domingo, 18 de fevereiro de 2018

Feliz Ano Novo Chinês!


O modelo de comemoração do Ano Novo chinês é adotado por diversos países do Oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental: o calendário chinês. Desse modo, a data do Ano Novo chinês sempre é diferente da data do calendário ocidental.

O calendário chinês é o mais antigo registro cronológico de que se tem registro na história e, por isso, adota uma metodologia mais antiga do que a do calendário ocidental para calcular e compartimentar os dias do ano em meses.

Uma característica exclusiva é que esse calendário é lunissolar, isto é, é baseado nos movimentos da lua e do sol, e considera que cada ano começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário (considerando as constelações e o nome desse signo ocidental). Cada ano possui doze lunações, acarretando em um total de 354 dias. Para não perder a sincronia com o ciclo solar (de 365), é acrescentado um “décimo terceiro mês” (menor que os demais) aproximadamente a cada três anos. Sendo assim, segundo o calendário chinês, o ano de 2018, ou 4716, começará em 16 de fevereiro do nosso calendário ocidental.

Celebrado em 2018 no dia 16 de fevereiro, o Ano Novo Chinês já se tornou tradição em São Paulo. Muita festa, comida típica, danças, apresentações e outras atividades especiais são muito aguardadas na capital - tanto pela comunidade chinesa que vive por aqui, quanto pelos próprios paulistanos que já se apaixonaram pela comemoração cheia de rituais e boas energias!

Além do famoso Festival Primavera na Liberdade, que traz as tão aguardadas danças do Dragão e do Leão, São Paulo irá receber ainda cardápio especial em restaurante, um incrível Festival das Lanternas Chinesas no Ibirapuera e também atividades em cidades próximas.

O ano de 2018 será regido pelo Cão de Terra no Horóscopo Chinês. O ano-novo chinês começa no dia 16 de fevereiro de 2018 e irá trazer para todos nós mais tolerância no dia a dia, fidelidade e paz. Fortaleceremos as amizades, estaremos dispostos a superar conflitos, a buscar novos horizontes e a aproveitar novas oportunidades.

Muitas mudanças ocorrem no ano do Cão de Terra. Haverá muita inovação na tecnologia em geral. Expansão da mídia, novos canais de comunicação, aparecimento de novos atores e autores no mundo. Haverá crescimento da educação no mundo e mais gente sairá da pobreza.

A vida social, as relações pessoais, a família e a amizade estarão mais fortes. O ser humano em 2018 poderá deixar de ser mais individualista e começar a pensar e a trabalhar pelo próximo e para a comunidade.

Cada um de nós deve trabalhar em sua força do caráter, buscar mais sua educação, rever a moral, cuidar da sua saúde e dos mais velhos. Estes pontos são questões fundamentais para o sucesso deste ano em nossas vidas.

Pode até parecer que em 2018 os desafios serão maiores. Mas, com força e persistência do Cão de Terra, tudo será vencido.

Após dois anos complicados, com 2016 do macaco e 2017 do galo, finalmente somos abençoados com a boa fortuna do cachorro. E já era hora. O signo do cachorro representa produtividade, entusiasmo, independência, engajamento, dinamismo, honra, lealdade e proteção. Ou seja, só coisa boa.

No horóscopo chinês, há doze animais que regem cada ano e cada pessoa (de acordo com o ano de nascimento), complementados por um elemento (madeira, fogo, terra, metal e água). Os 12 signos são: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco.

O elemento de 2018 será a Terra. "Cachorro serve o ser humano e é parceiro dele desde a antiguidade. Cachorro simboliza fidelidade, servir, guardar, proteger. Que possamos nos sentir capazes de ter fidelidade, amorosidade, de servir e de estar sempre prontos", disse Monja Coen sobre o assunto. "Que possamos continuar a procura, porque a procura é o encontro. E o encontro é a procura", concluiu ela.

AS CELEBRAÇÕES DE 15 DIAS DO ANO NOVO CHINÊS

  • No 1º dia do Ano Novo Lunar, dá-se “o acolhimento dos deuses dos céus e da terra.” As pessoas abstêm-se de comer carne no primeiro dia do novo ano, pois acredita-se que isso irá garantir uma vida longa e feliz.
  • No 2º dia, os chineses rezam para seus antepassados, bem como a todos os deuses. Acredita-se que o segundo dia é o aniversário de todos os cães.
  • O 3º e 4º dias são para os filhos prestarem homenagens a seus pais.
  • O 5º dia é chamado Po Woo. Neste dia as pessoas ficam em casa para acolher o Deus da Riqueza. Ninguém visita familiares e amigos no quinto dia, porque ele vai trazer, a ambas as partes, má sorte.
  • Do 6º ao 10º dia, os chineses visitam os parentes e amigos livremente. Visitam, ainda, os templos para rezar por boa sorte e saúde.
  • O 7º dia do Ano Novo chinês é o dia para os agricultores mostrarem os seus produtos. Estes agricultores preparam uma bebida a partir de sete tipos de vegetais para celebrar a ocasião. O sétimo dia é considerado o aniversário dos seres humanos. O macarrão é consumido para promover a longevidade e o peixe cru para o sucesso.
  • No 8º dia, o povo Fujian tem outro jantar, um reagrupamento familiar, e à meia-noite oram para Tian Gong, o Deus do Céu.
  • O 9º dia é para fazer oferendas ao Imperador de Jade.
  • Do 10º ao 12 º dia, os chineses convidam amigos e parentes para o jantar. Depois de refeições fartas, no dia 13 come-se apenas mingau de arroz simples e mostarda (soma choi) para limpar o sistema.
  • O dia 14 é para os preparativos do Festival da Lanterna, que será realizado na noite do 15º dia.
  • No 15º dia do Ano Novo chinês, realiza-se, então, o chamado Festival da Lanterna, que é comemorado à noite. Como o nome indica, as lanternas são o ponto principal deste festival, onde crianças carregam lanternas em desfiles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário