domingo, 30 de outubro de 2016

Especial Uchinanchu no Hi !



No dia 30 de outubro deste ano será comemorado pela primeira vez o Dia Mundial do Uchinanchu (Sekai Uchinanchu no Hi / 世界ウチナーンチュの日). O termo "uchinanchu" significa "pessoa de Okinawa", referindo-se aos okinawanos e seus descendentes.

A proposta de criar um dia para homenagear os uchinanchu de todo o mundo foi apresentada por dois nikkei da 3ª geração residentes na cidade de Nago, o argentino Andrés Higa e o peruano Tadashi Andres Ysa Urbina (ver foto acima). A ideia surgiu diante da existência em seus países de origem de datas comemorativas para homenagear e celebrar o país, como o Dia da Independência. Assim, eles queriam criar algo semelhante em Okinawa, já que na província, embora existam datas com o "Fukki no Hi" (Dia da Reversão de Okinawa ao Japão) e o "Irei no Hi" (Dia em Homenagem aos Mortos na Batalha de Okinawa), elas não sejam consideradas festivas.

Da entrega da petição à Câmara dos Deputados de Nago até a aprovação e o estabelecimento oficial da data, passaram-se apenas poucos meses. A rapidez do processo e o grande apoio populacional à proposta impressionaram até mesmo os seus idealizadores.

Para a escolha do Dia Mundial do Uchinanchu foi realizada uma enquete com integrantes de organizações de intercâmbio cultural, presidentes de associações okinawanas no exterior, intercambistas, entre outros. O dia 30 de outubro foi escolhido com 52% dos votos, por ser o dia que fecha o Festival Mundial Uchinanchu (Sekai no Uchinanchu Taikai / 世界のウチナーンチュ大会) deste ano. 

Nesse festival, que ocorre a cada cinco anos, descendentes de diferentes partes do mundo se reúnem para exaltar e fortalecer os laços com Okinawa. O festival já encontra-se na sua sexta edição e o anúncio oficial da instituição do Dia Mundial do Uchinanchu será realizado durante o ultimo dia do evento.

26/OUT 6º FESTIVAL MUNDIAL UCHINANCHU MUNDIAL UCHINANCHU ‘ZENYASAI PARADE’: Desfiles das comitivas estrangeiras 

27/OUT [QUI] Cerimônia de Abertura no Cellular Stadium

30/OUT [DOM] 6º FESTIVAL MUNDIAL UCHINANCHU Cerimônia de Encerramento no Cellular Stadium 

Uma enorme comitiva composto por diversas personalidades de origem Uchinanchu que vivem no Brasil embarcaram para o Japão para esta belissima comemoração. Muitos postaram ao vivo trechos do Grande show que aconteceu em Okinawa, com grandes celebridades como o trio Begin, a cantora Natsukawa Rimi e a cantoa May J. 

Para comemorar este dia, vamos postar 03 canções muto famosas que nos remetem à provincia de Okinawa. 

Begin - Shimachu nu Takara
 

Natsukawa Rimi - Asadoya Yunta

Narisoko Yuko - Dynamic Ryukyu

Fonte: http://conexaobrasil-japao.blogspot.com.br/2016/10/cultura-30-de-outubro-o-dia-mundial-do.html?m=1

sábado, 29 de outubro de 2016

Lançamento! Takeshima Hiroshi - Yoake no Karasu

Confiram o mais recente lançamento do cantor Takeshima Hiroshi, a canção "Yoake no Karasu", lançado em agosto de 2016. Este single foi lançado em duas versões, a primeira "Type A" com a canção "Slow Ballad" como segundo titulo, e a segunda versão entitulada "Type B", com a canção "Kokyou yo" como segundo titulo. Este single comemora os 15 anos de carreira do cantor. 





quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Lançamento! Oda Junpei - Haha no Mafuraa(Muffler)


Confiram o mais recente lançamento do cantor e compositor Oda Junpei, a canção "Haha no Mafuraa(Muffler)", lançado em abril de 2016.

Príncipe Mikasa, membro da família imperial japonesa, morre aos 100 anos


O príncipe Mikasa, tio do imperador japonês Akihito, morreu nesta quinta-feira (27), aos 100 anos, deixando somente quatro herdeiros para o Trono do Crisântemo, informou a Agência da Casa Imperial.

A morte de Mikasa coincide com a atenção renovada referente ao futuro da idosa e minguante família imperial e com o debate sobre a permissão para que mulheres herdem o trono, o que romperia uma tradição de sucessão exclusivamente masculina que conservadores dizem ser crucial para um costume imperial que remonta há 2.600 anos.

Mikasa era o irmão caçula de Hirohito, pai do atual imperador, por quem o Japão lutou na Segunda Guerra Mundial.

O príncipe, um estudioso de história oriental antiga, lecionou em universidades e serviu como presidente honorário do Centro de Cultura do Oriente Médio do Japão e da Sociedade Japão-Turquia.

