O Hinamatsuri, festa típica japonesa, que ocorre dia três de março, representa o dia das meninas. A característica do Hinamatsuri são as bonecas tradicionais, que ficam expostas em plataformas com panos vermelhos. Bonecas que representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais, senhoras da corte, músicos com as vestimentas tradicionais do período Heian. Um jogo completo tem cerca de 15 bonecas, além de objetos de decoração, uma laranjeira e uma cerejeira, um espelho, instrumentos musicais, entre outros.

O segundo degrau traz três senhoras da corte (三人官女, San-nin kanjo). Entre elas há um recipiente.
No terceiro degrau estão cinco músicos(五人囃し, Go-nin bayashi). Cada um segura um instrumento musical e o cantor, um leque.
As outras plataformas são compostas de mobílias em miniaturas, ferramentas, carruagens, entre outros. Dois bonecos de ministros (ががく, Zuijin), são dispostos à direita e à esquerda, no quinto degrau.


O costume de exibir as bonecas teve início durante o período Edo. O Hinamatsuri é oriundo de um antigo costume japonês chamado Hina-nagashi (雛流し), no qual bonecas feitas de papel eram colocadas num rio, levando consigo os males ou os maus espíritos protegendo assim seus donos. Antigamente as pessoas acreditavam que as bonecas possuíam o poder de afastar os maus espíritos, e assim protegeria o dono.
Confiram esta linda canção do estilo Doyo (canção infantil tradicional) que expressa bem esta data especial, o Hina Matsuri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário