A Associação Cultural e Desportiva Nikkei de São Miguel promove o Bon Odori neste domingo, com apresentações de danças típicas, taiko, yosakoi soran, radio taisso e rizumo taisso. Gastronomia com diversas opções: yakissoba, sushi, tempurá, espetinho, pastel e doces japoneses.
Olá amigos! Eu, Ricardo Nakase, farei uma participação especial no 07º Bon Odori de São Miguel Paulista apresentando canções tradicionais em parceria com o Grupo de Dança Corpus Line de Mogi da professora Andrea Toledo no dia 01/12 às 13h! Te espero lá!!
7º Bon Odori de São Miguel
01/12 das 12h às 20h
Ingresso: Grátis.
Local: Campo de Gateball - Rua Mohamed Ibrahim Saleh, 1021 - São Miguel - São Paulo-SP
A Fundação Japão apoia o evento em comemoração aos 40 anos do Curso de Cerimônia do Chá na Universidade de São Paulo.
O Centro de Estudos Japoneses da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e Centro Chado Urasenke do Brasil promovem cerimônia de chá, palestras e exposição de ikebana.
Data: 29 e 30 de novembro de 2019
Local: Casa da Cultura Japonesa
Av. Professor Lineu Prestes, 159 - Cidade Universitária
Do dia 25/11 a 29/11 será realizado o Bunkasai - Evento cultural japonês na UNESP Assis.
Durante a tarde teremos oficinas (segunda a quinta) e exibição de filme (todos os dias). No último dia faremos a noite cultural com apresentações de dança, música, haikai, entre outros.
No próximo domingo, dia 24/11, teremos uma deliciosa I C E P A R T Y🍦🍧🍨 no espaço do Buffet Yano em parceria com a Renata Watanabe assessoria.
Parte da renda será revertida em prol das atividades da Kodomo.No Sono e do Templo Budista Jodoshu Betsuin Nippakuji. 🙇♀️🙇♂️
O yakissoba e o sorvete já estão inclusos no convite, feitos por Carlos Murakami da MK Eventos. 😋
O evento ainda contará com shows orientais, bingo (1 cartela já inclusa no convite), sorteios (inclusos no convite) e muitas outras comidinhas...
E a partir das 18h a baladinha vai rolar solta com o DJ Mauricio Oharomari do Okinawa Social Dance comandando a pista e o sensei Marcos Otsu coordenando os passinhos e fazendo todos dançarem!! 💃🕺🏻
Não fique fora desta festa!!!
Tire o dia para se divertir e ainda ajudar o proximo ❤
Este ano tivemos a honra de ter entre nós um grupo contemplado pelo projeto Embaixador da Boa Vontade de Okinawa, o Grupo Ryukyu Buyô que brilhantemente preserva e divulga a #dança clássica de Okinawa. Foram vários cursos com a professora graduada em Dança Clássica, em Okinawa, Juliana Izu da academia de dança Takaryu Hana no Kai de São Paulo, durante um ano.
.
👉Os Embaixadores da Boa Vontade de Okinawa são pessoas da comunidade okinawana, nomeadas pelo Governo de Okinawa, que fomentam a relação entre as comunidades afim de preservar, expandir e divulgar a rica cultura de Okinawa.
.
O Show Tradições de Okinawa é o encerramento desse projeto que será realizado durante o Okinawa Matsuri, na ACROL (R. Jaguaribe, 232 - Londrina). Um oportunidade imperdível de apreciar a tradição okinawana:
.
🔸Danças clássicas que eram performadas no Paço Imperial do Reino Ryukyu (Okinawa) para receber os emissários do Império da China;
🔸Danças que retratam os costumes e a vida do povo okinawano, cuja característica é a alegria e sua vocação para o canto e dança, sempre acompanhados pelo sanshin ou shamisen (instrumenro de três cordas);
Olá amigos do Enka Mania! O ano de 2019 foi marcado pelos 30 anos de despedida da maior representante da música japonesa, a cantora e atriz Misora Hibari. Em homenagem à esta grande artista, Através da tecnologia AI de Inteligência Artificial, foi produzida uma nova canção para a alegria e surpresa de todos os fãs. Após 30 anos, o compositor Akimoto Yasushi (compositor da letra da canção "Kawa no Nagare no Youni) foi convidado à compor a letra de uma nova canção que traduzisse uma mensagem profunda através da voz da saudosa Misora Hibari. A cantora Tendo Yoshimi foi convidada à colaborar com a captação de movimentos e expressão corporal para a criação do holograma. Para a criação do figurino, foi convidada a estilista Mori Hanae, que também produzia os figurinos para a Misora Hibari. Destas parcerias, a canção "Arekara" foi criada. Neste ano, a 70º edição do Kouhaku Utagasen da TV NHK trará como participação especial a apresentação da saudosa Misora Hibari através da tecnologia AI de Inteligência Artificial. Muitos fãs aguardam ansiosamente por este momento. Confiram abaixo a matéria que publicamos em homenagem aos 30 anos de falecimento da cantora Misora Hibari e na sequência, video do processo de produção do projeto "Arekara" e o video da apresentação da música ao publico.
Misora Hibari. Nascida em maio de 1937 na provincia de Kanagawa, Misora Hibari se tornou o maior expoente da música japonesa reconhecida até os dias de hoje. Esta grande estrela possuiu uma carreira brilhante, em contraste à sua vida pessoal marcada por episódios com menos brilho. Ao longo dos seus 40 anos de carreira, Misora Hibari gravou aproximadamente 170 filmes, 230 apresentações de teatro, 120 singles e aproximadamente 1500 músicas gravadas, sendo 03 lançamentos póstumos.
Foram 18 apresentações no show de fim de ano Kohaku Utagasen da TV NHK, programa onde as pessoas de maior destaque do ano se apresentam encerrando o ano japonês, e mais 06 homenagens póstumas á cantora. Iniciou sua carreira aos 12 anos de idade, em 1949, com a canção "Kanashiki Kuchibue". Desde muito jovem ela impressionava pela poderosa voz e pelo seu grande talento. Aos 09 anos de idade chegou a impressionar o grande maestro Koga Masao ao interpretar a canção "Ringo no Uta"no programa "Shiroto Nodojiman" da NHK.
Em 1954 fez sua primeira participação no show de final de ano Kouhaku Utagasen da TV NHK, que naquele ano estava em sua 05º edição, e convidava os artistas de maior destaque na midia japonesa daquele ano. Em sua estreia neste grandioso evento, ela interpretou a canção "Hibari no Madorosusan".
Em 1962, Misora Hibari se casou com o ator e cantor Kobayashi Akira. Este episodio é tido como o inicio de uma serie de dificuldades na vida pessoal da cantora. Após 02 anos de um casamento conturbado, eles se divorciaram, e naquela época, o divorcio não era visto com bons olhos pela comunidade japonesa. Neste mesmo período, o pai da cantora Misora Hibari veio à falecer aos 50 anos de idade.
Logo após o divorcio, a cantora Misora Hibari investiu em sua carreira, e lançou em 1965 o single "Yawara", logo após as Olimpiadas de Tokyo, que lhe rendeu o prêmio no Nipon Record Taisho (maior premio da industria fonografica japonesa) e alcançou a incrivel marca de 180 milhões de copias vendidas. Após este single, vieram uma sequência de grandes sucessos como "Kanashii Sake" (1966, alcançou a marca dos 145 milhões de copias vendidas), "Geido Ichidai" e "Makkana Taiyo".
Em 1970 a cantora Misora Hibari se apresentou no Brasil à pedido do famoso jornal Nikkey "São Paulo Shinbun".
Em 1973, um grande escândalo abalou a carreira da cantora. O irmão mais novo, Tetsuya Kato, se envolveu com a máfia japonesa. Misora Hibari teve de escolher entre apoiar a familia ou manter sua carreira. e neste momento ela decidiu abrir mão de sua carreira. Naquele mesmo ano ela recusou o convite para participar do Kouhaku Utagasen após 10 anos de participações consecutivas. Após este episodio, ela teve um declinio nas participações nos programas e shows.
Nos anos seguintes houveram uma sequência de episodios tristes na vida pessoal da cantora Misora Hibari. Com a morte do seu irmão, em seguida a morte da mãe e de sua grande amiga, a cantora Eri Chiemi.
A única companhia que ela tinha era o filho do seu falecido irmão, Kazuya Kato, o qual ela adotou como filho.
Em 1987 a cantora Misora Hibari teve de parar uma turnê devido à dores insuportáveis devido à uma lombalgia. Durante o tratamento, descobriu-se uma hepatite crônica que estava comprometendo as funções do fígado. A cantora decidiu não divulgar os motivos reais da pausa em sua turnê e inciou os tratamentos de forma discreta. Mesmo com fortes dores e com os efeitos colaterais dos remédios ela continuou os shows.
Em meados daquele mesmo ano, dois grandes amigos da cantora faleceram, o cantor Tsuruta Koji e o cantor Ishihara Yujiro. Foi um grande golpe, mas a cantora, ao receber alta de uma internação ela divulgou à midia a real situação de seu estado de saúde e anunciou o seu desejo de continuar cantando. Naquele mesmo ano lançou o single "Midare Gami".
No início de 1988, já com a saúde debilitada, a cantora Misora Hibari decidiu fazer um enorme concerto, seria uma especie de despedida. Foi escolhido o Tokyo Dome, o maior estádio do Japão onde grandes artistas internacionais já haviam se apresentado como Micky Jagger e Bowie. Mesmo com dores insuportáveis e uma condição fisica que não permitia muitos esforços, a cantora acompanhou todos os detalhes deste grande evento. O seu camarim foi montado especialmente para o seu estado de saude e os medicos e ambulancias ficaram à disposição. Em abril de 1988, Misora Hibari faz o seu último e mais belo show de sua carreira no Tokyo Dome. Foram 39 músicas interpretadas belissimamente, mesmo com as dores e a falta de ar que já a haviam debilitado.
Este show ficou marcado na historia da música japonesa como um dos mais belos e tristes de todos até hoje.
Em 1988, já com a doença em estado avançado, a cantora lançou a canção que até hoje é uma das mais conhecidas e cantadas na músca japonesa, a canção "Kawa no Nagare no Youni". Em janeiro de 1989, Misora Hibari lança o single "Kawa no Nagare no Youni", sua útlima e uma das mais belas canções que se tornou um grande clássico da música japonesa, não só por possuir uma belissima letra, mas também pela importância desta canção na vida da cantora Misora Hibari. No ano do lançamento desta linda canção, a cantora Misora Hibari já se encontrava acometida de uma doença grave no figado que a estava debilitando ainda mais. No mês de fevereiro do mesmo ano, Misora Hibari precisou abandonar sua turnê pela agravação de sua doença. No mês de março, foi diagnosticado pneumonia idiopática intersticial, mas mesmo necessitando de oxigênio através de balões e com muito esforço, concluiu um show para 1.100 pessoas, interpretando 20 músicas de forma inigualável.
Em 24 de junho de 1989, ela partiu aos 52 anos de idade, deixando um belissimo legado cultural e artistico ao Japão. Aproximadamente 40 mil pessoas compareceram ao seu funeral, e muitas celebridades ofereceram suas homenagens.
Após seu falecimento, inúmeras homenagens foram feitas à cantora através de monumentos em algumas localidades do Japão e diversos livros e documentários.
Foram mais de 170 filmes, 118 singles, 18 participações no show de final de ano Kouhaku Utagasen da TV NHK, mais de 30 novelas e diversos prêmios. Com uma carreira intensa e uma vida pessoal conturbada, ela deixou grandes obras e um grande exemplo de quem lutou até o fim.
Em 2019 a NHK levará ao ar a 70ª edição do tradicional show musical de final de ano Kouhaku Utagasen. Famoso pela competição entre as equipes Shirogumi (homens) e Akagumi (mulheres), o show sobrevive às constantes quedas na audiência. Com um ar mais moderno, a edição de 2018 conseguiu, após 10 anos seguidos de queda, elevar a audiência do programa trazendo alguns cantores veteranos tanto do estilo enka como do estilo pop.
Para a 70.ª edição, primeira da era Reiwa, a NHK irá apresentar uma atração muito especial, a eterna rainha da música japonesa, Misora Hibari, usando a AI-tecnologia da inteligência artificial. Recentemente houve o lançamento da canção "Arekara", em memória dos 30 anos de sua partida.
Nesta edição a quantidade de cantores do estilo enka se manteve igual à das ultimas edições numa proporção de 25% dos convidados. Infelizmente grandes nomes da música tradicional não são mais convidados em nome da modernização e americanização dos estilos musicais no Japão. Mas esta estratégia não tem funcionado muito bem nos ultimos anos. Em uma das ultimas edições do Kouhaku, o programa chegou a perder audiência ao ponto de ficar abaixo da audiência do programa de esportes que estava sendo exibido no mesmo horario em outro canal. Vamos torcer para que essa tendencia não se agrave.
Confiram a lista dos artistas que irão participar do 70° NHK Kouhaku Utagassen:
🔵Apresentador geral: Uchimura Teruyoshi
⚪Apresentador do time branco (masculino): Sakurai Sho (Arashi)
🔴Apresentadora do time vermelho(feminino): Ayase Haruka (atriz)
Um dos nossos eventos mais esperados do ano tá chegando! Anote aí na agenda e avise todo mundo: o Festival da Cultura Japonesa de Santos acontece no próximo dia 10 de novembro, das 10h às 18h, na sede da Associação! O evento contará com diversas atrações artisticas, dança tradiconal, Taiko, culinaria oriental e várias oficinas.
O cantor Ricardo Nakase é uma das atrações confirmadas no Bunkasai 2019 - Festival da Cultura Japonesa de Santos! Um dos artistas renomados da comunidade nipo-brasileira, ele trará seu repertório de músicas enka para o palco principal às 13h45!
O Bunkasai traz o resgate da cultura japonesa, divulgando e consolidando a união das culturas. Em 2017, a cidade de Santos comemorou os 44 anos do titulo de cidade irmã da provincia de Nagasaki. Cidades irmãs são as cidades com grandes referências turísticas, sedes de campeonatos importantes dentro de seus países e que acreditam que o mundo pode melhorar com pequenas ações.
Essas são as principais características de 14 cidades ao redor do mundo que fizeram de Santos uma cidade irmã.
Santos, e outras milhares de cidades ao redor do mundo, faz parte do projeto "Cidades Irmãs", que busca integrar municípios de diversos países sob o lema "paz através das pessoas" e, hoje, o programa tornou-se a maior organização internacional do mundo.
Apesar de existir desde 1956, quando foi idealizada pelo presidente norte-americano Eisenhower, Santos entrou nessa grande família internacional 15 anos mais tarde, em 1971, quando se tornou uma das cidades irmãs de Shimonoseki, no Japão. Em 19672, a cidade de Santos tornou-se cidade irmã de Nagasaki.
Isso demonstra o estreito laço que une a cultura japonesa à cidade de Santos.
No final de 2016, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que autorizou a devolução definitiva do imóvel onde ficava a antiga sede da Associação Japonesa de Santos, confiscado após a Segunda Guerra Mundial. A proposta já passou pelo Senado Federal e segue agora para a sanção do presidente Michel Temer.
A proposta, elaborada pelo deputado Koyu Iha, tramitou no Congresso Nacional desde 1994 e foi retomado por iniciativa do deputado federal João Paulo Papa (PSDB). A aprovação do projeto contou com esforços dos diretores da Associação, o Cônsul Geral do Japão em São Paulo, o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, e também do deputado federal.
História
A Associação Japonesa de Santos é sucessora da antiga Sociedade Japonesa de Santos, de 1929, que mantinha uma escola para ajudar no ensino dos descendentes de imigrantes. A escola e a antiga entidade funcionavam em um casarão adquirido com o apoio do governo japonês na Rua Paraná, 129, no bairro Vila Mathias.
O Brasil ingressou na Segunda Guerra Mundial junto ao grupo de países Aliados, que eram adversários do bloco do Eixo, o qual o Japão fez parte. Um decreto federal obrigou os japoneses e outros imigrantes a deixar a cidade em um período de 24 horas. As atividades culturais e educacionais da entidade foram suspensas. Após o fim da guerra, outro decreto federal dissolveu as sociedades civis de imigrantes dos países do Eixo e transferiu o patrimônio destas entidades ao Governo Federal. Com isso, a Sociedade Japonesa de Santos foi dissolvida, e o casarão onde funcionava a escola na Rua Paraná foi incorporado ao patrimônio do governo brasileiro.
Em 2006, a Secretaria de Patrimônio da União permitiu o uso do imóvel para as atividades da Associação Japonesa de Santos e, em 2008, o casarão foi reinaugurado com a presença do príncipe Naruhito, durante as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa. Hoje, o espaço recebe eventos, cursos e atividades culturais, além de manter o ensino da língua japonesa em uma escola com mais de 100 alunos.
Venha saborear uma das iguarias mais gostosas da culinária japonesa e aproveite para rever amigos, familiares e prestigiar nosso tão talentoso taiko Shinkyo Daiko. Direito a 3 deliciosos temakis, sendo 2 de salmão (cru ou grelhado) e 1 à moda (shimeji com ou sem cream cheese). Temaki califórnia, oniguiri, missoshiru e tsukemono à vontade. Venda de espetinhos, sobremesas e bebidas.
2º Festival de Temaki
10/Novembro das 12h às 16h
R$40 (antecipado) a R$60 (na porta). Pontos de vendas: Secretária do Clube Gonzaga (R. Luiz Lousã, 170) e Casa Shirão materiais para construção (Av. Sen. Roberto Simonsen, 1145).
Associação Nipo Brasileira de São Caetano do Sul - R. Luís Louza, 170 - São Caetano do Sul -SP
Nos proximos dias 08,09 e 10 de novembro acontecerá na cidade de Iguape (litoral sul de São Paulo) o V Katsura Matsuri. A colônia de Katsura foi a primeira colônia japonesa fundada no Brasil e neste ano ela completa 106 anos.
Comemorando 106 anos de instalação da Colônia Katsura, a primeira colônia japonesa no Brasil, a Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Iguape ACNBI realiza o 5º Katsura Matsuri em Iguape-SP
Música, Taiko, Danças, Oficinas, Esportes, Gincanas, Sorteios, bazaristas, bingo (nos três dias) e muita Comida Japonesa (Sushi, Sashimi, Kaki Gori, Crepe japonês, Tempura, Temaki e muito mais).
Eu, Ricardo Nakase, terei a honra de me apresentar neste importante evento da colônia japonesa, nos dias 08/11 às 21:15h e às 23:30h e no dia 09/11 às 15:00h. Contarei com a participação especial do Grupo Ryukyukoku Matsuri Daiko de Curitiba, Grupo de Odori do ACNBI e do Grupo de Taiko Ryufu Daiko. Te espero lá!!
Katsura, a 1ª Colônia Japonesa no Brasil
Atrações
Ricardo Nakase, Karen Ito, Joe Hirata, Nobuhiro Hirata, Sérgio Tanigawa, Kevin Iwassaki (Ilusionista), Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Taiko Ribeira Ryofu Daiko (Registro-SP), Minyo Yamato Kai
Oficinas gratuitas
Origami, Ikebana, Shodô e Mangá
Inscrições no loca, sujeito à disponibilidade de vagas
Concurso Cosplay
Concurso Cosplay, dia 09/11 (inscrições R$10,00 até 05/11, no Bunkyo Registro e Floricultura Haraki, Rua Davi Coda, 167 – Iguape-SP)
Prêmios para os 3 (três) primeiros colocados: R$500,00, 300,00 e 200,00
Informações com Ane (11) 98531-3851
Antes do Concurso teremos algumas performances de Cosplayers vencedoras de concursos anteriores.
Programação geral
Joe Hirata, dia 09/11
Karen Ito, dia 09/11
Concurso Cosplay, dia 09/11
Minyo Yamato Kai, dia 10/11
Nobuhiro Hirata, dias 08, 09 e 10/11
Ricardo Nakase, dias 08 e 09/11
Data
Dia 08/11/2019, sexta-feira, a partir das 18h
Dias 09 e 10/11/2019, sábado e domingo, a partir das 11h
A culinária japonesa atravessou a ilha do sol nascente e hoje tem fervorosos apaixonados em todo mundo. Quem não resiste ao sabor nipônico terá oportunidade de se deliciar entre os dias 8 e 10 de novembro no Estádio Nacional Mané Garrincha, além da gastronomia, o evento tem como objetivo a divulgação da cultura japonesa, o intercâmbio social, cultural e econômico entre Brasil e Japão.
Durante os três dias, a programação será intensa, com diversas novidades para o público. O projeto reúne os melhores profissionais, criando o ambiente em um gigante restaurante, com a excelência e o rigor dos principais chefes da culinária japonesa de Brasília. O evento será dividido em espaços para restaurantes, cafés, expositores de moda, veículos da marca japonesa, beleza, decoração, assessórios, artesanato e produtos diversos. Ainda, brinquedoteca e palco para apresentações dedicadas à cultura japonesa e a boa música popular Brasileira.
O banquete será servido do almoço ao jantar das 12:00 as 00h00. O público será recebido por gueixas, ícones e personagens famosos. Além disso, haverá especialidades como Yakissoba, Sashimi, Ceviche, Hotmaki, Temakis, Gunkans, Missoshiru, combinados e bebidas tradicionais.
Nova edição do Yatai Matsuri denominado "Haru no Yatai Matsuri" com novos Kenjinkais e novos pratos.
- Aichi : Misso Katsu-don, Misso Katsu-sando - Fukui : Ichizen Udon e Ichizen Soba - Gifu : Takoyaki - Gunma : Tempurá de legumes com camarão - Mie : Shiitake Gohan - Nara : Oshiruko com moti
Sobremesas: Choux Cream, Sorvetes artesanais (matcha, chocolate belga, letie com misso caramelizado, sorbet sem leite de manga e maracujá), Moti de sorvete, Itigo Daiguku, Praline de amendoim.
Venha provar os pratos típicos de cada província no Haru no Yatai Matsuri.
Teremos pratos típicos com várias atrações Culturais!
Deguste vários sabores em um só prato. Adquira seu Combo Degustação por APENAS R$27,00
Tempurá com camarão, Shiitake Gohan, Takoyaki, Misso Katsu-sando, Choux Cream e Oshiruko com Moti
Lembrando que temos quantidade LIMITADA, e exclusivo PRÉ-VENDA.
Garanta logo o seu!
O Salão conta com banheiro para cadeirante, trocador de fralda em ambos os toilets feminino e masculino, ar-condicionado,, Espaço Kids, estacionamento no local.
Curta nossa página no Facebook , e fique por dentro das novas associações participantes, sobre os pratos, e apresentações que estamos preparando.
É com muita alegria que vamos para a nossa terceira edição deste evento que é pura festa, pura descontração, muita música, muita comida, muita alegria e diversão!
O Viva Japão! é feito para que as pessoas possam vivenciar as festividades (matsuri) do Japão na cidade de Taubaté. Podemos adiantar que é um ambiente bem familiar, com muita tranquilidade com ambiente fechado e também com ambiente ao ar livre. É muito lindo!!!
Venha e traga seus amigos e familiares! E claro se puder divulgar compartilhando o post ficaremos muito felizes!!!
É um alimento que serve como boa fonte de fibras e potássio, com baixo teor de carboidratos e gordura, muito utilizado na gastronomia japonesa. A única época do ano em que pode ser colhido é no início do verão.
Quer saborear diversos pratos utilizando um ingrediente tão único como esse?
10º Takenoko Matsuri
Data: 10 de novembro de 2019
Horário: das 12h às 17h
Local: Associação Kumamoto Kenjin do Brasil – Rua Guimarães Passos, 142, próximo ao metrô Ana Rosa
Entrada: R$35,00 – com direito a um buffet livre, bebidas inclusas (quem comprar o convite antecipadamente paga R$30,00)
A compra do convite antecipado ou da entrada no dia do evento é individual e permitirá que a pessoa coma e beba à vontade somente os pratos e bebidas servidas na área destinada ao buffet.
Haverá também a venda de outras opções de comida, artesanato de bambu, produtos de bazaristas e rodadas de bingo.