Em agosto, o imperador Akihito, de 82 anos, deu a entender que deseja abdicar -- um gesto inédito no Japão moderno e impossível pela lei atual. Entre os quatro herdeiros homens remanescentes está o príncipe Hisahito, de 10 anos, o único neto do imperador. Os outros três são o irmão de 80 anos de Akihito e seus dois filhos de meia idade, incluindo o príncipe herdeiro Naruhito.

O Príncipe Mikasa (三笠宮崇仁, Mikasa-no-miya) (Tóquio, 2 de dezembro de 1915 — Tóquio, 27 de outubro de 2016) foi o quarto filho do Imperador Taishō do Japão e de sua consorte, a Imperatriz Teimei. Era o irmão caçula do Imperador Shōwa (Hirohito) e o único tio sobrevivente do atual Imperador, Akihito. Com a morte de sua cunhada, a Princesa Takamatsu, em 17 de dezembro de 2004, o Príncipe Mikasa se tornou o membro mais velho da Casa Imperial do Japão.

Depois de servir como oficial de cavalaria na Segunda Guerra Mundial, o Príncipe Mikasa tornou-se um letrado conferencista do Oriente Médio e de línguas semitas.

O Príncipe Takahito nasceu no Palácio Imperial, em Tóquio, durante o terceiro ano do reinado de seu pai. Na infância, era chamado de Príncipe Sumi. Entre 1922 e 1932, ele fez sua educação elementar e secundária em Gakushuin, instituição que, à época, educava meninos da nobreza japonesa.

Quando seu irmão mais velho, Hirohito, ascendeu ao Trono do Crisântemo, os demais irmãos de Takahito, o Príncipe Chichibu e o Príncipe Takamatsu, já haviam entrado no Exército Imperial Japonês e na Marinha Imperial Japonesa, respectivamente. Ele foi então matriculado na Academia Militar, sendo comissionado como subtenente do 5.° Regimento de Cavalaria, em junho de 1936.

Quando adquiriu maioridade em dezembro de 1935, seu irmão, o Imperador, concedeu-lhe o título de Príncipe Mikasa e a autorização de estabelecer um novo ramo na Casa Imperial, isto é, contrair matrimônio e ter filhos.

O Príncipe Mikasa foi elevado a tenente em 1937; a capitão em 1939; e a major em 1941. Ele serviu como oficial de Estado-Maior no quartel das Forças Expedicionárias do Japão em Nanquim, China, entre janeiro de 1943 e janeiro de 1944. Depois, serviu como oficial de Estado-Maior no Quartel Geral Imperial, em Tóquio, até a rendição incondicional japonesa em agosto de 1945.

Em 1994, um jornal revelou que, durante a Guerra do Pacífico, o Príncipe Mikasa escrevera uma polêmica indiciação da conduta do Exército Imperial do Japão na China, tendo testemunhado as atrocidades japonesas contra civis chineses. Embora o documento tivesse sido abafado, restara uma cópia, que circulou naquele ano.

No dia 22 de outubro de 1941, o Príncipe Mikasa desposou Yuriko Takagi (nascida em 1923), a segunda filha do visconde Masanori Takagi. O Príncipe a Princesa Mikasa tiveram cinco filhos, dos quais duas ainda estão vivas. As duas filhas do casal deixaram a Casa Imperial com seus casamentos.

Yasuko Konoe (26 de abril de 1944), nascida Princesa Yasuko de Mikasa; desposou, em 16 de dezembro de 1966, Tadateru Konoe, neto adotado do ex-primeiro-ministro Fumimaro Konoe e primo do também ex-primeiro-ministro Morihiro Hosokawa. Tadateru é o atual presidente da Sociedade da Cruz Vermelha do Japão. Eles têm um filho, Tadahiro.

Príncipe Tomohito de Mikasa (5 de janeiro de 1946 - 6 de junho de 2012); desposou, em 7 de novembro de 1980, Nobuko Aso, terceira filha do empresário Takakichi Aso e irmã do ex-primeiro-ministro do JapãoTaro Aso. Nobuko é também neta do ex-primeiro-ministro Shigeru Yoshida. O casal teve duas filhas.

Príncipe Katsura (11 de fevereiro de 1948 - 8 de junho de 2014); não foi casado.

Masako Sen (23 de outubro de 1951), nascida Princesa Masako de Mikasa; desposou, em 14 de outubro de 1983, Masayuki Sen, o décimo sexto grão-mestre hereditário (iemato) da Escola de Cerimônia do chá Urasenke. Eles têm três filhos: Akifumi, Takafumi e Makiko.

Príncipe Takamado (29 de dezembro de 1954 — 21 de novembro de 2002); desposou, em 6 de dezembro de 1984, Hisako Tottori, filha mais velha de Shigejiro Tottori, ex-presidente da Matsui & Co. na França. O casal teve três filhas.

Visita ao Brasil

Em 1958, por ocasião do cinqüentenário da imigração japonesa, o então jovem Príncipe Mikasa veio ao Brasil para participar das comemorações. Juscelino Kubitschek trouxe-o para conhecer Brasília (em construção), onde, após um almoço no Palácio da Alvorada, o ex-presidente brasileiro quis apresentá-lo aos colonos japoneses. Embora o embaixador japonês no Brasil tivesse explicado a ele o protocolo imperial, que proíbe qualquer cidadão comum de ficar muito próximo de um membro da Casa Imperial, Juscelino desobedeceu a tradição. Os imigrantes japoneses emudeceram e, logo depois, choraram com a presença do Príncipe Mikasa. Esteve na cidade de Marília, São Paulo, em 22 de junho de 1958 onde foi recebido pelo prefeito Miguel Argolo Ferrão, em solenidade diante de autoridades locais, inaugurou um Jardim e plantou um ipê no Paço Municipal de Marilia. O Monumento feito em pedra rústica esta neste Jardim com os dizeres: "Este ipê foi plantado por sua Alteza Imperial o Príncipe Mikasa . Marilia, 22 de Junho de 1958". Ele também esteve em Santos, onde foi recebido pelo então prefeito Sílvio Fernandes Lopes.

Carreira pós-guerra

Após a guerra, o Príncipe Mikasa estudou na Faculdade de Literatura da Universidade de Tóquio, estudando arqueologia, o Oriente Médio e línguas Semitas. Desde 1954, ele dirigiu a Sociedade Japonesa de Estudos do Oriente Médio, realizando palestras em várias universidades do país e do exterior, tais como a Universidade de Londres.

Evento! Bon Odori 2016 de Capão Bonito (SP)


terça-feira, 25 de outubro de 2016

Evento! People's Meeting Heiseinenkai no Kaikan Okinawa de Santa Maria(SP)



Olá amigos! No proximo final de semana o Heiseinenkai irá realziar o Peoples Meeting numa trade repleta de diversão! Com uma deliciosa feijoada, o evento irá contar com bingo, shows, espaço de carteado e espaço infantil!

Eu, Ricardo Nakase, irei fazer 02 apresentações especiais neste evento, a primeira às 13:30h e a segunda às 14:30h. 

Te espero lá!

People's Meeting Heiseinenkai
Data: 30/10
Local: Associação Okinawa de Vila Santa Maria
R João dos Santos Abreu, 755, Vila Espanhola, 
São Paulo, SP
(Proximo ao Hospital de Vila Nova Cachoeirinha)
Horario: das 11h às 18h
Entrada: crianças até 06 anos: gratis
de 07 à 12 anos: R$ 15,00
Acima de 13 anos: R$ 35,00

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Lançamento! Okawa Eisaku - Ichizuna Onna

Confiram o mais recente lançamento do cantor Okawa Eisaku, a canção "Ichizuna Onna", lançado em agosto de 2016. Este é o 108º single lançado e comemora os 47 anos de carreira do cantor.



Prayer For Japan! Forte Tremor de M6.6 Atinge a Provincia de Tottori


A região de Tottori sofreu diversos terremotos em sequência hoje (21/out) desde às 12h21. O primeiro tremor foi às 12h12, atingindo M4.2 (Shindo 4), e o tremor mais forte às14h07 atingindo M6.6 (Shindo 6-). Em seguida, outros três terremotos foram sentidos às 14h15, 14h30, 14h33, 14h46 e 14h50, 14h58 com magnitudes variadas, mas chegando até M5 (relativamente forte). Os tremores têm acontecido a uma profundidade de 10km, próximo a superfície. Todas elas duraram cerca de 10 segundo, segundo o noticiário da ANN. Durante a transmissão do noticiário, mais réplicas ocorreram às 14h50 e 15h53, de 3 e 4 graus.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, o tremor atingiu a magnitude M6.6, com epicentro na região Tottori Chubu a 10km de profundidade.

O tremor foi sentido com mais força em Tottori, atingindo intensidade Shindo 6- (escala japonesa), mas foi sentido também em Okayama, Hiroshima, Kagawa, Shimane, Yamaguchi e Nara com intensidades entre 3 e 6-; O tremor mais forte de hoje (M6.6) chegou a ser sentido na região central do Japão (Aichi, Mie, Gifu e Shiga), mas atingiu com força Tottori, Hyogo, Hiroshima, Ehime, Kyoto e outras províncias.

A JMA (Agência Meteorológica do Japão) informou que não há perigo de tsunami. Mas todos devem ficar alertas para possíveis réplicas.

A Magnitude é medida no epicentro do terremoto pela Escala Richter, e a intensidade é medida na superfície pela Escala Shindo, que vai de 1 a 7. Ainda não há informações concretas de cada município atingido, entretanto, as pessoas tem enviados fotos para as emissoras de TV do Japão.

Imagens das TVs japonesas mostram que algumas construções foram danificadas, e o asfalto chegou a trincar em alguns locais. 32 mil residentes ficaram sem luz em Tottori.

Autoridades alertam para réplicas de terremotos durante até 2 semanas, conforme um especialista falou a NHK. E está sendo emitido aviso aos cidadãos ao sul do Japão a ficarem atentos com tsunami, devido a posição do epicentro dos terremotos.

Em consequência do terremoto de 6 graus (fraco), nas cidades do centro da província de Tottori, 2 idosos de Hokuei-cho se feriram com lesões leves, há incêndios em Kurayoshi-shi e 1 mulher que estava manipulando uma frigideira com óleo se queimou. Algumas cidades tiveram a energia elétrica interrompida. Isso causou um pouco de congestionamento nas estradas. Algumas casas tiveram painéis solares e telhados caídos, como mostram nas fotos publicadas nas redes sociais. Parte dos trens das províncias de Tottori e Shimane pararam suas operações.

Ainda, a preocupação em relação à usina nuclear situada em Matsue (Shimane), informou que até o momento não há nenhum dano.

Kurayoshi-shi e em outras cidades de Tottori, ocorreram queda de energia elétrica. No momento, a usina nuclear de Shimane não oferece riscos, segundo a ANN.

O primeiro ministro Shinzo Abe anunciou, às 15h00, a todos os ministérios envolvidos que reúnam e repassem informações à população e acionem todos os órgãos para socorro, se for o caso.

Fonte:
http://www.portalmie.com/
http://www.ipc.digital/

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Especial! Kozakura Maiko! Brasil Turnê em Novembro! Cantora Kozakura Maiko realizará dois shows no Brasil. Apresentações acontecem nos dias 24 e 26 de novembro, em Londrina e São Paulo



Nascida na provincia de Kanagawa em junho de 1978, completa em 2016, 15 anos de carreira como integrante da nova geração do enka. Com 16 singles lançados, a cantora Kozakura Maiko comemorará o seu aniversário de carreira com uma turnê muito especial aqui no Brasil!

Cantora considerada revelação do new enka (estilo tradicional), MaikoKozakura realizará dois shows no Brasil, em novembro. A primeira parada será em Londrina (Paraná), no dia 24 de novembro; a segunda será em São Paulo, no dia 26 de novembro. Esta será a primeira vez que a artista vem ao Brasil. 

Apresentações essas que prometem – assim como no Japão – emocionar o público, de todas as idades. A popularidade é tamanha que até mesmo no Brasil suas canções são bastante interpretadas, seja nas casas de karaokês ou em concursos (taikais) que acontecem todas as semanas, em diversas localidades. 

Suas grandes habilidades artísticas são sua voz característica e cristalina, bem como especialização em dança tradicional japonesa. Na infância, logo descobriu seus talentos artísticos e iniciou os estudos para uma carreira consolidada como grande artistas. 

Assim, sua música de estreia, "Koisuru Joukamachi", foi um grande sucesso de público, atingindo o Ranking Oricon – que mede a popularidade dos artistas em território japonês. Kozakura Maiko, tornou-se, assim, a número 1 em vendas, desbancando, à época, outros artistas consagrados. 

Com uma grande legião de fãs em território japonês, desde 2001 a cantora percorre as mais diversas casas de shows do Japão para levar sua música e alegria para o púbico. Agora, trará toda a musicalidade e beleza para os palcos brasileiros. 

Com certeza esse show promete, assim como no Japão, emocionar as pessoas de todas as gerações. Seguramente, esse, que é um dos grandes show de 2016 voltados para a comunidade nipo-brasileira, proporcionará fortes emoções.

Shows Kozakura Maiko in Brasil!

24 de novembro – Londrina (PR)
Ginásio Moringão (Rua Gomes Carneiro, 315 - Boa Vista, Londrina)
Horário: 20 horas

26 de novembro – São Paulo (SP)
Local: Grande Auditório do Bunkyo (rua São Joaquim, 381, Liberdade)
Duas sessões: 14 Horas e 19 Horas

Mais informações sobre ingressos: hama.producoes@gmail.com







Evento! 06º Okinawa Fest em Vargem Bonita (DF)


6º OKINAWA FEST
22 de Outubro de 2016
A partir de 18h
Associação Nipo-brasileira de Vargem Bonita

Apresentações:
Taiko de Okinawa, Shamisen e Karate-do.

Comida Japonesa:
Okinawa Sobá, Sushi, Guioza, Yakitori e outros.

ENTRADA FRANCA

Bilhetes Antecipados: 
Okinawa Sobá (25,00)
Venda no dia (30,00)

INFORMAÇÕES:
Felipe: 61 99927 9398
Giuliana: 61 98231 2823 
Paulo: 61 98147 1331
E-mail: brasilia@matsuridaiko-brasil.com
Facebook: Ryukyu Koku Matsuri Daiko - Filial Brasília

Evento! Semana Cultural Japonesa em Curitiba (PR)



segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Lançamento! Yamamoto Joji - Futari de Hitotsu no Jinsei wo

Confiram o mais recente lançamento do cantor Yamamoto Joji, a canção "Futari de Hitotsu no Jinsei wo", lançado em agosto de 2016. Este é o seu 76º single lançado e comora os 42 anos de carreira do cantor.



Evento! Bunkasai 2016 em Santos (SP)




No domingo, dia 23 de outubro de 2016, das 10h às 17h, ocorrerá o Festival da Cultura Japonesa de Santos, o Bunkasai 2016, na Associação Japonesa de Santos, que fica Rua Paraná, nº 129, no bairro da Vila Mathias, em Santos, no Estado de São Paulo. Com entrada franca.

