki
Ano: 1995

Talvez um dos mais clássicos filmes de terror japonês que chegaram às terras tupiniquins. Traz a premissa de uma escola, onde seus alunos sempre contam histórias de terror no final do verão. No colégio, o que as crianças mais gostam de fazer é falar sobre fantasmas e os espíritos que se acredita assombrar o local. Mas, quando uma escrita misteriosa aparece no teto de uma sala de aula, toda a turma começa a acreditar que as lendas não são tão falsas quanto se imagina. Gerou uma série de seqüências, cada uma com uma sinopse diferente.

Trilogia Ring (Ringu)
Direção: Chisui Takigawa (Ring), Norio Tsuruta (Ring 0) e Hideo Nakata (Hideo Nakata)
Ano: a partir de 1995

Esse é com certeza um dos filmes japoneses mais conhecidos no Brasil e no mundo. Tudo isso porque essa trilogia (que aliás, incluiu um quarto filme, extensão da mesma história) gerou a refilmagem americana e famosa, conhecida como "O Chamado". A premissa desses longas é simples: uma fita de vídeo misteriosa é assunto de pauta para uma série de mortes que andam acontecendo entre um grupo de adolescentes no Japão. Após perder a prima e escutar sobre essa lenda, a curiosa repórter Reiko vai em busca da causa da morte macabra de sua parente e acaba por descobrir que a tal fita tem mesmo algo de sobrenatural. Confrontada com seu futuro e vendo os riscos que estaria causando a si mesma, Reiko assiste ao vídeo e sua vida se torna um inferno quando passa a ser assombrada por uma estranha garotinha, que lhe dá sete dias até que sua morte definitiva aconteça. Nem é preciso dizer que a jornalista atravessará o país para evitar que isso aconteça. 

A história rendeu bastante e na seqüência, que veio pouco depois, foi mostrado um novo caminho para o filme, que ganhou ares sobrenaturais, alguns videntes e uns tons de "O Exorcista".

O Fantasma do Bar (Izakaya Yurei)
Direção: Watanabe Takayoshi 
Ano: 1994

Sotaro é o dono de um pequeno bar e perdeu sua esposa Shizuki há pouco tempo, prometendo-a antes da morte, que ele nunca se casaria com nenhuma outra mulher. Pressionado pelo irmão, ele acaba se casando com a amorosa Satoko, que passa a ajudá-lo no bar e conquista a popularidade dos freqüentadores.

Com ciúmes, a esposa de Sotaro retorna do além para assombrá-lo e mesmo ela não fazendo nenhum mal maior para Satoko, o jovem dono do bar resolve fazer de tudo para expulsar esse "poltergheist" de sua vida, sem saber que outras conseqüências surgiriam no caminho.

Ju-On - O Grito (Ju-On)
Direção: Takashi Shimizu
Ano: 2000 

No Japão, acredita-se que quando uma pessoa morre brutalmente em algum local, o espírito dessa vítima fica preso para sempre atormentando todas as pessoas vivas que passarem pela cena do crime. JU-ON parte dessa premissa para mostrar a história aterrorizante de uma assistente social que se vê diante de um "poltergheist" em uma misteriosa casa.

Os fantasmas de uma família que foi assassinada anteriormente retornam para assombrar e matar a todos que atravessarem seu caminho. Destaque para o pequenino "Toshio", que mesmo com a cara inocente de uma criança consegue arrancar gritos dos espectadores. Gerou a refilmagem americana "O Grito", com Sarah Michelle Gellar, de qualidade duvidosa, principalmente pelos furos no roteiro.

As dicas estão dadas. Junte as velas, crucifixos, sapos de vidro, a pipoca e curta o final de semana com muitos filmes de terror, no dia mais aterrorizante do ano.

Materia divulgada no site:
Escrito por: Danilo Saraiva

O Japão é muito conhecido por suas tradições e costumes, mas uma outra faceta é a das superstições. O país tem um alto indice de suicidios devido ao grande nivel de competitividade e cobrança da sociedade. Isso acaba gerando inumeras historias de fenômenos sobrenaturais aos quais são atribuidos aos espiritos. O Halloween não é apenas o momento de festa ao qual os americanos estão acostumados, mas também é o momento em que muitas dessas historias voltam à tona. 

Confiram um video de um conto de terror japonês.

Confiram o desfile especial de Halloween da Disney Tokyo.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Lançamento! Nakajyo Kiyoshi - Otoko no Wasuremono


Confiram o mais recente lançamento do cantor Nakajyo Kiyoshi, a canção "Otoko no Wasuremono", lançada em maio de 2012. Na sequência confiram o video da canção de maior sucesso deste cantor, a canção "Uso". 


sábado, 27 de outubro de 2012

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Lançamento! Kitajima Saburo - Shokunin

Confiram um dos mais recentes lançamentos do cantor veterano Kitajima Saburo, a canção "Shokunin", lançada em junho de 2012. Ele é um dos cantores tradicionais mais atuantes na midia japonesa, lançando vários novos cantores na linha da música enka. O single "Shokunin" é apenas 01 dos 03 singles previstos para o ano de 2012.

Evento! Recital com o tenor KOHDO TANAKA em SP



domingo, 21 de outubro de 2012

sábado, 20 de outubro de 2012

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Evento! 04º Temaki Fest Kodomo no Sono



No próximo Domingo, dia 21 de outubro, a Associação Pró Excepcionais Kodomo no Sono irá realizar em sua sede em Itaquera, o 4º TEMAKI FEST.
Os Voluntários do “Hospital Nipo Brasileiro e Amigos” estarão preparando deliciosos temaki´s com muito capricho para o público presente.
O evento terá início às 11:00 horas e término previsto para as 15:00 horas. Além do temaki, haverá outras iguarias preparadas pela Associação dos Pais da Kodomo no Sono. O estacionamento é gratuito junto ao local do evento. Haverá também apresentação de Taiko pelo Grupo Tangue Setsuko, Mika Youtine e dos nossos internos.
Valor do convite: R$ 40,00. Com direito a temaki à vontade. Crianças até 10 anos acompanhadas de pais ou responsáveis não pagam.  

Lançamento! Migasa Yuko - Sekensama


Confiram o mais recente lançamento da cantora Migasa Yuko, a canção "Selensama", lançada em maio de 2012.

domingo, 14 de outubro de 2012

Lançamento! Itsuki Hiroshi - Yoake no Blues ~ Yozora


Com 47 anos de carreira, Itsuki Hiroshi é considerado um dos maiores interpretes da música japonesa da atualidade. Com mais de 140 singles lançados durante a carreira, ele compôs e interpretou grandes sucessos que se tornaram clássicos na música enka como "Chikumagawa", "Yozora", "Yokohama Tasogare", entre muitos outros. Confiram na sequência um video da canção "Yozora", lançada em 1973 e que o consagrou com o prêmio máximo da mídia japonesa, o "Nippon Record Taisho". Na sequência, confiram o mais recente lançamento do cantor, a canção "Yoake no Blues", lançada em abril de 2012 e agora relançada em setembro de 2012 devido ao seu grande sucesso.



Evento! IX Festival Paranaense de Taikô



O IX Festival Paranaense de Taikô acontece de 12 a 14 de outubro em Ponta Grossa-PR, com a participação de 24 grupos.

O evento também tem como atrações apresentação de kenjutsu, show de bandas musicais, yosakoi, exposições, workshops e culinária típica.

