sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Lançamento! Akimoto Junko - 24ji no Kodoku

Confiram o mais recente lançamento da cantora Akimoto Junko, a canção "24ji no Kodoku", lançado em julho de 2012.



Evento! 12ª Festa das Hortênsias em Campos do Jordão


Acontece neste domingo (2), a Festa das Hortências de Campo do Jordão em prol do Recanto de Repouso Sakura Home – Enkyo

Haverá ônibus de excurssão saíndo de São Paulo em frente ao Ambulatório Enkyo na Rua Fagundes 211 – Liberdade  a Campos do Jordão.

Veja roteiro:
6:30 Saida (Enkyo: Rua Fagundes, 121)
Chegada à festa (Sakura Home: Av. Tassaburo Yamaguchi, 2173 – Vila Albertina – Campos do jordão)
Passeio ao centro de campos do Jordão (Opcional)
16:00 Retorno para São Paulo (Enkyo)
Não Associado: R$75,00 / Associado: R$70,00

SERVIÇO

12ª Festa das Hortênsias 
Quando: 02 de dezembro de 2012
Local: Recanto de Repouso Sakura Home
Av. Trassaburo Yamaguchi, 2173 – Vila Albertina – Campos do Jordão
Inscrições e Informações: (11) 3274-6490 / 3274-6590 – Dayana ou Masami

domingo, 25 de novembro de 2012

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Enka! Suizenji Kiyoko - Teppen! ~Namida wo Daita Wataridori


Suizenji Kiyoko. Nascida em outubro de 1945 na provincia de Kumamoto, completou 48 anos de carreira em 2012. Com mais de 120 singles lançados, ela coleciona 22 participações no show de fim de ano Kouhaku Utagassen da TV NHK, icnlusive como lider do akagumi (time das mulheres).

Interprete de grandes sucessos como "Namida wo Daita Wataridori", Ippon Doko no Uta", Daishobu", entre muitos outros, ela também atuou e atua como atriz e apresentadora. 

Confiram alguns videos que contam a historia desta brilhante artista.

Confiram o video da música de estréia da cantora Suizenji Kiyoko, a canção "Namida wo Daita Wataridori".

Nesta sequência de 02 videos podemos conferir um pouco da historia da cantora e uma homenagem ao grande compositor Hoshino Tetsuro, compositor de um dos maiores sucessos da cantora, a canção 365nichi no march. 




Confiram o video da canção "Shunrai", lançada em 2006.


Confiram um dos mais recentes lançamentos da cantora Suizenji Kiyoko, a canção "Teppen!"

Cultura Japonesa! Maneki Nekko



Maneki Neko (招き猫), também conhecido como Gato da Sorte, é uma escultura asiática comum, na maior parte das vezes feita em cerâmica, que se crê trazer boa sorte ao seu dono. O 招き猫 Manekineko é com certeza um dos mais conhecidos talismãs (縁起物 Engimono) da cultura nipônica. Ele é tão conhecido quanto figuras de peso do universo pop japonês, como a Hello Kitty e o Doraemon, mas não é um personagem de Mangá. Sua origem é mais antiga, de quase dois séculos atrás, e há tantas histórias que ninguém sabe dizer com precisão se são verdadeiras ou não. Existe até um templo chamado 豪徳 Gôtoku no bairro 世田谷 Setagaya (Tokyo) para os seguidores do talismã. O local é cercado por jardins bem cuidados e há um oratório informal, com estátuas de Manekineko.

A escultura mostra um gato (tradicionalmente um Bobtail Japonês) a acenar com uma pata levantada, e é muitas vezes colocado - quase sempre à entrada - de lojas, restaurantes, salas de Pachinko e de outros negócios. Algumas das figuras são elétricas ou funcionam à pilhas e efetuam um pequeno movimento de pata como se estivesse acenando. No designer das figuras, a pata direita levantada atrai dinheiro, enquanto uma pata esquerda levantada atrai clientes. Os Maneki Neko surgem com cores, estilos e graus de ornamentação diferentes. Além das figuras de porcelana, os Maneki Neko podem ter a forma de chaveiros, aromatizadores de ambiente e ornamentos variados. Ele também pode ser encontrado em diversas cores com seus respectivos significados, por exemplo: branco (pureza), preto (saúde e espantar maus espíritos), vermelho (proteção, espantar maus espíritos e saúde), dourado (riqueza), rosa (amor), roxo (força artística) e verde (força nos estudos).

Para os Ocidentais pode parecer que o Maneki Neko está acenando, e não a sinalizar para chamar a atenção. Isto deve-se à diferença entre gestos e linguagem corporal reconhecidas pelos Ocidentais e pelos Japoneses, sendo que os Japoneses utilizam o gesto de mão levantada com a palma para fora, dobrando os dedos para cima e para baixo para chamar a atenção de alguém; daí o aspecto do gato. Alguns Maneki Nekos feitos especificamente para os mercados Ocidentais têm a pata com a palma voltada para dentro, num gesto de "chamamento" mais familiar para os Ocidentais.

O gesto do Manekineko que parece ser um convite ou um aceno, na verdade é o gesto de um gato limpando seu rosto. O gato é um animal tão sensitivo, que pressente a chegada de uma pessoa ou a aproximação de chuva. Essas mudanças em sua rotina, o deixam inquieto. Então, ele começa a dar voltas ou esfregar seu rosto, pois esse tipo de comportamento tranqüiliza-o. Mas para um ser humano isso pode ser interpretado como “se o gato esfrega seu rosto, é sinal de chuva ou de visita”. Essa pode ser uma das origens da lenda do Manekineko.

Se prestarmos atenção, descobriremos outros detalhes como o que está pendurado no pescoço do gato ou o que ele carrega na patinha. Há versões em que ele traz uma coleira vermelha, comum na Era Edo, ou um pequeno guizo, quando o gato era um animal de estimação caro. E nas patas carrega um 小判 Koban no valor de dez mil Ryô (万千兩 Senban Ryô,) antiga moeda japonesa, que na verdade tinha o valor de um Ryô, e não dez mil, esse atributo não é visto nos Manekinekos mais antigos, pois, é uma característica mais moderna e comercial.
Há diferentes lendas a respeito de sua origem, conforme a região do Japão. Segue uma das versões oriundo do lado leste do Lago 琵琶 Biwa, na região central do Japão.

Conta à lenda que quando o lorde guerreiro 井伊直孝 Ii Naotaka (1590-1659) voltava do cerco e tomada do Castelo de 大阪 Osaka, após ter comandado 3,2 mil homens e se destacado na Batalha de 天王寺 Tennoji, em março de 1615, surpreendido por uma chuva repentina, abrigou-se em baixo de uma árvore próximo do Templo 豪徳寺 Gôtokuji, em Setagaya. 

Gotokuji, na época, era um templo decadente, com pouca freqüência de fiéis e, portanto, muito pobre. No templo, vivia um monge budista e uma gata de nome Tama. Solitário, o monge conversava com a gatinha lamentando quase sempre a situação de penúria do templo. 

– A situação está cada vez pior. Hoje, nem temos arroz para comer. Bem que você podia dar uma ajuda para melhorar nossa situação, em vez de ficar dormindo o dia inteiro. 

Esperando a chuva passar sob a árvore, Ii Naotaka olhou para o velho templo e viu um gato sentado sobre suas patas traseiras e acenando com a pata dianteira levantada. O samurai ficou encantado pela habilidade do bichinho e foi em direção do templo para ver de perto a façanha. 

Quando Naotaka chegou junto ao templo, um raio fulminante atingiu a árvore exatamente no local em que ele estava encostado. O guerreiro imediatamente percebeu que aquele gesto do gato havia salvado sua vida. Então, entrou no templo para rezar em agradecimento à graça recebida. 

No salão principal, havia várias goteiras, e todo o templo estava em condição lamentável. Naotaka fez oferenda de todo o dinheiro que carregava ao altar, comentando com o monge que a sabedoria de Buda iria usar aquele dinheiro para reformar o templo. Após esse episódio, Naotaka passou a freqüentar o Gotokuji, e o local tornou-se, então, o templo oficial da família de Ii Naotaka. Conseqüentemente, tornou-se um local próspero e visitado por todas as pessoas do feudo.

Para homenagear o gesto de Tama, que tanta sorte trouxe ao templo e salvou a vida de Naotaka, foi esculpido e colocado no local uma estátua da gata com a pata levantada. As réplicas em miniaturas da estátua, que eram distribuídas no Templo Gotokuji como lembrança, tornaram-se, mais tarde, amuleto da sorte, com o nome de Manekineko.
Outra versão

História também bastante conhecida, surgida nos meados da Era Edo (1615-1868), conta que existiu, no bairro de 今戸 Imado, em Edo (atual Tokyo), uma velha senhora que tinha um gato de estimação. A velhinha estava em péssimas condições financeiras, porque, devido à idade avançada, não conseguia arranjar um trabalho para garantir seu sustento. 

Numa determinada ocasião, a situação ficou tão crítica, que ela não tinha mais como alimentar seu gatinho. Então, conversando com o bichinho, disse:

– É com o coração partido que terei de abandonar você. Devido à minha condição de extrema pobreza, não tenho como continuar lhe alimentando. 

Depois, com lágrimas nos olhos e barriga roncando, a velhinha foi dormir. Em seu sonho, o gato apareceu e disse: – Molde minha imagem em barro, que trará muita sorte a você. 

No dia seguinte, ela resolveu fazer uma estatueta do gato, conforme o sonho havia sugerido. Enquanto ela moldava o barro, o gato estava “lavando a cara” com gestos exagerados e, achando engraçado, a velhinha resolveu moldar o bichinho com a pata levantada. Nisso, passou uma pessoa em frente de sua casa e, achando interessante, quis comprar a estatueta. Como estava dias sem comer, a velhinha vendeu a estatueta e comprou comida para ela e o gato. Assim, de barriga cheia, resolveu fazer outra estatueta para deixar como talismã da sorte. Porém, apareceu outra pessoa e comprou a segunda estatueta.

Quanto mais a velhinha fazia estatuetas, mais aparecia gente para comprá-las. Com isso, ela mudou de vida e nunca mais passou necessidades. E a estatueta da sorte passou a ser conhecida como Manekineko.

E assim foi um pouco da história deste simbolo da cultura japonesa que tanto encontramos espalhados aqui pelo Brasil. Por isso ele é o simbolo e mascote do nosso blog!! Boa sorte para todos!!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Lançamento! Mori Shinichi - Onna Zaka

Confiram o mais recente lançamento do cantor Mori Shinichi, a canção "Onna Zaka", lançada em abril de 2012. O cantor Mori Shinichi é um dos maiores representantes da canção enka japonesa. Com 46 anos de carreira e com mais de 80 singles lançados, ele traz em sua voz rouca, belissimas interpretações como "Ofukurosan", Erimo Misaki", Fuyu no Riviera", entre muitas outras canções que se tornaram clássicos, frequentes nos karaokes pelo mundo todo. 

sábado, 17 de novembro de 2012

Evento! 7º Festival de Temaki


O São Bernardo Bunka Kyokai organiza o 7º Festival de Temaki no dia 24 de novembro, sábado.

Além do temaki, espetinhos e sobremesas fazem parte das opções.

A programação conta também com apresentação de taiko (tambor tradicional japonês) e karaoke.

7º Festival de Temaki
Quando: 24 de novembro de 2012, a partir das 17:00
Onde: São Bernardo Bunka Kyokai, Rua Bragança, 15, Vila Gonçalves, São Bernardo do Campo-SP
Quanto: R$ 20 (antecipado)
Informações: (11) 4125-6015

Lançamento! Kyoko Miura & Honey Six - Hitohira no Ai


Confiram esta linda canção que nos remete ao auge dos anos 70, num estilo blues, semelhante a de grandes cantores como Wada Hiroshi, Ishihara Yujiro e Frank Nagai. A canção "Hitohira no Ai" foi lançada em dezembro de 2011.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

terça-feira, 13 de novembro de 2012

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Lançamento! Nakazato Ami - Hitori Shikokuji

Confiram o mais recente lançamento da cantora Nakazato Ami, a canção "Hitori Shikokuji", lançado em janeiro de 2012.



Evento! 21º Festival de Motitsuki


A Associação Hokkaido de Cultura e Assistência organiza o 21º Festival de Motitsuki no dia 25 de novembro em sua sede, em São Paulo.

Motitsuki é o preparo do tradicional bolinho de arroz japonês, em que o arroz é batido em um pilão até se transformar em uma massa.

Fazem parte do evento pratos típicos preparados com o mochi, como o ozouni (sopa com moti), oshiruko (sobremesa de azuki com moti) e yakimoti (moti assado); completam as opções o namachoco (sobremesa de chocolate) e kakigoori (raspadinha de gelo), entre outros.

A programação inclui apresentações artísticas, como o yosakoi soran, dança típica da província de Hokkaido.

21º Festival de Motitsuki
Quando: 25 de novembro de 2012, das 11:00 às 15:00
Onde: Associação Hokkaido de Cultura e Assistência, Rua Joaquim Távora, 605, Vila Mariana, São Paulo-SP (próximo à estação Ana Rosa do Metrô)
Quanto: Entrada gratuita
Informações: (11) 5084-6422

domingo, 11 de novembro de 2012

Lançamento! Hirao Masaaki with Kinomi Nana - Hoshizora Date


Confiram esta linda canção lançada em dueto pelo cantor e compositor Hirao Masaaki e a cantora Kinomi Nana, a canção "Hoshizora Deeto", lançado em abril de 2012.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Enka! Mai Hanada - Kushiro Aika

Confiram esta linda canção lançada em 2011 pela cantora Mai Hanada, a canção "Kushiro Aika".

Evento! 43ª Semana da Terceira Idade Nikkey


Venham participar deste delicioso evento promovido pelo Ikoi no Sono. Haverá diversas atividades voltadas para a 03ª idade, sem contar as várias atrações preparadas especialmente para os participantes e para seus acompanhantes!  No horário do almoço, presença de Bruno Maessaka, Kaori Kanegawa e Ricardo Nakase, coma seleção de musicas preparadas especialmente para você!

domingo, 4 de novembro de 2012

Lançamento! Hosokawa Takashi - Tsugaru he


Confiram o mais recente lançamento do cantor Hosokawa Takashi, a canção "Tsugaru he", lançado em janeiro de 2012.

Ranking Oricon Novembro de 2012

Confiram o Ranking da Oricon para o mês de novembro na categoria ENKA/ KAYO. O cantor Hikawa Kiyoshi mais uma vez mantém a liderança do ranking com o seu mais recente lançamento, da canção "Saigo to Kimeta Onnadakara". 

O cantor veterano Kitajima Saburo retorna ao ranking da Oricon, com o seu 03º single lançado em 2012, "Otoko Hashi". 

01 - Saigo to Kimeta Onnadakara - Hikawa Kiyoshi
02 - Yoichi no Onna - Mizuta Ryuko
03 - Yoake no Blues - Itsuki Hiroshi
04 - Nozomi Hoshi - Yamaguchi Hiromi
05 - Tabi Makura - Toba Ichiro
06 - Ame no Uramachi - Kitayama Takeshi
07 - Meoto Goyomi - Shimazu Etsuko
08 - Otoko Hashi - Kitajima Saburo
09 - Ame no Shianbashi - Maki Yuko
10 - Yorisoi Gusa - Ishihara Junko
11 - Koi Sake ~Kaga no Hito~ - Yuki Nishio
12 - Hitori Nagaragawa - Mizumori Kaori
13 - Sake no Yado - Kozai kaori
14 - Yakusoku - Moriyama Aiko
15 - Koi no Kawa - Inoue Yumiko
16 - Onna Kawa - Ookawa Eisaku
17 - Nanbu Semi Shigure - Fukoda Kouhei
18 - Seki Hoku Toge - Hiromasa Shimizu
19 - Wakare no Minato - Sakurai Kumiko
20 - Utakata no Kaze - Takeshima Hiroshi

Especial Finados!


Esta é uma data muito especial. Neste dia devemos nos lembrar das pessoas que não estão mais na vida carnal e que de alguma forma nos ajudou a chegar onde estamos. Devemos nos lembrar das pessoas que se foram com saudade e alegria, pois elas continuam suas missões em um outro plano. 

Para marcar esta data, assistam o video da linda canção "Sen no Kaze ni Natte", do cantor Akikawa Masafumi. Esta canção tem uma belissima mensagem onde expressa a continuidade da vida. 


Sen no Kaze ni Natte

Watashi no ohaka no mae de
Nakanai de kudasai
Soko ni watashi wa imasen
Nemutte nanka imasen

Sen no kaze ni
Sen no kaze ni natte
Ano Ooki na sora wo
Fuki watatte imasu

Aki ni wa hikari ni natte
Hatake wo furi sosogu
Fuyu wa daia no youni
Kirameku yuki ni naru

Asa wa tori ni natte
Anata wo mezamesaseru
Yoru wa hoshi ni natte
Anata wo mimamoru

Watashi no ohaka no mae de
Nakanai de kudasai
Soko ni watashi wa imasen
Shinde nanka imasen

Sen no kaze ni
Sen no kaze ni natte
Ano Ooki na sora wo
Fuki watatte imasu

Sen no kaze ni
Sen no kaze ni natte
Ano Ooki na sora wo
Fuki watatte imasu

Ano Ooki na sora wo
Fuki watatte imasu


Em Mil Ventos Me Transformei

Por favor, não chore
na frente de minha sepultura
Eu não estou ai
Nao estou adormecido

Em mil ventos,
em mil ventos me transformei
Sobrevoando aquele
céu imenso

No outono me tornarei
a claridade que desce no campo
No inverno me tornarei como diamante
Neve cintilante eu serei

Pela manha serei passaro
que te faz despertar
A noite serei estrela
que te protege

Por favor nao chore
na frente de minha sepultura
Eu nao estou ai
Nao estou morto

Em mil ventos,
em mil ventos me transformei
Sobrevoando aquele
céu imenso

Em mil ventos,
Em mil ventos me transformei
Sobrevoando aquele
céu imenso

Sobravoando aquele
céu imenso

sexta-feira, 2 de novembro de 2012