Uma das atrações especiais do Bunkasai 2016 será o Grupo Kiendaiko Taiko, que virá de São Bernardo do Campo para apresentar o som dos tradicionais tambores japoneses. Com oficinas, exposições e culinária japonesa, este evento trará uma belissima amostra da cultura japonesa em Santos. 

Eu, Ricardo Nakase, à convite do Kiendaiko de São Bernardo, farei uma participação especial neste evento, por volta das 15h. Esperamos todos vocês!

Bunkasai - Festival da Cultura Japonesa - em Santos (SP)
Data: 23/10/2016
Local: Associação Japonesa de Santos
Rua Paraná, 129, Vila Mathias, Santos - SP-
Horario: das 10h às 17h
Entrada Franca

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Lançamento! Yuhara Masayuki - Match

Confiram o mais recente lançamento doc antor Yuhara Masayuki, a canção "Match", lançado em agosto de 2016.



Evento! 21º Yatai Matsuri (SP)



O Yatai Matsuri é um festival gastronômico de comida japonesa que reúne as associações das províncias de Aichi, Nagano, Shiga, Oita, Wakayama e o Instituto Kasatomaru. Haverá barracas com comidas de festivais japoneses e comidas típicas de cada uma dessas províncias.

21º Yatai Matsuri
Data: 16/10/2016
Local: Associação Aichi do Brasil
R Santa Luzia, 74, Liberdade, São Paulo - SP
Das 11h às 15h
Entrada Franca

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Prayer For Japan! Vulcão no sul do Japão (Monte Aso) tem Forte Erupção


O Monte Aso, localizado em Kumamoto, teve uma forte erupção por volta da 1h46 deste sábado (8), informou a Agência Meteorológica do Japão. A Agência elevou de 2 para 3 o nível de alerta ao redor do vulcão e está verificando com mais detalhes o tamanho da erupção e se há necessidade dos moradores das proximidades buscarem abrigo.

Segundo a Agência, uma área de dois quilômetros ao redor do vulcão pode ser atingida por pedras e rochas expelidas pela erupção. Um funcionário da prefeitura de Aso disse à emissora NHK que uma grande quantidade de cinzas caía pela cidade. "Peguei o carro e me dirigi à prefeitura ao ouvir o barulho da erupção, mas não conseguia enxergar nada na minha frente", disse ele.

Em abril deste ano, o Monte Aso expeliu cinzas em uma erupção de pequena proporção, após uma série de fortes terremotos que atingiu a província de Kumamoto. O Aso, um vulcão ativo, fica a cerca de 50 quilômetros a leste da cidade de Kumamoto. As autoridades mantinham interditada uma área com raio de um quilômetro ao redor do monte.

Uma grande erupção foi registrada no local em setembro do ano passado, formando uma coluna de cinzas de dois quilômetros de altura, sem causar maiores danos.

NÍVEIS DE ALERTA PARA ERUPÇÕES VULCÂNICAS
1 - Vulcão ativo, mas adormecido, sem risco à população
2 - Não chegar perto da boca do vulcão
3 - Não se aproximar do vulcão
4 - Preparar evacuação
5 - Evacuar o mais rápido possível

Como o som estrondoso, depois de 36 anos em inatividade o Monte Aso entrou em erupção explosiva. Segundo o jornal Asahi, logo em seguida a população ouviu pelos auto-falantes de prevenção de desastres sobre a ocorrência, pedindo para os moradores mais próximos da cratera para evacuarem de suas casas.

De acordo com depoimentos colhidos, “pequenas pedras começaram a cair ao som de chuva forte, logo depois da erupção explosiva. Em seguida, cinzas vulcânicas começaram a cobrir as ruas e sentimos cheiro de enxofre”.

A cidade de Aso fica a cerca de 8 Km da cratera, segundo o depoimento de um funcionário da prefeitura, colhido pelo Asahi. “Estamos sem energia elétrica e do lado de fora chove cinzas vulcânicas”, afirmou ao jornal.

A cidade de Aso estabeleceu 12 pontos de abrigo, incluindo a prefeitura, para os moradores que deixaram suas casas. 

De acordo com a agência, junto com a atividade vulcânica, ocorreu um abalo sísmico de intensidade 2. As cinzas vulcânicas deverão atingir as províncias de Oita, Yamaguchi, Hiroshima, Okayama, Hyogo, Kagawa, Ehime, Kochi e Tokushima. Há possibilidade da ocorrência de novas erupções.

Os meios de transporte público estão com suas operações interrompidas nesta manhã de sábado.

Fonte: 
http://www.alternativa.co.jp/Noticia/View/61904/Vulcao-no-sul-do-Japao-tem-forte-erupcao-nivel-de-alerta-sobe-para-3

http://www.portalmie.com/atualidade/aconteceu-hoje/2016/10/depois-do-terremoto-de-kumamoto-agora-o-vulcao-em-erupcao-explosiva-com-plume-de-11-mil-metros/

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Enka! Wada Akiko - All Right!!! / Ano Kane wo Narasunowa Anata


Olá amigos do Enka mania! Hoje vamos falar de uma grande personalidade do Japão. Vamos falar da cantora Wada Akiko!

Nascida na Koreia do Sul em abril de 1950, ela foi naturalizada japonesa aos 05 anos de idade. Com uma voz poderosa e sua estatura acima da média japonesa (1,74cm), ela chama muita atenção pelo seu jeito extrovertido e pela sua voz grave.

Durante seus 66 anos de idade, ela já passou por 02 casamentos e um tratamento de câncer de utero. 

Com 92 singles lançados durante sua carreira, hoje ela é uma das personalidades mais lembradas no Japão. Além de cantora, ela também é atriz e faz diversas participações na midia japonesa em programas humoristicos. O estilo musical dela não é o enka, mas sim, o jazz e blues. 

Assistam um episodio no programa Monomane (programa de imitações)

Em 2016 ela completa 48 anos de carreira com 39 participações no show de final de ano Kouhaku Utagasen da TV NHK. 

Confiram na sequência o video da sua música de estreia "Hoshizora no Kodoku". Em seguida o video de uma de suas canções mais famosas, a canção "Mother", seu 60º single, lançada em 1996. Em seguida confiram o video de sau canção mais famosa, "Ano Kane wo Narasunowa Anata", lançado em 1972 e que lhe rendeu o prêmio Record Taisho, o maior prêmio da industria fonografica japonesa. E por último, o video da canção "All Right!!!", lançado em julho de 2016. 








quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Evento! Festival ABEUNI 2016 (SP)



No dia 09 de outubro traga seus amigos e familiares para o Festival ABEUNI 2016 e venha passar um domingo gostoso com a gente, recheado de comida boa, atrações culturais e muita diversão. Teremos apresentações artísticas, rodadas de bingo, workshops para aprimorar suas habilidades manuais e muito mais. 

Este ano o tema do evento é a paz. Atualmente vivemos em um cenário em que crise, discordâncias e guerras são realidade. Acreditamos que um mundo com mais harmonia seria muito melhor e é essa a mensagem que queremos passar para vocês. Acompanhe os posts aqui no evento e fique por dentro! 

Para saber mais sobre o evento, acesse: www.abeuni.org.br/festival

Entrada: R$ 5,00 antecipado | R$ 10,00 na porta 
Isenção para menores de 10 e maiores de 60 anos. 

O Festival ABEUNI é um importante evento da ABEUNI e toda sua renda é revertida para as atividades assistenciais da entidade. Além de passar um dia agradável com a gente, com muita comida e diversão, você ainda colabora com o atendimento de pessoas que vivem em comunidades menos favorecidas de São Paulo e arredores. 

Você já comprou o seu convite antecipado para o Festival ABEUNI?!?! Adquira o seu em um dos nossos pontos de vendas!

Fancy Goods 
R. Galvão Bueno, 224 - Liberdade 
Tel: 3277-7267

Lakuen Hair Studio 
R. Domingos de Morais, 2324 - Vila Mariana 
Tel: 5081-7444

Mercearia ENMAN 
Av. Jabaquara, 1588 - Saúde 
Tel: 2578-5269

Absoluta Moda Feminina
Av. Conselheiro Carrão, 2813B – Vila Carrão
Tel: 2679-6770

Você não vai perder, né?? Anote na sua agenda: 09 de outubro.

Esperamos você lá! 

FESTIVAL ABEUNI 
09 de outubro | das 11h às 18h 
Colégio Santa Amália (Av. Jabaquara, 1673 - próximo ao metrô Saúde) 
Contato: festival@abeuni.org.br

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Lançamento! Yamamoto Aki - Tasogare Honsen

Confiram o mais recente lançamento da cantora Yamamoto Aki, a canção "Tasogare Honsen", lançado em setembro de 2016. Este single comemora os 10 anos de carreira da cantora.





Evento! 07º Festa Japonesa da Associação Okinawa Carandiru (SP)




Olá amigos! No proximo dia 09/10 acontecerá na sede da Associação Okinawa do Carandiru na Zona Norte de São Paulo a 07º Festa Japonesa! Este evento contará com a venda de comidas titpicas como Yakisoba, Tempurá, Karê, etc. Haverá também apresentação de dança tradicional de Okinawa, apresentação da Banda Uchiná e do cantor Ricardo Nakase. 

A Associação Okinawa do Carandirú é formada basicamente por membros de uma grande familia. Com a inaugruação oficial de sua sede em 2015, hoje conta com um calendário de eventos bem diversificados em sua sede. Animação é o que não falta pra esta turma! A Associação Okinawa do Carandiru também é a casa da Banda Uchiná, que tem a maior parte de seus integrantes como mebro das familias que compõe a associação.

Eu, Ricardo Nakase, terei a grande honra em me apresentar às 18:30h como cover do cantor Mikawa Kenichi e depois às 20H junto da Banda Uchiná! Te esperamos lá!

07ª Festa Japonesa Associação Okinawa do Carandiru
Dia 09/10
Das 17H às 21:30h
Local: R Aldeia Vinte de Setembro, 70, Vila Gustavao, São Paulo-SP
Entrada Franca
Facebook:https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Okinawa-Carandiru-1744035799200237/

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Prayer For Japan! Ganbare Nipon! Hana wa Saku ~Flowers Will Bloom


Olá amigos do Enka Mania! Hoje iremos postaresta linda canção em apoio ao Japão que está prestes à passar por mais um desafio imposto pela natureza! O Tufão Nº 18 desta temporada promete ser um dos mais fortes já registrados pelo Japão. Estamos torcendo para que não aocnteça nada de grave! 

Hoje, como mensagem de esperança e força, vamos trazer a canção "Hana wa Saku", Esta canção foi lançada em 2012, como forma de apoio à vitimas do grande Tsunami que assolou o Japão em 2011. Esta linda canção já foi regravada por varios artistas desde o seu lançamento, e esta é uma singela mensagem de força que estamos enviando ao Japão! 

Confiram este lindo video com a canção "Hana wa Saku", interpretada pela cantora mirim Suzuki Ryo. 

Prayer For Japan! Tufão Nº 18 Chega à Okinawa e Gera Alerta Tokubetsu Keiho


O forte tufão número 18 deve se aproximar de Okinawa e Amami entre os dias 3 e 4, trazendo fortes chuvas e rajadas de vento de 234 km/h. A altura das ondas pode chegar a 10 metros. A velocidade dos ventos será a mesma do tufão número 17, que passou por Okinawa em setembro de 2012. Na capital Naha, as rajadas chegaram a 220 km/h, derrubando postes e tombando veículos.

O Aeroporto de Naha informou que as companhias aéreas estão cancelando os voos marcados para o dia 3. Depois de passar por Okinawa, o tufão deve se dirigir ao centro do Japão, onde está previsto chegar por volta do dia 5.

O olho do tufão de número 18 (Chaba), deverá chegar na parte central de Okinawa este final de tarde. Ele é considerado muito forte e traz consigo vendavais, além de chuvas intensas, de 200 mm até a tarde de terça-feira (4), o que requer cuidados com deslizamentos, enchentes e inundações.

A Agência de Meteorologia do Japão estima que o taifu deverá se deslocar para a região de Kyushu até quarta-feira (5) desta semana. Depois, a previsão é que ele avance pelo restante do país. A partir da manhã de 6, deverá mudar para ciclone extratropical.Os vôos que partem dos principais aeroportos como Haneda, Narita, Centrair e Osaka, com destino a Naha ou Ishigakijima (Okinawa) estão todos suspensos.

Batizado de Chaba, o tufão número 18 pode se transformar no sétimo a atingir a região central do país este ano.

O tufão N18 "devastador" gerou Tokubetso Keiho (alerta especial) em Okinawa, devido ao perigo de catástrofe iminente. Rajadas de ventos de mais de 300km/h e tempestades fortíssimas são esperadas.

Com a chegada do tufão N18 às ilhas de Okinawa, foi emitido o Tokubetsu Keiho 特別警報 (alerta especial) às19h02 de hoje (3/out), devido às fortes chuvas, tempestades e fortes ondas que poderão atingir a região incluindo a ilha principal.

A pressão central do tufão ficou mais forte, chegando a 905 hecto pascais, com ventos de mais de 200km/h, mas com rajadas de ventos de mais de 300km/h. O tufão está se movendo a 20km/h e se manteve a classificação de “violento” ou “devastador” – 猛烈な. Ondas de até 11 metros de altura podem castigar a costa de algumas regiões em Okinawa.

Segundo a JMA, o forte tufão N18 terá maior influência da região entre esta noite e a manhã do dia 4 (terça). Segundo a NHK, neste momento fortes ventos estão atingindo Okinawa, e alertas de evacuação estão sendo emitidos em muitas regiões, pois há possibilidade de uma grande catástrofe.

Autoridades estão pedindo aos moradores que sigam as orientações das prefeituras, e quando emitirem ordens de evacuação atenderem prontamente. O perigo é maior em regiões litorâneas, pois além dos ventos e chuvas, a maré pode subir e invadir a costa.

O Tokubetsu Keiho ou Alerta Especial é emitido quando o risco de danos é muito maior do que os níveis normais de tempestades. Este alerta foi criado em agosto de 2013. Este alerta é emitido quando a pressão central do tufão for menor a 910 hecto pascais ou a velocidade máxima na área central do tufão ultrapassar 192km/h.

Fontes:
http://www.ipc.digital/taifu-muito-forte-chega-a-okinawa-e-atingira-boa-parte-do-japao-esta-semana/

http://www.portalmie.com/atualidade/desastres-naturais/avisos-de-emergencia/2016/10/okinawa-alerta-de-perigo-de-devastacao-tokubetsu-keiho/

http://silviakikuchi.jp/tufao-se-aproxima-com-rajadas-de-234-kmh

domingo, 2 de outubro de 2016

Especial Misora Hibari!


Olá amigos do Enka Mania! Para iniciarmos o mês de outubro, vamos falar de uma das maiores cantoras damúsica japonesa de todos os tempos! 

