Olá amigos do Enka Mania! Para iniciarmos o mês de outubro, vamos falar de uma das maiores cantoras damúsica japonesa de todos os tempos!
A cantora Misora Hibari, nascida em maio de 1937 na provincia de Yokohama, é considerada até hoje como uma das maiores referências da mídia japonesa. Iniciou sua carreira aos 12 anos de idade, em 1949, com a canção "Kanashiki Kuchibue". Desde muito jovem ela impressionava pela poderosa voz e pelo seu grande talento. Aos 09 anos de idade chegou a impressionar o grande maestro Koga Masao ao interpretar a canção "Ringo no Uta"no programa "Shiroto Nodojiman" da NHK.

Em 1962, Misora Hibari se casou com o ator e cantor Kobayashi Akira. Este episodio é tido como o inicio de uma serie de dificulades na vida pessoal da cantora. Após 02 anos de um casamento conturbado, eles se divoricaram, e naquela época, o divorcio não era visto com bons olhos pela comunidade japonesa. Neste mesmo período, o pai da cantora Misora Hibari veio à falecer aos 50 anos de idade.
Logo após o divorico, a cantora Misora Hibari investiu em sua carreira, e lançou em 1965 o single "Yawara", logo após as Olimpiadas de Tokyo, que lhe rendeu o prêmio no Nipon Record Taisho (maior premio da industria fonografica japonesa) e alcançou a incrivel marca de 180 milhões de copias vendidas.
Após este single, vieram uma sequência de grandes sucessos como "Kanashii Sake" (1966, alcançou a marca dos 145 milhões de copias vendidas), "Geido Ichidai" e "Makkana Taiyo".
Em 1970 a cantora Misora Hibari se apresentou no Brasil à pedido do famoso jornal Nikey "São Paulo Shinbun".
Em 1973, um grande escândalo abalou a carreira da cantora. O irmão mais novo, Tetsuya Kato, se envolveu com a máfia japonesa. Misora Hibari teve de escolher entre apoiar a familia ou manter sua carreira. e neste momento ela decidiu abrir mão de sua carreira. Naquele mesmo ano ela recusou o convite para participar do Kouhaku Utagasen após 10 anos de participações consecutivas. Após este episodio, ela teve um declinio nas participações nos programas e shows.
Nos anos seguintes houveram uma sequência de episodios trsites na vida pessoal da cantora Misora Hibari. Com a morte do seu irmão, em seguida a morte da mãe e de sua grande amiga, a cantora Eri Chiemi.

Em 1987 a cantora Misora Hibari teve de parar uma turnê devido à dores insuportáveis devido à uma lombalgia. Durante o tratamento, descobriu-se uma hepatite crônica que estava comprometendo as funções do fígado. A cantora decidiu não divulgar os motivos reais da pausa em sua turnê e inciou os tratamentos de forma discreta. Mesmo com fortes dores e com os efeitos colaterais dos remédiso ela continuou os shows.
Em meados daquele mesmo ano, dois grandes amigos da cantora faleceram, o cantor Tsuruta Koji e o cantor Ishihara Yujiro. Foi um grande golpe, mas a cantora, ao receber alta de uma internação ela divulgou à midia a real situação de seu estado de saúde e anunciou o seud esejo de continuar cantando. Naquele mesmo ano lançou o single "Midare Gami".
No início de 1988, já com a saúde debilitada, a cantora Misora Hibari decidiu fazer um enorme concerto, seria uma especie de despedida. Foi escolhido o Tokyo Dome, o maior estádio do Japão onde grandes artistas internacionais já haviam se apresentado como Miccky Jagger e Bowwie. Mesmo com dores insuportáveis e uma condição fisica que não permitia muitos esforços, a cantora acompanhou todos os detalhes deste grande evento. O seu camarim foi montado especialmente para o seue stado de saude e os medicos e ambulancias ficaram à disposição.
Este show ficou marcado na historia da música japonesa como um dos mais belos e tristes de todos até hoje.

Foram mais de 170 filmes, 118 singles, 18 participações no show de final de ano Kouhaku Utagasen da TV NHK, mais de 30 novelas e diversos prêmios. Com uma carreira intensa e uma vida pessoal conturbada, ela deixou grandes obras e um grande exemplo de quem lutou até o fim.
Confiram na sequência um documentário sobre a cantora Misora Hibari, o video clipe da canção "Kawa no Nagre no Youni" e um trecho do show feito no Tokyo Dome com as canções "Ai San San" e "Jinsei Ichiro". E por último o video da canção "Owarinaki Tabi", esta foi uma das ultimas canções gravadas pela cantora em forma de agradecimento e despedida aos fãs.
Que história ! Que pena ela se foi tao cedo , aos 52 anos . A Tereza Teng aos 51 anos, ambas donas de belíssimas vozes .
ResponderExcluira musica era a vida para ela!
ResponderExcluirMissora Hibari inesquecível... de geração em geração ficará guardada por longos anos no coração de quem ama a música japonesa!!! Saudade...
ResponderExcluir