Mulan é o trigésimo-sexto filme de animação dos estúdios Disney e foi originalmente lançado nos cinemas dos EUA em 19 de Junho de 1998 e faz parte da era renascentista do estudio. Ele foi dirigido por Tony Bancroft e Barry Cook e dublado na versão original por Ming-Na, Eddie Murphy, B. D. Wong e Frank Welker.
O longa foi o primeiro de três filmes primeiramente produzidos nos estúdios de animação da Disney no Disney-MGM Studios em Orlando, Florida. O desenvolvimento do filme começou em 1994, quando alguns supervisores artísticos foram enviados à China para ter contato cultural e artístico.
Mulan mostra uma corajosa jovem chinesa que se passa por um guerreiro no lugar de seu pai debilitado e ajuda o exército imperial chinês a expulsar os invasores hunos.
A história se passa no ano 450 d.C., quando o vilão Shan-Yu, líder dos Hunos (na verdade os Xiongnu), invade a China Imperial, revoltado com a construção da Grande Muralha. O Imperador ordena que um homem de cada família seja convocado para servir ao exército e ajudar na expulsão dos invasores. A jovem Fa Mulan, sabendo que seu pai, o ex-soldado Fa Zhou, está velho e doente e, portanto, não resistiria à guerra, decide assumir o lugar dele, se disfarça de homem e se apresenta no exército com a armadura e a espada de seu pai. Os ancestrais da família Fa sabem que se seu segredo for descoberto ela será condenada à morte por traição e decidem mandar o Grande Dragão de Pedra (uma espécie de deus supremo da Mitologia Chinesa) para trazê-la de volta. Mas o dragãozinho Mushu, cuja única função no templo é fazer soar o gongo para acordar os outros ancestrais, quebra acidentalmente a estátua do tal dragão ao tentar fazê-la ganhar vida e, temendo a ira dos ancestrais, resolve, às escondidas, ajudar Mulan a voltar vitoriosa da guerra e assim conseguir se tornar guardião da família.
A trilha sonora do filme é creditada por iniciar a carreira da cantora pop Christina Aguilera, cuja primeira canção a ser lançada nos EUA foi "Reflection", o primeiro single da trilha sonora de Mulan. Reflection tem 2 versões em espanhol, pois o filme possui versões separadas, uma em espanhol para a Espanha (cantada por Malú) e outra, para a América latina (cantada por Lucero). Outras versões internacionais incluem a versão brasileira de Sandy & Júnior("Imagem"), uma versão coreana cantada por Lena Park e uma versão em mandarim por Coco Lee.
Confiram 02 trechos deste grande clássico da Disney que embalou muitas infâncias. Vale a pena conferir este lindo desenho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário