quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Enka! Tanimura Shinji - Subaru/ Gunjyo


Tanimura Shinji. Nascido em dezembro de 1948 em Osaka, ele é considerado um dos maiores cantores da música Folk e new enka do Japão. Em 1971, iniciou sua carreira profissional com a formação do grupo "Alice", onde tinha como parceiro o cantor "Horiuchi Takao". Com a canção "Hashitte Oide Koibitoyo", iniciou sua carreira nos estilo Folk, sucedendo outros grandes sucessos como "Imawa mou Daremo", "Fuyu no Inazuma" e "Champion".

Em 1979 iniciou sua carreira solo com o hit "Hi wa Mata Noboru". Em 1980 lançou o single de maior sucesso da sua carreira, a música "Subaru".

Além da carreira como cantor, Tanimura Shinji é considerado também um dos maiores compositores da canção japonesa. Ele compôs o hit "Ii Hi Tabidachi", que estourou nas paradas na voz da cantora "Yamaguchi Momoe", entre outros grandes sucessos interpretados nas vozes de grandes cantores da canção japonesa.

Ele já se apresentou 16 vezes no concorrido show de fim de ano "Kohaku Utagassen" da TV NHK.

O cantor já compôs aproximadamente 370 canções e já vendeu cerca de 30 milhões de cópias ao longo de sua carreira.


Entre os sucessos da sua carreira solo, podemos citar "Subaru", Gunjyo", "Tenrou", "Wasurete Ii no", "Far Way", "Sarai"(dueto com o cantor Kayama Yuzo), e recentemente a canção "Makarie" em comemoração aos 30 anos da canção "Subaru".


Desde a década de 80, o cantor criou estreitos laços com países como China e Koreia, realizando vários concertos nestes países. Em setembro de 2007, participou de um grande concerto em Shangai em comemoração dos 35 anos da normalização das relações entre Japão e China. Em abril de 2010, interpretou a canção "Subaru" na abertura do "World Expo" em Shangai, na China.

Confiram a belissima apresentação do cantor na abertura da Expo World em Shangai e na sequência, confiram o video da canção "Gunjyo", que homenageia os Kamikazes da Segunda Guerra Mundial.



quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Evento! 2010 Koto Concert in Brazil - São Paulo‏

Lançamento! Hosokawa Takashi - Kita no Otoko Uta

Confiram o video da música "Kitano Otoko Uta" do cantor veterano Hosokawa takashi. Este single lançado em fevereiro de 2010 mostra que o cantor continua em ótima forma. Aluno do falecido cantor Mihashi Michiya, ele msitura técnicas de minyo (estilo tradicional) em suas músicas. Está previsto para outubro mais um lançamento entitulado "Kita Misaki" que deve seguir no mesmo estilo enka tradicional. Enquanto não chega, vamos apreciar o último lançamento.

Evento! 56º Tooro Nagashi de Registro

56º Tooro Nagashi de Registro



O Tooro Nagashi é tradicionalmente realizado no Japão. O Evento acontece ao anoitecer do último dia de Finados. (no Japão são 3 dias). Os participantes soltam barquinhos (tooros) contendo velas acesas e o nome dos falecidos no rio ou no mar para homenagear as almas dos antepassados. Entre as atrações do evento, haverá apresentações de Bon Odori, Wadaiko, Minyo, Yosakoi Soran e Matsuri Dance.


56º Tooro Nagashi de Registro
Quando: 1 e 2 de novembro de 2010
Onde: Praça Beira-Rio – Registro (SP)
Quanto: Entrada gratuita
Informações: http://www.nikkeyweb.com.br


Ranking Oricon Setembro de 2010

Confiram o Ranking da Oricon para o estilo Enka/Kayo para o mês de setembro de 2010! E quem encaberça a lista do mês de setembro é o cantor Hikawa Kiyoshi com o single "N]iji Iro no Baion", com um ritmo dançante, a música conquistou o público com a melodia contagiante. E mais uma vez o single "Mata Kimi ni Koishiteru" da cantora Sakamoto Fuyumi se mantém entre os dez singles mais tocados. Os fãs da cantora aguardam ansiosos pelo lançamento do próximo single entitulado "Zutto Anataga Sukideshita".



01 - Niji Iro no Baion - Hikawa Kiyoshi
02 - Okuhida no Tsuki - Harada Yuri
03 - Ame Furu Hatoba - Mikado Shuji
04 - LIFE~Me no mae no mukou he~ - Eito
05 - Jinsei Ichido - Nakamura Mitsuko
06 - Tapi Saki - Nagaho Yuki
07 - Mata Kimi ni Koishiteru/ Asia no Kaizoku - Sakamoto Fuyumi
08 - Kaeritaina - Shimizu Uemasa
09 - Oshiroi Bana - Itsuki Hiroshi
10 - Yume Sansa - Ueshio Madoka
11 - Kita no Minato Eki - Tagawa Toshimi
12 - Yume Akiramenaide - Hiyogo Kenichi
13 - Nakisuna Umikaze - Jyonouchi Sanae
14 - Meoto Isshyo - Kitajima Saburo
15 - Hagure Bune - Ookawa Eisaku
16 - Haha - Kitajima Saburo
17 - Koyuki no Sakaba - Kanmuri Jiro
18 - Namida no Kawa - Shimazu Estuko
19 - Onna no Shigure Sake - Hanasaki Yukimi
20 - Matsushima Kikou - Mizumori Kaori

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Natsumero! Silvia e Los Indios - Wakaretemo Sukinahito

Esta é uma das músicas mais famosas seguindo na linha "new enka" da era Showa. Lançada em 1979, esta canção é uma das mais cantadas nos karaokes tanto no Japão como em outros países adeptos do karaoke. Confiram o video dessa contagiante canção em ritmo de natsumero!

domingo, 26 de setembro de 2010

Lançamento! Ooe Yutaka - NIppon Docchyu Itadakimasu

Confiram o último lançamento do cantor Ooe Yutaka. Ele fez seu debut em fevereiro de 2010 como o hit "Noroma Taishyo", e frequentemente vem aparecendo na mídia japonesa em programas musicais e de entrevista. Segue também um pequeno video que conta um pouco de sua história. Confiram a canção lançado em julho de 2010, "Nippon Docchyu Itadakimasu".



quinta-feira, 23 de setembro de 2010

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Evento! Encontro Nipon Campina Grande 2010



O Encontro Nipon 2010 está em sua 5ª edição e terá salas de animes, campeonatos de games, concurso cosplay, karaokê, shows de J-music, encontro de RPG, gincanas, quiz, estandes, palestras, oficinas, entre outras atrações.

Encontro Nipon 2010

Quando: 25 e 26 de setembro, das 9h às 19h
Onde: Colégio Estadual de Segundo Grau Dr. Elpídio de Almeida – Estadual da Prata – R. Duque de Caxias s/n – Prata – Campina Grande (PB)
Quanto: 10 reais por dia
Informações: www.encontronipon.com.br

Evento! PONTA GROSSA MATSURI 2010



O festival contará com apresentações de taikô, karaokê, judô, kendô, tai-chi-chuan e danças. Haverá praça de alimentação, espaço de jogos, exposições e origami. O evento é organizado pela ACENBPG.

Ponta Grossa Matsuri

Quando: 25 e 26 de setembro
Onde: R. Bernardo Guimarães, 770 – Colônia Dona Luíza – Ponta Grossa (PR) – estacionamento no Shopping Total
Quanto: Entrada gratuita
Informações: www.kaikanpg.com.br

sábado, 18 de setembro de 2010

Lançamento! Hikawa Kiyoshi - Niji Iro no Baion


Lançado em agosto de 2010, o single "Niji Iro no Baion" traz um ritimo diferente para o padrão enka.  É um ritmo mais quente, lembrando um pouco dos ritimos do oriente medio. Seguindo a mesma linha dos ultimos lançamentos, o cantor Hikawa Kiyoshi implacou as paradas de sucessos do Japão. À exemplo dos últimos singles, lançou ao mesmo tempo a mesma música em dois singles com capas e músicas secundárias diferentes. O single "A" traz como segunda música o título "Kirameki no Samba", o single "B" traz "Saishyu Fueri de Kaita Machi" como segunda música. Após alguns boatos sobre um suposto affair com um ator da tv japonesa, o "Oríncipe do Enka" continua com o seu sucesso intacto e é uma das grandes apostas para o show Kohaku Utagassen da TV NHK para este fim de ano.

Cofiram o clip e uma apresentação do cantor com o seu novo lançamento, "Niji Iro no Baion".

Evento! 83ª Exposição de Orquídeas em SP



A partir desta sexta-feira (17), a Associação Orquidófila de São Paulo realiza a 83ª Exposição de Orquídeas no bairro da Liberdade, em São Paulo. O evento que acontece até domingo (19) terá aproximadamente 1.600 plantas de coleção em exposição, contando com cerca de 200 colecionadores e mais de 30 associações orquidófilas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Durante os três dias de evento haverá venda de livros, adubos, substratos, vasos e orquídeas com preços a partir de R$ 7. Os visitantes poderão apreciar espécies raras, comprar desde pequenas mudas até plantas adultas floridas e participar de um curso gratuito de cultivo das orquídeas.

Um dos destaques da Exposição de Orquídeas é a Vanda, espécie asiática, que vem se popularizando no Brasil, por suas flores grandes e de colorido intenso. Ela possui grandes raízes aéreas penduradas, e não precisa ser plantada em vaso, podendo ser cultivada em caixinhas. Outro destaque são as Cattleyas intermédias, originárias do Brasil, que são plantas de grande porte e florada intensa, com cores que variam do branco ao lilás.


Serviço:
83ª Exposição de Orquídeas
Local: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa - Rua São Joaquim, 381, Liberdade, São Paulo (SP)
Data: De 17 a 19 de setembro de 2010, das 9h às 19h.
Entrada: Gratuita
Informações: (11) 3207-5703
Aulas gratuitas sobre cultivo de orquídeas todos os dias, às 10h, 14h e 16h (não é necessário fazer inscrição)
 

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ENKA! Ishikawa Sayuri - Tsugaru Kaikyo Fuyugueshiki


Ishikawa Sayuri - Nascida em janeiro de 1958 na província de Kumamoto, é considerada uma das maiores intérpretes da música enka na atualidade. Ela conta que a vontade de ser cantora surgiu quando cursava o segundo ano da escola fundamental ao assistir um show da cantora Shimakura Chiyoko. 


O seu debut na carreira musical profissional ocorreu em março de 1973, com o lançamento da música "Kakurenbo" pelo selo Columbia Records. Assim, em 2011 ela completará 38 anos de carreira colecionando grandes sucessos em seu repertório com as músicas "Tsugaru Kaikyo Fuyugueshiki", "Amaguigoe", "Noto Hantou", "Kiga Kaikyo" e "Utamaro" somando hoje 105 singles lançados durante sua carreira.


Em 1987, a cantora Ishikawa Sayuri gravou um single em parceria com a cantora Shimakura Chiyoko, a cantora que a inspirou em seguir uma carreira na área musical. O single entitulado "Naniwa Jimei" foi de composição dos professores Taka Takashi e Oka Chiaki.


Em 1977, gravou o single "Tsugaru Kaikyo Fuyugueshiki", o o título de maior sucesos de sua carreira. Neste mesmo ano, estreou no concorrido show Kohaku Utagassen da TV NHK. Hoje ela conta 32 participações, sendo 06 delas com a música "Tsugaru Kaikyo Fuyugueshiki".

Frequente em programas de TV, rádio, novelas e programas musicais, ela mantém o seu sucesso através dos anos e sempre se renova, lançando músicas com ritmos diferentes além do estilo enka tradicional, deixando sua marca como uma cantora que renova e se mantém como um ícone da mídia japonesa.





Confiram alguns vídeos onde ela interpreta alguns de seus grandes sucessos!!!









terça-feira, 14 de setembro de 2010

Lançamento! Yoshi Ikuzo - Akikaze


Esta música, lançada em maio de 2010 pelo cantor Yoshi Ikuzo, mostra um pouco do romantismo das músicas enka do Japão. Este cantor famoso por compor grandes clássicos como "Tsugaru Heya" e "Sakeyo", atua não só como cantor e compositor, mas também aparece com frequência em programas de TV e em novelas.

Espero que gostem!!!

domingo, 12 de setembro de 2010

Evento! Lista dos classificados para o Paulistão 2011



Confiram a listagem completa dos classificados na seletiva para o XVII Concurso Paulista da Canção Japonesa (Paulistão 2011), realizada no dia 07 de setembro de 2010, no salão do Shizuoka Kenjinkai do Brasil, na capital de São Paulo.
O 17º Paulistão já tem local confirmado. Será no Lar São Vicente de Paulo - Av. Betânia, 1255 em Sorocaba, na Regional Sudoeste, nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro de 2011. 




clique aqui:
CLASSIFICAÇÃO PAULISTÃO 2011 CAPITAL





Boa Sorte à todos os Classificados!!!

Evento! 32ª Festa do Verde Kibô-no-Ie



A Festa do Verde é realizada anualmente em setembro e conta com a participação da comunidade nipo-brasileira. Divulgando cultura e oferecendo diversão para toda a família, a festa também promove a confraternização entre o público, os internos e todos os funcionários da entidade. O evento terá praça de alimentação, sacolão da esperança (venda de hortifrutis), Kibotik (bazar de roupas), espaço beleza (corte de cabelo e venda de cosméticos), espaço criança, shows, exposição e venda de flores, barraca da pechincha, entre outras atividades. Haverá transporte gratuito na Rua da Glória, próximo à estação de metrô Liberdade.


32ª Festa do Verde do Kibô-no-Iê
Quando: 25 de setembro (sábado), das 11h30 às 18h e 26 de setembro (domingo), das 9h às 17h
Onde: Sede Kibô-no-Iê – Trav. Hideharu Yamazaki s/n da Estrada Aracília, saída km 206 da Via Dutra sentido São Paulo – Rio de Janeiro, antes do 1 pedágio, a 20 minutos da Marginal Tietê
Quanto: 5 reais (crianças de até 8 anos e idosos com mais de 65 anos não pagam)
Informações: (11) 5549-2695

Lançamento! Yamamoto Joji - Aishyu Unga


Confiram o último lançamento do cantor Yamamoto Joji, a música "Aishyu Unga".  Esta música foi lançado em julho de 2010 pelo selo Kitajima Family.

sábado, 11 de setembro de 2010

Evento! 2ª Festival da LIberdade



O evento acontece em comemoração aos 41 anos que o bairro da Liberdade ganhou o título de “Bairro Oriental” e contará com uma variada programação de espetáculos que irá ocupar a Praça da Liberdade. Diversas atrações típicas do Japão, da Coreia e da China, como o grupo de J-Pop Gaijin Sentai, o grupo de teatro Hokage, as danças coreanas Hangul e Lain, e o taikô dos grupos Ryuusei e Shinkyo se apresentarão na festa. Durante os dois dias do Festival, a tradicional Feira da Liberdade terá o “reforço” de cerca de 22 estandes de comida.

2º Festival da Liberdade
Quando: 11 e 12 de setembro, das 12h às 20h
Onde: Praça da Liberdade – São Paulo (SP)
Quanto: Entrada gratuita
Acesso pelo metrô Estação Liberdade linha azul

Evento! 2ª Temaki Fest


No próximo domingo, dia 12 de setembro, a Associação Pró Excepcionais Kodomo no Sono irá realizar em sua sede em Itaquera, o 2ª Temaki Fest.

Os voluntários do "Hospital Nipo Brasileiros e Amigos" estarão preparando deliciosos Temakis com muito capricho para o público presente.
O evente terá início às 11:00h e término previsto para as 15:00h. Além dos Temakis, haverá outras iguarias preparadas pela Associação dos pais do Kodomo no Sono. O estacionamento é gratuito junto ao local do evento. Haverá também apresentação de Taiko do Grupo Himawari.

Sede Kodomo no Sono:
R. Prof Hassegawa, 1198
Itaquera - SP

T. 11 2521 6437

Valor do convite: R$30,00 *com direito a temaki à vontade
Crianças com até 10 anos acompanhadas pelos pais não pagam

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Lançamento! Kobayashi Sachiko - Shiroi Yugue no Uta


Confiram o vídeo do último single da cantora Kobayashi Sachiko lançado em janeiro de 2010. Kobayashi Sachiko é uma das cantoras mais famosas do Japão e é também uma figura constante na mídia tanto musical como nas propagandas e nas novelas. Nas próximas postagens contaremos um pouco mais da história dessa brilhante cantora!!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

ENKA! Shimazu Aya - Umegawa e Kaeranchyayoka


Shimazu Aya. Nascida em março de 1972 na província de Kumamoto, fez seu debut na carreira musical aos 15 anos de idade em 1987 com a música "Hakama o Haita Wataridori", composição dos professores Hoshino Tetsurou e Ichikawa Shousuke. 

Em 1988 fez seu primeiro show fora do arquipélogo japonês em Honolulu no Havaí. 

Em 1991 muda de gravadora, e após dois anos sem gravar, lança no mês de maio, o single "Aizen Katsurao Mou Ichido", que alcançou a marca de 300 mil cópias vendidas.

Em julho de 1995, lança em comemoração as 10 anos de carreira, o single "Uminari no Uta", cuja letra é do professor Hoshino Tetsurou, o mesmo que compôs a sua primeira música na carreira musical. 

Em agosto de 1999, a cantora se apresenta no Brasil em uma curta série de shows. Com o seu carisma e simplicidade, encantou o público brasileiro deixando muitos fãs que adoram suas músicas e as interpretam nos diversos concursos de música aqui no Brasil.

Em março de 2001 lança o single "Kita Kaikyo" em comemoração aos seus 15 anos de carreira e também o primeiro pelo selo Kitajima Family. Neste mesmo ano ela se apresentou pela primeira vez no concorrido show da TV NHK Kohaku Utagassen com a música "Kanshyajyo~haha he no message~.

Em 2002 lança o single "Yozakura Banka", produzido pela cantora Koyanagui Rumiko, famosa pelas suas atuações como cantora, dançarina e produtora.

Em 2003, a cantora realiza a sua primeira turnê nacional, percorrendo o Japão inteiro.
Em 2004, lança o single "Kaeranchyayoka", composição do professor Hideki Sekijima, que se apresentará aqui no Brasil em Outubro de 2010 no Museu da Imigração Japonesa em São Paulo. Essa é uma das músicas mais conhecidas e cantadas nos karaokes da cantora. Neste mesmo single, ela regravou um dos grandes sucessos do cantor Yoshi Ikuzo, a música "Musumeni", que também é um marco na carreira da cantora.

A cantora Shimazu Aya, possui diversas facetas artísticas. Em seus shows, além de interpretar diversas músicas da era Showa, ela também canta músicas de cantores como Kitajima Saburo, Toba Ichiro e de seu falecido professor, Minami Haruo. Outra faceta da cantora são as apresentações de "Shibais" em seus shows. São pequenos teatros que contam histórias trágico-românticos da cultura japonesa.

Confiram dois vídeos da cantora. Um dos vídeos é uma apresentação no programa semanal da TV NHK, Kayo Concert, da música Kaeranchyayoka do compositor Hideki Sekijima, e o outro video é o clip da música "Ume Gawa", uma canção que faz parte dos "Shibais", e que conta a história de um amor que termina com a separação dos apaixonados. Espero que gostem!









ESPECIAL! COMEMORAÇÃO PRIMEIROS 1000 ACESSOS


Para comemorarmos os primeiros 1000 acessos ao blog, posto um dos mais belos vídeos na minha opinião. Trata-se de uma apresentação feita no programa Kohaku Utagassen da TV NHK na década de 90. Esta apresentação foi um dos marcos na minha vida onde eu comecei a gostar e a conhecer a música japonesa e os cantores. A música se chama Tears e é de composição da banda de J ROCK X JAPAN. A música foi adaptada para uma apresentação especial onde houve a participação de vários cantores que se apresentaram no evento daquele ano. Agradeço a todos vocês pelos acessos ao blog e espero que estejam gostando e continuem a acessar e a comentar os posts!!!ARIGATOU!!!!

domingo, 5 de setembro de 2010

NATSUMERO! Shimakura Chiyoko 55 anos de carreira


Shimakura Chiyoko. Nascida em março de 1938 em Tokyo, é uma das grandes referências da música enka no Japão. Dona de grandes sucessos como Jinsei Iro Iro, Konoyono Hana e Sumidagawa, traz uma interpretação suave e cheia de sentimentos em suas músicas. Em 1955, aos 16 anos fez seu Debut com o hit "Konoyono Hana" alcançando a marca de 150 mil cópias vendidas no arquipélogo. Em 1988, a cantora Shimakura Chiyoko gravou um dos seus maiores hits, a música "Jinsei Iro Iro", que até hoje é uma das músicas mais lembradas pelos japoneses. Com 35 participações no programa Kohaku Utagassen da TV NHK, ela é um dos ícones da música japonesa, em 2010 ela completa 55 anos de carreira e aos 72 anos de idade se mantém em plena atividade na mídia japonesa. O seu último lançamento foi o single comemorativo "Watashino Chiisana Hana" comemorando o aniversário de carreira.

Confiram esses vídeos da cantora onde ela interpreta dois de seus grandes sucessos, a música "Tokyodayo Okkasan" e "Jinsei Iro Iro".


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Lançamento! Kitayama Takeshi - Takachihori Misaki

Kitayama Takeshi. Natural de Fukuoka-ken, nasceu em fevereiro de 1974. Cantor desde os 8 anos de idade, sempre foi fã das músicas do cantor Kitajima Saburo, que posteriormente o apadrinhou, fazendo parte hoje da Kitajima Family junto de outros grandes nomes como Yamamoto Joji e Harada Yuri. Estreou em 2004 na carreira profissional musical com o single "Kata Michi Kippu", ganhando grande visibilidade na mídia japonesa. Em 2004 ele também foi campeão do maior evento da midia japonesa, o Nippon Record Taishyo. Em 2005 estreou no concorrido programa Kohaku Utagassen da TV NHK com a música "Otoko no Defune". Intérprete de grandes sucessos como "Furusato no Yuuhi", "Oga Hantou", "Tsuruguisan" entre outros títulos, sempre aparece no topo das paradas da música enka no Japão. Ele é um dos maiores representantes da nova geração do enka, principalmente ao interpretar grandes sucessos da era Showa e do seu próprio sensei, Kitajima Saburo.
Confiram o último lançamento desse grande cantor, a música "Takachihori Misaki", lançado em fevereiro de 2010.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ranking Oricon Agosto 2010

Confiram o TOP Single no estilo ENKA da Oricon para o mês de Agosto!!!

01ª LIFE ~Me no Mukou he~ - Eito Jyani
02ª Niji Iro no Baion - Hikawa Kiyoshi
03ª Ame Furu Hatoba - Mikado Shuji
04ª Jinsei I9chido - Nakamura Mitsuko
05ª Umi no Kyodai - Kitajima Saburo with Toba Ichiro
06ª Namida no Kawa - Shimazu Etsuko
07ª Onna no Shigure Sake - Hanasaki Yukimi
08ª Wonderful World - Eito Jyani
09ª Mata Kimi ni Koishiteru/ Asia no Kaizoku - Sakamoto Fuyumi
10ª Jinsei Michizure - Tendo Yoshimi
11ª Sanjyo Kaze Minato - Yamaguchi Hiromi
12ª Matsushima Kikou - Mizumori Kaori
13ª Nippon Dochyu Itadadakimasu! - Ooe Yutaka
14ª Uramachi - Toba Ichiro
15ª Aishyu Unga - Yamamoto Joji
16ª Oshiroi Bana - Itsuki Hiroshi
17ª Kata Koi Shigure - Kagagami Goro
18ª Higurashi no Zaka - Oruriko
19ª Shiawase Yume Saguri - Sandaime Columbia Ross
20ª Meoto Isshyo - Kitajima Saburo

De todos os títulos que entraram no TOP 20 da Oricon, a música Mata Kimini Koishiteru da cantora Sakamoto Fuyumi segue firme por vários meses entre os 10 primeiros!!!