A cantora Misora Hibari, nascida em maio de 1937 na provincia de Yokohama, é considerada até hoje como uma das maiores referências da mídia japonesa. Iniciou sua carreira aos 12 anos de idade, em 1949, com a canção "Kanashiki Kuchibue". Desde muito jovem ela impressionava pela poderosa voz e pelo seu grande talento. Aos 09 anos de idade chegou a impressionar o grande maestro Koga Masao ao interpretar a canção "Ringo no Uta"no programa "Shiroto Nodojiman" da NHK. 

Em 1954 fez sua primeira participação no show de final de ano Kouhaku Utagasen da TV NHK, que naquele ano estava em sua 05º edição, e convidava os artistas de maior destaque na midia japonesa daquele ano. Em sua estreia neste grandioso evento, ela interpretou a canção "Hibari no Madorosusan".

Em 1962, Misora Hibari se casou com o ator e cantor Kobayashi Akira. Este episodio é tido como o inicio de uma serie de dificulades na vida pessoal da cantora. Após 02 anos de um casamento conturbado, eles se divoricaram, e naquela época, o divorcio não era visto com bons olhos pela comunidade japonesa. Neste mesmo período, o pai da cantora Misora Hibari veio à falecer aos 50 anos de idade. 

Logo após o divorico, a cantora Misora Hibari investiu em sua carreira, e lançou em 1965 o single "Yawara", logo após as Olimpiadas de Tokyo, que lhe rendeu o prêmio no Nipon Record Taisho (maior premio da industria fonografica japonesa) e alcançou a incrivel marca de 180 milhões de copias vendidas. 

Após este single, vieram uma sequência de grandes sucessos como "Kanashii Sake" (1966, alcançou a marca dos 145 milhões de copias vendidas), "Geido Ichidai" e "Makkana Taiyo". 

Em 1970 a cantora Misora Hibari se apresentou no Brasil à pedido do famoso jornal Nikey "São Paulo Shinbun".

Em 1973, um grande escândalo abalou a carreira da cantora. O irmão mais novo, Tetsuya Kato, se envolveu com a máfia japonesa. Misora Hibari teve de escolher entre apoiar a familia ou manter sua carreira. e neste momento ela decidiu abrir mão de sua carreira. Naquele mesmo ano ela recusou o convite para participar do Kouhaku Utagasen após 10 anos de participações consecutivas. Após este episodio, ela teve um declinio nas participações nos programas e shows. 

Nos anos seguintes houveram uma sequência de episodios trsites na vida pessoal da cantora Misora Hibari. Com a morte do seu irmão, em seguida a morte da mãe e de sua grande amiga, a cantora Eri Chiemi. 

A única companhia que ela tinha era o filho dos eu falecido irmão, Kazuya Kato, o qual ela adotou como filho. 

Em 1987 a cantora Misora Hibari teve de parar uma turnê devido à dores insuportáveis devido à uma lombalgia. Durante o tratamento, descobriu-se uma hepatite crônica que estava comprometendo as funções do fígado. A cantora decidiu não divulgar os motivos reais da pausa em sua turnê e inciou os tratamentos de forma discreta. Mesmo com fortes dores e com os efeitos colaterais dos remédiso ela continuou os shows. 

Em meados daquele mesmo ano, dois grandes amigos da cantora faleceram, o cantor Tsuruta Koji e o cantor Ishihara Yujiro. Foi um grande golpe, mas a cantora, ao receber alta de uma internação ela divulgou à midia a real situação de seu estado de saúde e anunciou o seud esejo de continuar cantando. Naquele mesmo ano lançou o single "Midare Gami". 

No início de 1988, já com a saúde debilitada, a cantora Misora Hibari decidiu fazer um enorme concerto, seria uma especie de despedida. Foi escolhido o Tokyo Dome, o maior estádio do Japão onde grandes artistas internacionais já haviam se apresentado como Miccky Jagger e Bowwie. Mesmo com dores insuportáveis e uma condição fisica que não permitia muitos esforços, a cantora acompanhou todos os detalhes deste grande evento. O seu camarim foi montado especialmente para o seue stado de saude e os medicos e ambulancias ficaram à disposição. 

Este show ficou marcado na historia da música japonesa como um dos mais belos e tristes de todos até hoje. 

Em 1988, já com a doença em estado avançado, a cantora lançou a canção que até hoje é uma das mais conhecidas e cantadas na músca japonesa, a canção "Kawa no Nagare no Youni". Em fevereiro de 1989 ela fez seu ultimo show.   Em 24 de junho de 1989 a cantora não resistiu e faleceu devido às complicações respiratorias aos 52 anos de idade. 

Foram mais de 170 filmes, 118 singles, 18 participações no show de final de ano Kouhaku Utagasen da TV NHK, mais de 30 novelas e diversos prêmios. Com uma carreira intensa e uma vida pessoal conturbada, ela deixou grandes obras e um grande exemplo de quem lutou até o fim. 

Confiram na sequência um documentário sobre a cantora Misora Hibari, o video clipe da canção "Kawa no Nagre no Youni" e um trecho do show feito no Tokyo Dome com as canções "Ai San San" e "Jinsei Ichiro". E por último o video da canção "Owarinaki Tabi", esta foi uma das ultimas canções gravadas pela cantora em forma de agradecimento e despedida aos fãs.