9º Festival Paranaense de Taikô 
Quando: 12 a 14 de outubro de 2012. Dia 12, a partir das 16:30; dia 13, a partir das 09:00
Onde: Shopping Antartica, Avenida Vicente Machado, 200, Centro, Ponta Grossa-PR
Quanto: Entrada gratuita
Informações: (42) 8406-0505 ou festivaldetaiko2012@gmail.com

sábado, 13 de outubro de 2012

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Especial Dia das Crianças


Neste dia tão especial, parabéns pelo dia do nosso ontem!! Dia das crianças, pequenas alegrias em forma de gente, pequenas esperanças de um novo dia... Este post não é apenas para as crianças de idade, são também para aqueles que nunca deixaram sua criança interior se esvair pelas rotinas do mundo adulto. Vamos brincar, sentir, ouvir, sonhar, assim como já fizemos um dia, e vamos deixar nossa pequena criança despertar e ver o sol brilhar de novos dias! Feliz dia das Crianças!!

Seguem 03 videos com o tema de grandes clássicos da Disney em japonês! Quem nunca gostou de assistir um desenho quando era criança??? 

A BELA E A FERA


POCAHONTAS


ALLADIN

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Lançamento! Yuzuki Kaikyo - Nonaka Saori

Confiram o mais recente lançamento da cantora Nonaka Saori, a canção "Yuzuki Kaikyo", lançada em abril de 2012.

Ranking Oricon Outubro de 2012

Confiram o ranking da Oricon para o mês de outubro de 2012 na categoria enka/kayo. Podemos ver um grande número de cantores da nova geração da música enka no ranking deste mês. No topo da lista, vem o adorado cantor Hikawa Kiyoshi. Ele trouxe uma nova energia para a música enka, acompanhado de seu estilo único, ele esbanja simpatia conquistando vários fãs. Outros nomes da nova geração são Kitayama Takeshi, Oe Yutaka, Matsubara Takeshi, Yamauchi Keisuke, entre outros. Talvez podemos afirmar que a música japonesa tem se renovado, e espero que isso seja um sinal para que conservem este estilo de música tão belo e poético.

01 - Saigo to Kimeta Onna Dakara - Hikawa Kiyoshi
02 - Ame no Uramachi - Kitayama Takeshi
03 - Ame no Shianbashi - Maki Yuko
04 - Yorisoi Gusa - Ishihara Junko
05 - Imari no Haha - Teruo Ikeda
06 - Yoake no BLues - Itsuki Hiroshi
07 - Namida Kurenaika - Yamauchi Keisuke
08 - Onna no Hatoba - Shinno Mika
09 - Kanazawa Wasure Ame - Yamamoto Aki
10 - Hitori Nagaragawa - Mizumori Kaori
11 - Onna ni Umarete - Miyama Hiroshi
12 - Sake no Yado - Kozai Kaori
13 - Nijiyoji no Kodoku - Akimoto Junko
14 - Tengawa Shigure - Takigawa Maiko
15 - Sekihoku Togue - Shimizu Hiromasa
16 - Jinsei wa Futari no Butai - Kanmori Jiro
17 - Anata ni Aete - Matsubara Takeshi
18 - Otoko no Shuppatsu - Oe Yutaka
19 - Utakata no Kaze - Takeshima HIroshi
20 - Onna Gawa - Ookawa Eisaku

domingo, 7 de outubro de 2012

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Lançamento! Miyako Harumi - Tanpopo no Hana

Confiram o mais recente lançamento da cantora Miyako Harumi, a canção "Tanpopo no Hana", lançada em maio de 2012.

Evento! 01ª Festa do Gyoza de Guarulhos



Venha se divertir e comer muito gyoza e outras delícias na "Festa do Gyoza" que será realizado no dia 20 de outubro!! Teremos atrações artístico-culturais, bingo e bazar Trevo's Clothes.

Contamos com a sua presença!!

Local: Sede provisória da AOG - Avenida Otávio Braga de Mesquita, 1814 - 2° andar - Vila Flórida - Guarulhos - SP
Horário: Das 17h às 23h
Entrada: 1 kg de alimento não perecível que será revertido para uma entidade assistencial

Atenção: Todo o dinheiro arrecadado será utilizado na reconstrução da sede da AOG que foi destruída em um incêndio.